Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou a construir a minha moradia e surgiu a seguinte questão:
    - Vou iniciar as alvenarias exteriores na próxima semana, sendo a solução construtiva parede dupla de 33cm (tijolo 15 + 2cm caixa de ar + xps 5cm + tijolo 11).
    - Para ter a caixilharia com 2 metros de altura, conforme projectado, tenho que instalar uma caixa de estore com no máximo 25cm de altura (isto porque existe uma viga já construída com 30cm de altura por cima do local onde será aplicada a caixa de estore).

    Assim, a caixa de estore terá que ter no máximo 25cm de altura para preservar os 2 metros de altura da caixilharia.

    O problema:
    As caixas de estores com 25cm de altura que encontro à venda têm 25cm ou 28cm de largura. Não encontro soluções com 25cm de altura e aproximadamente 33cm de largura.

    A minha dúvida é:
    Tendo em conta que a parede terá 33cm, qual será a melhor opção para preencher a diferença para a largura da caixa de estore?
    Será uma boa opção colocar um tijolo de forra exterior (de 4cm ou 7cm respectivamente)? Existirão alternativas melhores?

    Obrigado a todos!
  2.  # 2

    Opá, antes demais isso é assunto para perguntar aos autores do projecto... ao arquitecto. ele é que tem de dizer como tem de ser feito. E conciliar a solução com os requisitos térmicos dessa envolvente exterior.
    Resumindo, cheteie quem de direito, não se deve substituir em termos de decisões te´cnicas e/ou omissão de pormenooor aos técnicos pelo qual pagou os projectos.
    Isso é um duvida ao abrigo da assistencia técnica. Aliás deveria haver um pormenor desse nõ de ligação, já viu, nos projectos, da termica, da acústica , da arquitectura...( se calhar cada um diz de sua maneira).
    Concordam com este comentário: buzio
  3.  # 3

    No projecto da térmica tem um pormenor de perfil com a seguinte solução:
    - forra de tijolo 4cm + caixa de estore de 25cm + forra de tijolo de 4cm

    Vi aqui pelo Forum quem tenho colocado lá de rocha por dentro em vez do tijolo de 4cm, ficando:
    - forra de tijolo 4cm + caixa de estore de 25cm + lã de rocha 4cm + rede reboco

    O que acham da segunda solução em vez do tijolo no interior?
  4.  # 4

    Tem de isolar a caixa de estore pelo interior.. e não pelo exterior.. entenda que o interior da caixa ( onde fica o enrolador e os estores) é como se estivesse no exterior.
    Eu não acho nada, quem tem de dizer como deve fazer são os senhores que enlenquei ali acima.
  5.  # 5

    E tem de conciliar isso com o posicionamento da ciaxilharia ( sendo parede dupla, terá forçosamente e ficar alinhadda com a zona de isolamento termico entre as alvenarias...
  6.  # 6

    O arquitecto e projectista dizem para seguir o que está projectado, eu é que estou a questionar se será a melhor opção :) Mas se calhar nem devia estar a questionar isto...

    Envio em anexo o que está especificado no projecto de arquitectura e na térmica.
      Captura de ecrã 2019-10-12, às 10.03.05.png
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasTem de isolar a caixa de estore pelo interior.. e não pelo exterior.. entenda que o interior da caixa ( onde fica o enrolador e os estores) é como se estivesse no exterior.


    Expliquei-me mal, o que eu tava a sugerir era a lã de rocha pelo interior e não pelo exterior:
    forra de tijolo 4cm exterior + caixa de estore de 25cm + lã de rocha 4cm interior
  8.  # 8

    Isso está errado, não estaria se fosse parede simples com ETICs. e mesmo assim teria de reforçar o isolamento termico interior na zona da caix de estore.

    como escrevi. o caixilho em parede dupla, deve ficar alinhado com o isolamento térmico. para criar aquela continuidade de ruptura de ponte térmica. senão de nada vale ter caixilhos XPTO.. vai ter duas grandes zonas de condensação , nas ombreiras... A não ser que nas ombreiras aplique ETICS, esconde a guia do estore e parcialmente o caixilho, a executar depois de ter os caixilhos aplicados.

    Não sei se me fiz entender...
  9.  # 9

    Sim entendi, obrigado pela ajuda!

    Encontrei esta solução que parece interessante para resolver a questão da continuidade do isolamento térmico da parede com a caixilharia, da Pavineira. No entanto a questão das ombreiras entendo que só mesmo aplicando ETICs no exterior.
      Captura de ecrã 2019-10-12, às 10.37.28.png
  10.  # 10

    Porque razão não está a tratar dessas duvidas com os seus técnicos!?

    Esse desenho tem também muitos erros.
  11.  # 11

    Como acontece com muito boa gente, o projecto está pago e aprovado, o arquitecto e projectistas remetem para a execução conforme projectado e lavam as mãos, é um negócio como outro qualquer.

    Claro que, depois de trocar ideias aqui no Forum e com pessoas com quem vou falando, não sei se houve incompetência ou desinteresse dos projectistas nestas questões. É a primeira casa que estou a construir e, como a construção não é a minha área profissional, na altura da definição do projecto não estava a par destas questões. A próxima que construir, noutra vida, será melhor projectada :)
    Concordam com este comentário: dedao, N Miguel Oliveira, desofiapedro, zinna
  12.  # 12

    Colocado por: buzioprojecto está pago e aprovado, o arquitecto e projectistas remetem para a execução conforme projectado e lavam as mãos, é um negócio como outro qualquer.

    INSISTA, o projecto está omisso/ mal resolvido tecnicamente e quer saber como se deve resolver?

    sim é um negócio.. mas tem codigos deontológicos e outras obrigações profissionais a que os mesmos estão sujeitos ( por isso tem de estar inscritos na sordens profissionais).. Não está a pedir para lhe fazerem um projecto de execução, está a pedir esclarecimentos ao abrigo da assistência técnica ao projecto. em particular se os detalhes de projecto não cumprem com os requisitos termicos, como é obvio no pormenor que enviou. diga que quer uma solução rectificada, ou qual o modo para melhorar isso, eu já lhe disse como tinha de fazer, para esse tipo de solução.
    Falta depois a questão da soleira, que irá ter outro problema.
  13.  # 13

    Colocado por: buzioprojectistas remetem para a execução


    Olá, em primeiro lugar, um detalhe tão básico e repetido tantas vezes em obra, devia ter sido facultado e dado já no projecto que pagou, ainda que de forma esquemática.
    Em segundo lugar, uma compilação bem feita das especialidades com a arquitectura (espessuras, etc) normalmente só aparece depois. No projecto de execução. E pelos vistos, essa coordenação está a ser você a fazer... Não sendo da área, é "normal" que lhe surjam dúvidas...
  14.  # 14

    Não encontrei nenhum tópico com a resposta à minha dúvida, vou colocar aqui neste.

    Alguém sabe qual a largura mínima necessária para se conseguir aceder para fazer manutenção ao estore/motor?
  15.  # 15

    meter a mão... portanto uma abertura com uns 10cm
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  16.  # 16

    O diâmetro do rolo mais 5cm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  17.  # 17

    do rolo não, do tubo do rolo ;)
  18.  # 18

    Sim exato eheh
  19.  # 19

    Ainda esta semana perguntei isso ao técnico que me vai montar um estore electrico. Disse-me 10cm de abertura (tubo do rolo tem 6cm creio).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
 
0.0192 seg. NEW