Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Sou proprietário de uma quinta com um pequeno edifício que está registado como "palheiro" ou edificio de apoio à agricultura.

    Ultimamente tenho feito umas obras de restauro do edifício e a minha ideia é alugar o espaço como alojamento local/turismo rural.

    A construção de base é em pedra e placa e o 2º piso em parede de tijolo. O edifício não dispõe de energia eléctrica. Todas as remodelações, que incluem troca de telhado, vigamento, etc foram feitos em madeira e sem aumentar as dimensões da edificação existente.

    Uma vez que o registo nas finanças consta como "palheiro" e não como habitação será necessário fazer um projecto para passar a alojamento local? e para pedir ligação à rede eléctrica?

    Da vossa experiência qual seriam os passos certos a dar?

    Obrigado,
  2.  # 2

    Colocado por: anatoly8Uma vez que o registo nas finanças consta como "palheiro" e não como habitação será necessário fazer um projecto para passar a alojamento local? e para pedir ligação à rede eléctrica?


    Sim.
  3.  # 3

    Antes de tudo, deveria marcar uma reunião na câmara municipal respectiva para saber da possibilidade de converter o palheiro em habitação.
  4.  # 4

    A primeira coisa era ter ido a camara para saber da viabilidade do projecto antes das obras.
  5.  # 5

    Colocado por: anatoly8
    Ultimamente tenho feito umas obras de restauro do edifício e a minha ideia é alugar o espaço como alojamento local/turismo rural.


    E a quinta tem já alguma habitação licenciada?



    Fazer as obras primeiro e só depois tentar legalizar é pôr a carroça à frente dos bois.
  6.  # 6

    O registo na caderneta predial está como "palheiro composto por 2 pisos, eira e canastro com X metros quadrados".

    As obras foram basicamente remover o telhado antigo e substituí-lo por um novo com vigamento em madeira e criar uma varanda também ela toda construída em madeira.

    Não foram alargadas as dimensões. Toda as estruturas e vigamento foram construídos dentro das paredes de alvenaria existentes, à excepção da varanda claro.

    O melhor é mesmo dirigir-me à câmara municipal e perguntar pela viabilidade do licenciamento para poder usar a edificação como turismo rural/local, e perguntar tudo o que isso possa implicar - projeto, etc.
  7.  # 7

    Colocado por: anatoly8Olá a todos,

    Sou proprietário de uma quinta com um pequeno edifício que está registado como "palheiro" ou edificio de apoio à agricultura.

    Ultimamente tenho feito umas obras de restauro do edifício e a minha ideia é alugar o espaço como alojamento local/turismo rural.

    A construção de base é em pedra e placa e o 2º piso em parede de tijolo. O edifício não dispõe de energia eléctrica. Todas as remodelações, que incluem troca de telhado, vigamento, etc foram feitos em madeira e sem aumentar as dimensões da edificação existente.

    Uma vez que o registo nas finanças consta como "palheiro" e não como habitação será necessário fazer um projecto para passar a alojamento local? e para pedir ligação à rede eléctrica?

    Da vossa experiência qual seriam os passos certos a dar?

    Obrigado,


    Olá,

    tenho uma situação semelhante, que ainda não é mais do que uma ideia, e queria perguntar-lhe se, e como, conseguiu fazer o que pretendia.

    Há muitos alojamentos locais pelo mundo que não são necessariamente habitações. Podem ser tendas, casas na árvore, barcos, autocaravanas que já não andam...

    Haverá alguma licença/excepção para casos destes? Alguém sabe?

    Obrigada.
  8.  # 8

    Colocado por: LumaZuma

    Olá,

    tenho uma situação semelhante, que ainda não é mais do que uma ideia, e queria perguntar-lhe se, e como, conseguiu fazer o que pretendia.

    Há muitos alojamentos locais pelo mundo que não são necessariamente habitações. Podem ser tendas, casas na árvore, barcos, autocaravanas que já não andam...

    Haverá alguma licença/excepção para casos destes? Alguém sabe?

    Obrigada.



    chamam-se parques de campismo
  9.  # 9

    Colocado por: LumaZumaHá muitos alojamentos locais pelo mundo que não são necessariamente habitações. Podem ser tendas, casas na árvore, barcos, autocaravanas que já não andam...

    Haverá alguma licença/excepção para casos destes? Alguém sabe?


    Noutros paises, com outro enquadramento normativo e legislativo.
  10.  # 10

    Colocado por: LumaZuma

    Olá,

    tenho uma situação semelhante, que ainda não é mais do que uma ideia, e queria perguntar-lhe se, e como, conseguiu fazer o que pretendia.

    Há muitos alojamentos locais pelo mundo que não são necessariamente habitações. Podem ser tendas, casas na árvore, barcos, autocaravanas que já não andam...

    Haverá alguma licença/excepção para casos destes? Alguém sabe?

    Obrigada.


    nós não vivemos no mundo, vivemos em Portugal e em Portugal existem leis e regras.

    Qual é a forma mais rápida de denunciar estes bungallows que estão a invadir o parque natural da costa vicentina: Vila do Bispo, Aljezur, Odemira?
    Concordam com este comentário: J.Filipa
  11.  # 11

    Colocado por: master_chiefque estão a invadir o parque natural da costa vicentina: Vila do Bispo, Aljezur, Odemira?

    sintra, gerês, Serra da Estrela, Serra S.Mamede, Barrocal algarvio, etc... e ETC...
  12.  # 12

    Não vejo em que é que as respostas à >>minha<< questão, que não era questão que iniciou o tópico, possam ajudar-me ou a alguém que consulte este fórum. Eu não questionei sobre enquadramento legal? Ou sabem, ou não sabem. Não vejo nada no que escrevi que possa ser motivo de gozo ou desconsideração...

    Ainda bem, master_chief, que em Portugal existem leis e regras. Com a invasão dos tais bungallows de que fala, nem diria...

    De qualquer forma, o meu objectivo é em tudo bem intencionado, quer no cumprimento de legislação, quer de respeito à paisagem, quer de criação de emprego.

    A todos, boa continuação.
  13.  # 13

    Colocado por: LumaZumaNão vejo em que é que as respostas à >>minha<< questão, que não era questão que iniciou o tópico, possam ajudar-me ou a alguém que consulte este fórum. Eu não questionei sobre enquadramento legal? Ou sabem, ou não sabem. Não vejo nada no que escrevi que possa ser motivo de gozo ou desconsideração...

    Ainda bem, master_chief, que em Portugal existem leis e regras. Com a invasão dos tais bungallows de que fala, nem diria...

    De qualquer forma, o meu objectivo é em tudo bem intencionado, quer no cumprimento de legislação, quer de respeito à paisagem, quer de criação de emprego.

    A todos, boa continuação.


    eu acho que educadamente lhe respondi que o que pretende é um parque de campismo / caravanismo / bungalows e legislação para isso já existe não é necessário inventar nada.
  14.  # 14

    Não me recordo bem onde mas em Portugal há um AL que é / era um autocarro de dois pisos. Creio que na zona Oeste

    Também existe um grupo muito bom de AL no Facebook.
  15.  # 15

    Colocado por: LMGuerreiroNão me recordo bem onde mas em Portugal há um AL que é / era um autocarro de dois pisos. Creio que na zona Oeste

    Também existe um grupo muito bom de AL no Facebook.

    http://business.turismodeportugal.pt/pt/Planear_Iniciar/Como_comecar/Alojamento_Local/Paginas/default.aspx
    Al de certeza que esse autocarro não é

    Outro tipo, outra definição pode ser, mas não me estou a recordar agora.
    Não sei se falas de um camião adaptado para surf/alojamento feito por uns jovens portugueses?
 
0.0179 seg. NEW