Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Até Setembro de 2015 trabalhava por conta de outrem e ao mesmo tempo estava colectado nas finanças numa actividade, mas a partir de Outubro de 2015 deixei de trabalhar por conta de outrem e deixei de descontar para a segurança social, de todo, ou seja, não passei a descontar pela actividade em que estava inscrito.

    Hoje fui às finanças e fechei a actividade em que estava inscrito e abri outra actividade. Agora pretendo ir à segurança social e passar a descontar de acordo com esta nova actividade, como trabalhador independente. A minha dúvida é: vão implicar comigo por ter estado quatro anos colectado nas finanças sem pagar segurança social? E exigir que pague estes quatro anos de contribuições?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Fecha a atividade com a data de há 4 anos, paga 100€ de multa e assim a seg social, já não exige nada.

    P.s fecha com a data em que passou o último recibo, deduzo que tenha sido há 4 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  3.  # 3

    Colocado por: VarejoteFecha a atividade com a data de há 4 anos, paga 100€ de multa e assim a seg social, já não exige nada.

    P.s fecha com a data em que passou o último recibo.


    Varejote, obrigado pela resposta; esqueci-me de mencionar que nestes quatro anos nunca passei nenhum recibo, ou seja, para todos os efeitos, estive colectado nas finanças mas não existe registo de nenhuma actividade.

    EDIT: ou seja, para todos os efeitos, como não tive actividade, se calhar a segurança social não vai implicar comigo, certo? Porque se fosse para implicar, não teriam já implicado, ao longo destes quatro anos?
  4.  # 4

    Se teve com atividade aberta nos últimos 4 anos, a segurança social pode pedir esse pagamento se não estava isento.
    O melhor é fazer o que aconselhei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  5.  # 5

    Para essa actividade ainda que sem rendimentos teria de pagar mensalmente SS.
    Só não pagaria segurança social de trabalhasse para alguém, para o qual faria descontos à SS e tendo pedido isenção na SS, uma vez que já pagava ss.

    É muito estranho ter passado despercebido à SS a sua actividade. No IRS entregava o anexo SS?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telhaduasaguas
  6.  # 6

    Colocado por: callinasNo IRS entregava o anexo SS?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:telhaduasaguas


    Julgo que sim, que costumo entregar esse anexo, penso até que ele só deixa submeter se o anexar (mas não tenho a certeza).

    EDIT: ou pelo menos chama a atenção para o facto de ser necessário entregar esse anexo.
  7.  # 7

    Segundo o que está neste link, devo ter entregado o anexo SS mas sem preencher o quadro 6:

    https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/quem-tem-que-entregar-o-anexo-ss/
 
0.0130 seg. NEW