Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!
    Recentemente comprei um apartamento num prédio que contém apenas 4 apartamentos. Na parte de trás do edifício existem 4 garagens individuais, pertencente uma a cada proprietário. Junto dessas garagens, existe um terreno que pertence ao prédio.
    Na escritura dos outros 3 proprietários vem descrito que 1/4 do terreno urbano pertence ao proprietário do apartamento. Na minha escritura não vem isso descrito pois já não constava na escritura da proprietária que nos vendeu o apartamento (sendo ela a segunda proprietária do mesmo).
    Os proprietários dos outros apartamento fizeram a divisão do terreno através da construção de muros. Mas não chegaram a legalizar a situação.
    Pretendo salvaguardar-me sobre a minha parte do terreno e não pretendo ser responsável pelo que os outros proprietários fazem na parte deles.
    Neste momento já tratei da limpeza do terreno e pretendo avançar com a criação de uma horta e jardim.
    Como devo proceder neste caso para poder legalizar o que me pertence e para as finanças saberem que aquele terreno é meu (pagando o devido valor do imi).

    Desde já, obrigada por toda a ajuda que puderem dar :)
  2.  # 2

    Ninguém sabe nada que me possa ajudar? 😔
  3.  # 3

    Sfmarques

    parece obvio que esse terreno é parte comum com usufruto de 1/4 para cada fração, confira lá bem as certidões dos seus vizinhos
    e ainda que se tal não fosse, o projeto de arquitetura teria que ter essa divisão desenhada.
    assim o que tem a fazer é verificar exatamente a "sua parte" e propor fazer um levantamento topográfico e alterar as propriedades horizontais na camara
    ou então ficar tudo de boca, cada um divide o seu mas que não deixa de ser parte comum.
    atenção que os acessos ás partes serão sempre comuns, pois o(s) poderão ter acesso direto mas os andares de cima não.
 
0.0086 seg. NEW