Iniciar sessão ou registar-se
    • Tkmt
    • 30 setembro 2019 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Aluguei uma casa que tem alguns problemas elétricos, mas não sou muito entendido e gostaria de ajuda para perceber o que se passa.
    No início quando vim para a casa, a "luz" ia abaixo frequentemente,mas o quadro não disparava.
    Veio cá um eletricista que substituiu o disjuntor do "corte geral" e disse para aumentarmos a potencia contratada. Assim fizemos...
    Agora passado uns meses começámos a sentir um cheiro forte a ferro queimado. Quando veio o eletricista ver, temos um fio do disjuntor do "corte geral" queimado. Ele disse que era porque o material é fraco...
    No entanto, o disjuntor queimou e o o quadro - o disjuntor não diferencial - não disparou! É normal? A mim parece-me um pouco estranho e perigoso...
    Devo chamar outro eletricista para verificar estas situações?
      P_20190930_133706_vHDR_On.jpg
      P_20190930_135707_vHDR_On.jpg
  1.  # 2

    Em primeiro lugar está a mexer em coisa que são da competência do senhorio reparar, se há um disjuntor que dispara é porque o problema se encontra na secção desse disjuntor. O "geral" não têm que disparar e não tem nada que mexer nele.

    O fio se está queimado junto ao disjuntor é porque foi mal apertado ou o disjuntor não dá aperto ao fio e precisa de ser substituído e têm que cortar a ponta queimada.

    O mais provável é ter algum equipamento em curto circuito ou a dar passagem para a terra
  2.  # 3

    só vi agora as fotos, primeiro têm que mudar o diferencial queimado, e colocar um disjuntor em condições ao lado do diferencial queimado, e os fios serem apertados em condições
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tkmt
    • Tkmt
    • 30 setembro 2019

     # 4

    Desde já obrigado pela pronta resposta

    Colocado por: Pedro_MoreiraEm primeiro lugar está a mexer em coisa que são da competência do senhorio reparar


    O eletricista que lá tem ido é a mando do senhorio

    Colocado por: Pedro_MoreiraO "geral" não têm que disparar e não tem nada que mexer nele.

    Se calhar não chamei o nome correcto ao disjuntor que foi mexido... Não foi aquele que está bloqueado pela EDP, foi o disjuntor que desliga os outros todos.

    Colocado por: Pedro_Moreirasó vi agora as fotos, primeiro têm que mudar o diferencial queimado, e colocar um disjuntor em condições ao lado do diferencial queimado, e os fios serem apertados em condições
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tkmt


    A minha questão é se mesmo que ele mude isso tudo e aperte bem os fios, não terei outros problemas nas ligações ou no próprio quadro... Porque me parece estranho ter acontecido isto agora e já termos problemas anteriormente, como expliquei.

    Como podemos verificar se há algum equipamento em curto circuito ou a dar passagem para a terra?

    Peço desculpa se as minhas perguntas são muito disparatadas mas não percebo mesmo nada de eletricidade...
  3.  # 5

    O que está queimado têm que ser substituído, não ponha coisas baratas. Se há um disjuntor que vai abaixo, têm que identificar de que zona é, se é das tomadas da sala, da cozinha, dos quartos e depois disso têm que identificar que aparelho está a fazer isso.

    Por norma são aparelhos com resistências de aquecimentos, tipo forno, torradeiras, termo-ventiladores.. que fazem disparar o disjuntor. vai ligando e vê o que faz a luz ir abaixo.
  4.  # 6

    O diferencial queimou porque foi mal apartado e alem disso foi mal ligado também pois por alguma coisa existe a numeração 3 entrada e 4 saída.
    Se dizem que hager é fraca qualidade não conhecem nada de material electrico
    Concordam com este comentário: bettencourt, GMCQ
  5.  # 7

    Não percebo também para que mudaram o diferencial hager para 25A e aumentaram potencia EDP para 30A, não faz sentido.
  6.  # 8

    O ID é de 40A.
  7.  # 9

    Tanta resposta e nenhuma foi a correcta.

    O problema foi terem colocado um ID de 40amp, e mantido o fio de 4mm(?) a alimentar os disjuntores.

    Teria de ser fio de 10mm.
    O fio aqueceu tanto com o consumo, sem atingir os 40amp, que fez derreter o ID.
  8.  # 10

    Tive para escrever isso, mas vi o da edp a 30A, que mesmo assim devia ter 6mm mas pronto é um troço curto acho que aguentava sem fazer esse estardalhaço, Pode mesmo ter ficado mal apertado...
  9.  # 11

    Colocado por: Myself
    Teria de ser fio de 10mm.


    Não diga tontices.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 12

    Um Hager não é de má qualidade, mas sim o que está ao lado, o Hager têm que ser substituído e aconselhei a não optar por um de marca barata como o que está ao lado, que é de marca branca
  11.  # 13

    Colocado por: Nelhas

    Não diga tontices.


    Conta-me mais....
  12.  # 14

    Colocado por: MyselfO problema foi terem colocado um ID de 40amp, e mantido o fio de 4mm(?) a alimentar os disjuntores.


    O problema está aqui e você identificou. O dimensionamento foi mal feito. Logo o problema não foi o cabo de 4mm.
    Bastava ter dimensionado convenientemente o disjuntor para nunca chegar a esta situação.

    Passa cabo de 10 em que tubagem residencial?
    E com que necessidade??
    Nem 8 nem 80.
  13.  # 15

    Alguém falou em passar cabo de 10mm na tubagem?!
    Eu disse colocar fio de 10mm a alimentar aqueles disjuntores. Foi isso que eu escrevi.
  14.  # 16

    Colocado por: MyselfEu disse colocar fio de 10mm a alimentar aqueles disjuntores


    Com o intuito de ?
    Com que ideia? esquema?
  15.  # 17

    Eu no quadro dos anexos coloquei tudo da Aslo e não tenho nada a apontar. Disparam quando tem de disparar e não queimam assim.
    A única coisa que lhe aponto é que são mais lentos a reagir. Tenho um bipolar de 25A (da SASSIN) que corta a corrente do quando principal para os anexos e quando me dispara um dos de 16A dos anexos o outro lá dentro tbm dispara..mas o de 25 nos anexos não xD

    Tirando isso, funcionam bem.
    Concordam com este comentário: Helder598
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helder598
  16.  # 18

    Colocado por: Nelhas

    Com o intuito de ?
    Com que ideia? esquema?


    Penduras 4/5 disjuntores de 16a em 4mm? Se todos estiverem a consumir bastante, mas sem atingir os 40amp, o que achas que acontece?
    • Nelhas
    • 1 outubro 2019 editado

     # 19

    Eu disse colocar fio de 10mm a alimentar aqueles disjuntores


    Explique-me isto.
    • Nelhas
    • 1 outubro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: MyselfPenduras 4/5 disjuntores de 16a em 4mm?


    Num cabo?
    Em 5 fases independentes?
    Esquema.
    Explique a sua ideia,
 
0.0227 seg. NEW