Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual o diâmetro do tubo que normalmente é usado num sistema de retorno (recirculação de AQS)? Tenho previsto 25, mas acho uma medida muito exagerada para um simples retorno/recirculação.

    Haverá necessidade desse retorno?
    •  
      aacc
    • 5 outubro 2019

     # 2

    Viva

    Na minha casa fiz com tubo de 20mm. Ida e retorno.
  2.  # 3

    Eu sempre pensei que o retorno seria feito com um tubo mais estreito.
    •  
      aacc
    • 5 outubro 2019

     # 4

    Colocado por: jfsmoreiraEu sempre pensei que o retorno seria feito com um tubo mais estreito.


    Não não, nada disso.
  3.  # 5

    Nunca menos que 16mm.

    Mas se tem projeto respeite o mesmo pois existem calculos associados.
  4.  # 6

    qual o tipo\sistema de tubagem que vai usar?
  5.  # 7

    Multicamada
  6.  # 8

    É verdade que o pex não é permitido porque não é facilmente possível ser isolado?
  7.  # 9

    Colocado por: jfsmoreiraMulticamada
    use tubo 16mm desde o ponto mais distante e devidamente isolado, minimo 13m.
  8.  # 10

    Colocado por: jfsmoreiraÉ verdade que o pex não é permitido porque não é facilmente possível ser isolado?
    1º não é verdade que pex esteja proibido, 2º é mais dificil de isolar mas não impossivel
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesuse tubo 16mm desde o ponto mais distante e devidamente isolado, minimo 13m.

    Então não necessita ser igual ao de ida?


    Colocado por: jorgealvesé mais dificil de isolar mas não impossivel

    Quais as soluções para PEX isolado sem ser aqueles "enormes" existentes para as travessias exteriores?
  10.  # 12

    Colocado por: jfsmoreiraEntão não necessita ser igual ao de ida?
    para quê?? só se for para perder mais calor

    Colocado por: jfsmoreiraQuais as soluções para PEX isolado sem ser aqueles "enormes" existentes para as travessias exteriores?
    mangas isoladas.
  11.  # 13

    Hoje fiz uma coisa que já ando para fazer à canos, calcular o desperdício de água por não ter recirculação na rede de AQS. São 6 litros de água de desperdício, que pela minha fatura representa 0.009€/banho, como temos banhos de manhã e ao final do dia, dá 0.018€/dia, 55 cêntimos por mês.
    São 20m de tubagem do esquentador ao duche.

    Concluo que redes de recirculação de AQS, só mesmo por questões ambientais, por questões financeiras não vale a pena.
  12.  # 14

    Colocado por: PicaretaHoje fiz uma coisa que já ando para fazer à canos, calcular o desperdício de água por não ter recirculação na rede de AQS. São 6 litros de água de desperdício, que pela minha fatura representa 0.009€/banho, como temos banhos de manhã e ao final do dia, dá 0.018€/dia, 55 cêntimos por mês.
    São 20m de tubagem do esquentador ao duche.

    Concluo que redes de recirculação de AQS, só mesmo por questões ambientais, por questões financeiras não vale a pena.


    E o custo de manter uma bomba circuladora? Se calhar a rede de circulação ainda sai mais cara...
    • SrR
    • 7 março 2021

     # 15

    Colocado por: Picaretasó mesmo por questões ambientais,
    e conforto
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, ricardo.rodrigues, Beto1980
  13.  # 16

    Colocado por: PicaretaConcluo que redes de recirculação de AQS, só mesmo por questões ambientais, por questões financeiras não vale a pena.
    mesmo que conclui-se o oposto nunca daria para implementar com um esquentador.

    agora se for numa casa com outras dimensões as contas serão outras e já poderá justificar o custo extra do anel de retorno.
  14.  # 17

    Colocado por: marteloescoproE o custo de manter uma bomba circuladora?
    0,08Kwh por dia???
  15.  # 18

    Colocado por: Picaretarecirculação na rede de AQS. São 6 litros de água de desperdício, que

    No meu WC mais longe são 25 litros de água...
  16.  # 19

    Colocado por: zinnaNo meu WC mais longe são 25 litros de água...

    Isso para um tubo de 25mm, tem que estar a 98m da produção de AQS.
  17.  # 20

    Eu deixei preparado para ter recirculação mas de momento não tenciono instalar a bomba, com 25m de tubo ate a wc mas afastada sao 5 litros de água, tenho utilizado a água para a sanita e esfregar o chão.
 
0.0198 seg. NEW