Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Após quase 2 horas no posto da GNR a preencher papeis..... rasparam a lateral da minha querida carrinha...Situação praticamente em frente ao posto.. presenciada por autoridade policial...
    Ninguém faz por mal, mas é uma chatice...
  2.  # 82

    Colocado por: LuisPereiraPorque é que um reboque por exemplo em plena autoestrada leva os pirilampos amarelos acesos quando transporta um carro avariado em cima?

    Porque é obrigatório por lei, desde que esteja em serviço a carregar ou com carga é sempre obrigado a ligar os pirilampos, seja na AE, na cidade, onde for
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 83

    Colocado por: Bricoleiro
    Porque é obrigatório por lei, desde que esteja em serviço a carregar ou com carga é sempre obrigado a ligar os pirilampos, seja na AE, na cidade, onde for


    É obrigado por lei porquê? qual a razão para tal?
    • RCF
    • 2 dezembro 2019

     # 84

    Colocado por: Bricoleiro
    Porque é obrigatório por lei, desde que esteja em serviço a carregar ou com carga é sempre obrigado a ligar os pirilampos, seja na AE, na cidade, onde for

    apenas é obrigatório enquanto representa perigo, estando a carregar ou descarregar e a ocupar ou obstruir a faixa de rodagem, por exemplo.
    Em circulação, não representando perigo, circulando de modo normal, não tem de usar esse dispositivo luminoso.
  4.  # 85

    Colocado por: RCF
    apenas é obrigatório enquanto representa perigo, estando a carregar ou descarregar e a ocupar ou obstruir a faixa de rodagem, por exemplo.
    Em circulação, não representando perigo, circulando de modo normal, não tem de usar esse dispositivo luminoso.

    Se não sabem o que dizem para quê que escrevem? Os meus colegas de trabalho que têm anos de experiência como motoristas de reboque não percebem nada do assunto, os treinadores de bancada é que sabem... Enfim. Perguntam um gajo explica e ainda lê disto!
    • RCF
    • 3 dezembro 2019

     # 86

    Colocado por: Bricoleiro
    Se não sabem o que dizem para quê que escrevem?

    É verdade! Subscrevo!
  5.  # 87

    Ainda ninguém me explicou porque é que um reboque tem de ir com os pirilampos ligados, por exemplo em autoestrada, quando vai em andamento, já vi sem carros em cima e com carros em cima.
    A minha questão é mais para tentar perceber para que serve e não tanto se tem de ter ou não tem de ter, porque não vejo razão aparente para se ter de circular com os pirilampos ligados. Qual a diferença entre uma carrinha com um carro em cima ou uma carrinha com batatas?
    • hangas
    • 3 dezembro 2019 editado

     # 88

    Colocado por: LuisPereiraQual a diferença entre uma carrinha com um carro em cima ou uma carrinha com batatas?


    O que está descrito no regulamento sobre as luzes rotativas faz referência a veiculos de socorro, e das cores para cada tipo. Bombeiros, policia, etc. Os pronto-socorro estão lá enumerados também. A minha interpretação é que caiem na definição de veículos de socorro.

    No entanto isto não explica a situação das mesmas luzes serem obrigatórias em tractores, maquinas agricolas, ou mesmo os camiões do lixo. Isto deverá cair na categoria de circularem em marcha lenta ou pararem frequentemente e se apresentarem com um obstaculos aos restante utentes de via.

    Há ainda a situação dos veículos de dimensões excepcionais. Mais uma vez interpreto isto como por causa da questão da marcha lenta.

    Se calhar a melhor forma de ter uma resposta oficial é perguntar ao IMTT? :)
  6.  # 89

    Colocado por: LuisPereiraQual a diferença entre uma carrinha com um carro em cima ou uma carrinha com batatas?


    A explicação parece estar no ponto 3 do art 7º

    3 - Nos casos previstos na alínea a) do n.º 2 do artigo 5.º não é obrigatório o acompanhamento por carro piloto se o pronto-socorro estiver equipado com a luz a que se refere a alínea a) do número anterior.

    in https://dre.pt/pesquisa/-/search/316941/details/maximized?perPage=100&q=Lei+n.%C2%BA%2010%2F97%2Fen
    • RCF
    • 3 dezembro 2019

     # 90

    Colocado por: LuisPereiraAinda ninguém me explicou porque é que um reboque tem de ir com os pirilampos ligados, por exemplo em autoestrada, quando vai em andamento, já vi sem carros em cima e com carros em cima.

    não tem.
    Porque é que alguns utilizam? Por vários motivos... se calhar, uns porque acham que têm de utilizar. Outros, para serem diferentes... Outros, para obterem alguns vantagens, nomeadamente para que os restantes condutores lhe deem prioridade (que não têm de dar)...
    É mais ou menos como as viaturas de emergência (Polícia, Bombeiros, INEM). Por vezes, também ligam os pirilampos (azuis) sem ser necessário...
    • hangas
    • 3 dezembro 2019 editado

     # 91

    Colocado por: RCFPor vezes, também ligam os pirilampos (azuis) sem ser necessário...

    Como é que sabe que não é necessário? (atenção que não digo que não o façam)
    • RCF
    • 3 dezembro 2019

     # 92

    Colocado por: hangas

    Como é que sabe que não é necessário? (atenção que não digo que por não o façam)

    Depreendo... (com alguma margem de erro)
    Atendendo à (baixa) intensidade de trânsito e à velocidade a que circulam.
 
0.0241 seg. NEW