Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde...

    Tenho uma moradia com anexos e terreno com cerca de 1000m2, que pretendo restaurar na totalidade, desde muros, canalização, electricidade, pavimentação, capoto, alumínios, etc etc...

    Início este tópico com a intenção de dois temas...

    Uma obra desta dimensão, tendo em conta que poderei ter alterações que possam mexer na estrutura, como por exemplo escadas interiores, terei de contratar algum engenheiro, ou alguém especializado?

    Segundo, procuro uma empresa que possa intervencionar na zona de Coimbra e que tenha capacidade de orçamentar e fazer a obra sem paragens, pois hábito na casa e preciso do mais celeridade possível...
  2.  # 2

    Como assim se terás de contratar algum engenheiro? Se não percebes do assunto e vais mexer na extrutura interior da casa, em princípio, eu sugeria que contratasses alguém que domine o assunto, seja engenheiro ou empreiteiro.

    Tenho ideia que nestas moradias antigas, não precisas de licença nenhuma se for para fazer obras interiores, não mexendo na estrutura exterior
  3.  # 3

    Eu penso que não preciso de licenças...

    Eu falo engenheiro porque por exemplo terei de cortar o piso para abrir para as escadas e pode influenciar estrutura, e engenheiro saberá se será possível...

    Mas um empreiteiro experiente tb saberá...
  4.  # 4

    se vai mexer na estrutura seja exterior ou interior tem que meter projeto na camara, para tal precisa de arquiteto e engenheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HML82
  5.  # 5

    Colocado por: marco1se vai mexer na estrutura seja exterior ou interior tem que meter projeto na camara, para tal precisa de arquiteto e engenheiro



    So para fazer umas escadas?
  6.  # 6

    Colocado por: Lestro


    So para fazer umas escadas?


    Se se trata de uma moradia, eu não dava cavaco a ninguém.
    • Lestro
    • 5 outubro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: TicMic

    Se se trata de uma moradia, eu não dava cavaco a ninguém.


    Pois cheira me mais a isso...

    Aproveito para perguntar... E um muro entre visinhos? Tenho de comunicar? Esse sim seria uma obra visível a quem passa...
  7.  # 8

    Aqui um vizinho meu também se pôs a inventar sem dar cavaco a ninguém. O empreiteiro até era experiente, dos mais antigos cá da terra. Então não é que aquilo caiu tudo, ficou lá debaixo o vizinho, a vizinha, os filhos (a joana, a rita e o pedro), a sogra e o gato?! Nem se deram ao trabalho de os levar para o cemitério, ficaram logo ali. Até passou na cmtv...
  8.  # 9

    Colocado por: José BarnabéAqui um vizinho meu também se pôs a inventar sem dar cavaco a ninguém. O empreiteiro até era experiente, dos mais antigos cá da terra. Então não é que aquilo caiu tudo, ficou lá debaixo o vizinho, a vizinha, os filhos (a joana, a rita e o pedro), a sogra e o gato?! Nem se deram ao trabalho de os levar para o cemitério, ficaram logo ali. Até passou na cmtv...


    Que raio de extrapolação estúpida.
    Então eu não posso contratar uma boa empresa de construção para fazer o projeto que eu queira para dentro de minha casa sem dar cavaco à câmara e a outros organismos extorquidores?

    Era só o que faltava...
  9.  # 10

    Colocado por: José BarnabéAqui um vizinho meu também se pôs a inventar sem dar cavaco a ninguém. O empreiteiro até era experiente, dos mais antigos cá da terra. Então não é que aquilo caiu tudo, ficou lá debaixo o vizinho, a vizinha, os filhos (a joana, a rita e o pedro), a sogra e o gato?! Nem se deram ao trabalho de os levar para o cemitério, ficaram logo ali. Até passou na cmtv...


    😂😂🤣🤣 Ele enganou se é contratou um bombista da ETA...
    Concordam com este comentário: José Barnabé, TicMic
  10.  # 11

    Colocado por: TicMicSe se trata de uma moradia, eu não dava cavaco a ninguém.


    É como achar melhor.
    Mas convém ter consciência que isso é ilegal. Se faz obras no interior e toca na estrutura, escadas, etc. tem que meter projecto à câmara. Precisa de Arquitecto e Engenheiro. Informado está...
    Concordam com este comentário: TicMic
  11.  # 12

    Colocado por: TicMicEntão eu não posso contratar uma boa empresa de construção para fazer o projeto que eu queira para dentro de minha casa sem dar cavaco à câmara e a outros organismos extorquidores?


    Não, legalmente não pode.
    Apenas se fossem obras simples, em que não tocasse na escada ou estrutura.
  12.  # 13

    Mas quem é que tem que ver com o que eu faço dentro de minha casa caso não incomode ninguém?
    Não consigo entender porque não posso passar um closet a casa de banho, ou partir a parede do closet e fazer um quarto muito maior, ou até partir os quartos todos e fazer um salão...

    Se for uma casa isolada, sem vizinhos, ou seja, uma moradia, quem é que vai realmente lá dentro verificar?

    Obviamente que faria com arquiteto e equipa de engenharia, mas não queria de todo dar cavaco à câmara!
  13.  # 14

    Colocado por: TicMicNão consigo entender porque não posso passar um closet a casa de banho, ou partir a parede do closet e fazer um quarto muito maior, ou até partir os quartos todos e fazer um salão...


    Nesse caso tudo bem, desde que essas paredes não tivessem cariz estrutural...

    No caso de uma escada tem que meter projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xiko1988
  14.  # 15

    TicMic

    porque não se informa minimamente? a lei diz que umas coisas pode fazer e outras não, acho que se deve informar

    Leia o RJUE por exemplo e assim poderá saber exatamente o que pode fazer e não fazer.
    • TicMic
    • 6 outubro 2019 editado

     # 16

    Colocado por: marco1TicMic

    porque não se informa minimamente? a lei diz que umas coisas pode fazer e outras não, acho que se deve informar

    Leia o RJUE por exemplo e assim poderá saber exatamente o que pode fazer e não fazer.


    Não me informo porque não preciso dessa informação, e mesmo que precisasse, duvido que fosse cumprir a lei. Dentro de casa ninguém verá o que eu fiz.

    Eu estava apenas a emitir opiniões. Se a lei diz que para fazer umas escadas dentro de uma moradia isolada, é preciso colocar projeto nas autarquias, deixa dizer. Eu é que neste caso, não me sentia no dever de cumprir a lei.

    No fundo, apenas discordo da lei
  15.  # 17

    todos nos pensamos muita coisa até ao dia em que nos acontece algo a nos.

    e indo por outros caminhos, uma casa sua amanha pode não ser, e quem se responsabiliza pelo que lá está feito ? é o Tic ? é que pela lei será sempre o atual dono seja ele quem for ou os técnicos caso as coisas estejam legais.
    enfim mexa lá na estrutura como quiser a vida é sua.
  16.  # 18

    Não sou eu que queria mexer na estrutura, embora daqui por 20 anos tenha de reestruturar uma moradia possivelmente semelhante à do lestre e por isso é que me intrometi por cá.

    Quem se responsabiliza seria a empresa que realizou a obra...
  17.  # 19

    está enganado

    se a empresa efetuar uma obra sujeita a controle prévio e não o ser feito, a responsabilidade é do DO
    Concordam com este comentário: TicMic, N Miguel Oliveira
    • Lestro
    • 6 outubro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: marco1TicMic

    porque não se informa minimamente? a lei diz que umas coisas pode fazer e outras não, acho que se deve informar

    Leia o RJUE por exemplo e assim poderá saber exatamente o que pode fazer e não fazer.


    Eu não me importo de comunicar, importo me com os custos... Sabe dizer como funciona, e que custos terei?

    E um muro entre visinhos?
 
0.0200 seg. NEW