Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Residentes no Alentejo e profissionais dom experiência no terreno, um pedido de ajuda. Como perceberão, não percebemos muito (para não dizer nada) de construção.
    Decidimos mudar-nos para Montemor-o-Novo e estamos, neste momento em fase de procura/visita a propriedades. Procuramos uma quinta para habitação permanente. Somos um casal com criança de 4 anos. Por limitações de orçamento (e não só) não encontrámos ainda nenhuma quinta que preencha a maioria dos nossos requisitos e estamos tentados a procurar terreno para construção ao invés de um que já tenha habitação.
    Para habitação, o que idealizamos é uma casa térrea, simples mas confortável e que não implique uso frequente de aparelhos de climatização... será possível naquela zona? Preocupa-nos, acima de tudo, a qualidade do ar, humidades, calor/frio excessivos. Open space com cozinha, zona de refeições ampla e área de estar. Se possível, um escritório não sendo este obrigatório. Um lavabo social na tal área em open space. Um quarto para a menina e um wc adjacente. Suite para nós com wc. Idealmente (aliás, tudo isto é idealmente), um terceiro quarto para visitas. Não precisamos de "um casarão". Simples, confortável, funcional, que respeite a traça da zona.
    Aqui entram as questões, tendo em conta o que idealizamos e que acima descrevi:
    1. será sensato e realista pensar que comprando uma quinta já com habitação (que estará certamente longe do que queremos) a poderemos adaptar para criar uma coisa aproximada sem gastar quase tanto como construir uma casa nova?
    2. o que devemos ter em conta ao procurar uma casa nesta zona devido, em particular, à enorme amplitude térmica e que não se revele depois uma dor de cabeça em termos de climatização? ou que implique o uso constante de aparelhos de climatização?
    3. caso optemos por terreno para construção, que tipo de estrutura/construção seria a mais adequada àquela zona e tendo em conta o que pretendemos?
    4. caso optemos pelo tal terreno para construção, deveríamos considerar os tão aqui sugeridos 1000euros/m2?
    Agradecemos comentários, sugestões, partilha de experiências de locais e que conheçam o que é construir ou remodelar ou viver no Alentejo interior.
    Grata!
  2.  # 2

    Colocado por: Tatafernandesconfortável e que não implique uso frequente de aparelhos de climatização

    Colocado por: Tatafernandesqualidade do ar, humidades, calor/frio excessivos

    Colocado por: Tatafernandesenorme amplitude térmica

    Estas situações resolvem-se como sempre foram resolvidas na região. Construção em terra e ventilação adequada. Há por aí gente a trabalhar em várias técnicas de construção em terra desde a tradicional taipa ao moderno BTC.
    Um sítio a conhecer:
    http://www.oficinasdoconvento.com/?page_id=5193
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tatafernandes
  3.  # 3

    Colocado por: TatafernandesPor limitações de orçamento (e não só)


    É o primeiro principio para não se envolver num processo de construção.
    Procure adquirir uma casa com potencial e que permita deixar algum dinheiro de lado para efetuar algumas intervenções iniciais.
    Concordam com este comentário: ZenPT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tatafernandes
 
0.0085 seg. NEW