Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Voces fazem boas perguntas...

    Colocado por: NostradamusOutra pergunta, porquêreboco areadono interior?

    Foi assunto que não tinhamos falado, pelo que suponho que seja o default. Alternativa, estamos a falar de gesso cartonado?


    Colocado por: ADROatelierUma pergunta. Porque é que o peitoril é em alumínio?

    Lembro-me de termos falado sobre isto no inicio do projecto, mas já não recordo porque esta opção. Tirando razões estéticas, tem alguma vantagem/desvantagem funcional? Sai mais caro que pedra?
  2.  # 22

    Pergunta. Porquê tanta pergunta?
  3.  # 23

    No desenho falta a tela pitonada...
  4.  # 24

    Colocado por: RicardoPorto
    Qual a altura da caixa de ar?


    Creio que são 62cm. Quando se fala em ser mt bem ventilado, estamos a falar do quê? Alguma guideline para esse objectivo?
    Na opção de colocar gravilha, poderia encher com terra(areosa no caso) uns 2/3 e apenas 1/3 com gravilha?

    Colocado por: RicardoPorto
    O melhor é pintura asfáltica, tela asfáltica colada e tela pitonada. Colocar betão de limpeza nas fundações e betonar em cima de tela pitonada e pintar as sapatas com pintura asfáltica

    Se estou a perceber, é alem de "asfaltar" toda a sapata, fazer um embulho com tela pitonada que passa incluso entre o betão e betão de limpeza. Isso n pode ser um deposíto onde fica toda a humidade que possa aí entrar? Por cima talvez?

    Colocado por: RicardoPorto
    A tela asfáltica deve dobrar ate à 1a fiada de tijolo

    E a tela pitonada? Viria tb até essa altura?
  5.  # 25

    Como a obra é de admnistração direta, eu e meu sogro (principalmente ele q é reformado e era serralheiro civil), vamos ajudar em algumas coisas. Uma dela é fazer os estribos para os pilares e também as grelhas para as sapatas.

    Os estribos serão presos com arames e talvez leve alguns "cebolos"para os endireitar nas cofragens, mas... vêem algum problema das grelhas das sapataas serem soldadas?
      viber_image_2020-09-13_11-09-16.jpg
  6.  # 26

    Colocado por: Pablo OSVer se desta a imagem fica
      Screenshot 2020-07-01 at 00.24.082.png


    Ainda ligado às sapatas, a ideia é ter a tela pitonada a passar por de baixo do betão de limpeza? Isso n corre o risco de ser um armazenador de agua?
  7.  # 27

    Colocado por: Pablo OSvêem algum problema das grelhas das sapataas serem soldadas?

    O calor da solda afetar a resistência dos varões.
    Essa grelas estão no projecto assim? Não existe umas pontas que dobram?

    Colocado por: Pablo OSIsso n corre o risco de ser um armazenador de agua?

    Pitons virados para cima. O peso do betão não vai permitir que ali se armazene água nenhuma
    •  
      RRoxx
    • 13 setembro 2020

     # 28

    Pior que isso é a solda ficar porosa ou entao partir quando fizer a betonagem.

    Soldas só em ultimo caso ou casos especiais.

    Algum motivo para não atar esse aço?
  8.  # 29

    Colocado por: zedasilva
    O calor da solda afetar a resistência dos varões.Essa grela s estão no projecto assim? Não existe umas pontas que dobram?


    Sim, mas isso será dobrado no final. Quem está a fazer esta parte é o meu sogro a tinha (reformou-se) um negócio de serralharia cívil, se a preocupação é com o ferro em si, acho q estou tranquilo.

    Colocado por: RRoxxAlgum motivo para não atar esse aço?

    Qual a motivação? Foi ideia dele, quem tem um martelo, tudo lhe parecem pregos! ahahaha É apenas para ser mais rápido, já que soldar é algo q ele domina.

    Colocado por: zedasilva
    Pitons virados para cima. O peso do betão não vai permitir que ali se armazene água nenhuma


    De facto, n sei pq estava a imaginar a tela laça! :FacePalm :P
    Mas só para perceber melhor, costumam por a tela na terra ou por cima de betão de limpeza caso exista?
  9.  # 30

    Colocado por: Pablo OSSim, mas isso será dobrado no final.

    Não tem lá ferro para dobrar

    Colocado por: Pablo OScostumam por a tela na terra ou por cima de betão de limpeza caso exista?

    O betão de limpeza existe sempre, é obrigatório.
      Figura12.JPG
  10.  # 31

    Já é antigo mas a ideia é esta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS
      betão limp.JPG
      tela pitonada.JPG
  11.  # 32

    ...
      tela.JPG
  12.  # 33

    Colocado por: zedasilva...
      tela.JPG

    Porque motivo o ferro de baixo está fora dos estribos? e porque essa "viga" está a ser atada (estribos) no "local definitivo"?
  13.  # 34

    Colocado por: nunos7e porque essa "viga" está a ser atada (estribos) no "local definitivo"?

    Sim, já não me lembro o motivo mas deveria haver alguma razão para ela não poder ter sido armada no exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  14.  # 35

    Colocado por: zedasilva
    Não tem lá ferro para dobrar


    Tens toda a razão, fui averiguar, e ele começou por umas peças (ainda n percebi o nome disto :P) que não fazem essa volta. Mas a maioria faz essa volta para cima.
  15.  # 36

    Penso que já vos disse aqui ou noutra thread que a obra está a ser feita por admnistração directa, pelo que eu e o meu sogro (ele percebe algo da area, eu estou a aprender apenas) estamos a ajudar, e neste caso a antecipar algumas coisas para quando a obra começar em breve.

    Agora vejam lá um homem das tecnologias a dobrar ferro:
    https://www.youtube.com/watch?v=6zwkCVwuxVQ&feature=youtu.be
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  16.  # 37

    Caros, a obra está finalmente a arrancar (foto em anexo), e tenho aqui duas dúvidas:

    1) Creio q já percebi pq o projecto tem o dreno por cima da sapata, a cota da vala hidraulica + distância do ponto mais longe da casa não dão grande margem para ter declive que permita q o dreno fique mais abaixo. Há algum tipo de solução para isto? É um grande dano? Recordo q o terreno é terra-areia.

    2) Apesar de n estar no projecto, convenci o construtor a isolar o betão de limpeza do outro betão com membrana plástica. A questão que ele me colocou é que com plástico preto normal consegue trabalhar à vontade. Já com a tela pitonada, ele nunca usou, como fazer nas curvas? Por outro lado, se for platico preto, tentando evitar, mas se houve um furo, é uma dano proporcional à area do buraco, ou de ali vai entrar muita humidade para o pilar acima?

    Gracias pela atenção.
      Photo1.jpg
  17.  # 38

    Colocado por: Pablo OS
    1) Creio q já percebi pq o projecto tem o dreno por cima da sapata, a cota da vala hidraulica + distância do ponto mais longe da casa não dão grande margem para ter declive que permita q o dreno fique mais abaixo. Há algum tipo de solução para isto? É um grande dano? Recordo q o terreno é terra-areia.


    Alguma sugestão sobre isto?
    • smart
    • 29 outubro 2020 editado

     # 39

    hum...
    a maior parte da agua que escorra pela face da parede, chega ao horizontal do lintel de fundação e continua a escorrer para a vertical desse mesmo lintel, onde deveria na base deste, na minha opinião, o dreno...
    em vez de usar um dreno a dar a volta á casa toda, use dois drenos, um para cada lado da casa, assim o ângulo de queda a vencer é metade...
    Apos a betonagem, faria tb meia cana no vertice compreendido entre a parede vertical e o horizontal do linter de fundação/sapata, de forma a que quando aplicar a impermeabilização, facilite o escorrimento e aumente a certeza que a impermeabilização ficará devidamente aderida, com menos risco de fissura/descolagem e sem ar por baixo...
    Deixe curar o betão e argamassa da meia cana...para evitar riscos de fissuras/fragilidade do revestimento impermeabilizante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS, ricardo.rodrigues
  18.  # 40

    Obrigado pelo teu comentário, mas estive a tentar estudar as opções para ter mais drenos, não vejo muitas opções. Eventualmente uma hipotenusa (ver imagem) q levasse logo aquela directo à vala, e o q segue o resto daquela face (em cima) recomeçar com outro dreno q já poderia começar mais acima. Ainda essa parte seja a garagem e onde estas questões tenham menos impacto.
      Screen Shot 2020-10-30 at 12.04.12 PM.png
 
0.0240 seg. NEW