Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: Bruno.AlvesClaro que quem paga é o comprador

    Ainda agora comprei um imóvel, e fui eu que paguei a comissão.
    • BJo
    • 21 fevereiro 2020

     # 222

    Colocado por: Picareta
    Ainda agora comprei um imóvel, e fui eu que paguei a comissão.



    Por exemplo, se o imovel for publicado a 70 000 Euros terei de pagar comissao á imobiliaria? ou a Imobiliaria já tem a comissao incluida nesse valor?
  2.  # 223

    Não confundam as pessoas.
    Quem deve o valor da comissão é o cliente-proprietário, ou seja o vendedor.

    BJo, a pessoa que vai comprar só paga o valor anunciado, por exemplo 70.000,00 euros.
    Quando o negócio é concretizado, a pessoa que lhe vendeu a casa irá entregar o valor da comissão à imobiliária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJo
    • BJo
    • 21 fevereiro 2020

     # 224

    Colocado por: ADROatelierNão confundam as pessoas.
    Quem deve o valor da comissão é o cliente-proprietário, ou seja o vendedor.

    BJo, a pessoa que vai comprar só paga o valor anunciado, por exemplo 70.000,00 euros.
    Quando o negócio é concretizado, a pessoa que lhe vendeu a casa irá entregar o valor da comissão à imobiliária.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BJo



    Oh, Obrigado. finalmente.
  3.  # 225

    Colocado por: Paulo98Com o boom do mercado imobiliário assistiu-se a uma proliferação de imobiliárias, que nasceram como cogumelos em cada esquina com nomes exóticos, de preferência em Inglês, que fica bem...
    Simultâneamente aumentou em exponencial o numero de pseudo "consultores" imobiliários, que de imobiliário pouco ou nada percebem, mas também isso não interessa para nada, pois na mente deles basta ter é muita lábia para enganar os pacóvios...
    Não respeitam nada nem ninguém, colocar num anuncio que não quer ser contactado por imobiliárias, para eles significa: " ligue-me se faz favor", pois assim que coloca o anuncio é logo bombardeado com telefonemas e mails de pdeudo "consultores" imobiliários a prometerem-lhe que têm já um cliente em "carteira" para o seu imóvel, mas para isso vai ter de fazer um contrato de mediação imobiliária, de preferência com exclusividade. Esta é a chamada técnica da cenoura, você vai atrás da cenoura, assina o contrato e já está, fica nas mãos deles, pelo menos durante 6 meses vão fazer o que quiserem da sua casa, quanto ao cliente que lhe prometeram, esqueça, pois entretanto já comprou outra casa, ou outra coisa qualquer, pois eles têm um enorme reportório de tretas para lhe enfiarem, se não der esta já têm outra em "carteira".
    Muitos deles fazem-me lembrar as Testemunhas de Jeová, sem ofensa às mesmas, pois também andam a bater de porta em porta, de preferência à hora de jantar, que é quando você está em casa, a perguntar se você sabe se há algum apartamento para venda no prédio... Situação deprimente a que são obrigados pelas imobiliárias.
    Esta é uma área para a qual não é preciso ter qualquer formação nem aptidão e funciona como um escape para qualquer pessoa que fique desempregado ou não tenha emprego, é só ir a uma entrevista da treta e são logo contratados, o que dá azo a que a generalidade destes "consultores" nem sequer saber o que anda a fazer, pois não têm qualquer aptidão para o que estão a fazer. Aliás basta ver a rotatividade que existe no meio para perceber que a grande maioria deles desiste ao fim de algum tempo.
    Quanto às Imobiliárias, essas apenas se preocupam com os seus lucros e estão pouco ou nada interessadas nos clientes, querem é ter muitos imóveis angariados, fazer as vendas dos que lhes interessam e os clientes que se lixem, pois vão-se uns mas vêm outros que entretanto caíram no engodo da conversa que têm um cliente para o seu apartamento...
    Resumindo: com as ferramentas que existem hoje em dia ninguém precisa desta gente para nada e pode vender o seu imóvel com muito mais facilidade sem recurso a imobiliárias, pois muitas vezes a diferença entre vender ou não vender está precisamente no valor estapafúrdio da comissão das imobiliárias.
    Concordam com este comentário:Vera3107,Sr.io,Pedrobbed,Azulnauta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:21papaleguas,Pedrobbed
  4.  # 226

    A opinião é respeitável como todas, o ser humano é livre para pensar e decidir pelo que mais lhe agrada.

    Cito um exemplo , sabe o que ´uma ficha técnica ? e um distrate ? e um direito de preferencia ? e uma planta de localização ? e um Certificado energético e como valoriza-lo ?

    Quando compro 1 carro , vou ve-lo e falo com o vendedor , se não me der confiança , saio de fininho...e pouco me importa se gosto ou não, é a confiança que me vai obrigar a decidir a compra.

    O Paulo tem , por certo uma má experiencia e até pode saber tratar de vender , um imovel , mas concordará que as sua motivações são , dúbias e pouco consistentes...porque se fixa apenas na comissão...SE A SUA RAZÂO È VENDER...que importa a comissão ? Sabia que pode abate-la nas mais valias ? e sabe como deduzir os valores a pagar ? e na comissão que paga , dará importância à qualidade do comprador ( perfil, motivações a comprar, segurança e estabilidade com quem compra , e acima de tudo confiar em que lhe vende ) a comissão é realmente o menos importante. O medo é estrategia que já não funciona , hoje trabalha-se nos serviços a dar ao cliente e numa estrategia planificada para promoção do bem imovel.

    A venda emocional desse bem não é para quem se preocupa com comissões e não com o "talento" de ser reconhecido pelo seu trabalho.
  5.  # 227

    A LEI È CLARA e multa quem não tem certificado energético, a multa pode ir aos 3500 €.

    Casa em ruinas ? Terreno ?

    O especialista aprendeu e como tudo na vida é a historia do parafuso .... desapertar o parafuso 0.10 cts , descobrir o parafuso 100 €...
  6.  # 228

  7.  # 229

    Colocado por: Paulo98https://www.dinheirovivo.pt/economia/boom-de-queixas-contra-agencias-imobiliarias/


    Atenção que muitas destas queixas são verdadeiros disparates de pessoas que pagam as reservas dos imóveis e os contratos promessa e depois não conseguem crédito e querem devolução do que já deram...
    • eu
    • 2 março 2020

     # 230

    Colocado por: simancasSE A SUA RAZÂO È VENDER...que importa a comissão


    Então agora o custo dos serviços não importa?
  8.  # 231

    Caríssimos, acho que neste tópico estão a ser confundidas umas quantas áreas que não cabe a um promotor imobiliário mediar.
    P. exemplo, os pormenores construtivos, além daqueles que são consultáveis pela documentação exigida por lei para a venda ou aluguer, não têm necessariamente e muito menos obrigatoriamente de ser conhecidos pelo promotor. Logo problemas daí derivados dificilmente lhe podem ser achacados.
    Aliás se repararmos no artigo referido atrás por Paulo98, as queixas sobre os visados promotores prendem-se por larga maioria, com falhas de cumprimento em aspectos burocráticos, de compromisso, de assessoramento, em suma falta de profissionalismo e de seriedade.
    A sua função é promover a ação (venda ou aluguer) do bem no seu estado e assessorar as partes (vendedor e comprador) na recolha de documentação necessária e restantes ações acessórias tendentes à boa concretização do negócio. Por maioria de razão que só recebe a comissão se o negócio se concretizar.
    Neste assessoramento está obviamente incluído o aconselhamento ao comprador de que deve previamente assegurar cobertura bancária para um eventual empréstimo p.ex.., entre outros.

    Sucede porém que estes profissionais, demasiadas vezes não têm de facto formação adequada/suficiente para a função e não são devidamente supervisionados pelos seus responsáveis. Daí que se conclua que apesar de haver gente boa na actividade, há claramente gente a mais e de fraca qualidade.

    E esta é que a verdadeira "praga" dos promotores imobiliários, cujos nefastos efeitos não só penalizam o público, mas sobretudo descredibiliza o sector e cataloga os profissionais como pessoa pouco credível e trafulha.

    Uma solução passaria por aperfeiçoar e aumentar a legislação sobre o tema, sobretudo responsabilizando fortemente as empresas (ou individuais) no excercício da atividade, levando a um maior cuidado e nível de exigência, na contratação, formação e supervisão dos promotores.

    Um bom negócio só o é quando todas as partes o concluem satisfatoriamente, nomeadamente ao nível de expectativas e ganhos.
    Como já alguém aqui referiu o valor da comissão é de somenos, perante o chorilho entraves e prejuízos que um NÃO negócio representa.
    • eu
    • 2 março 2020

     # 232

    Colocado por: Kduvidaso valor da comissão é de somenos


    ...quando são os outros a pagar.
  9.  # 233

    Caro Eu,
    Por questões de semântica também lhe poderíamos chamar honrários:) e que como qualquer trabalho, tem de ser remunerado por algum dos interessados no serviço. Não obstante esta é uma das muitas áreas em que felizmente existe a opção "faça você mesmo". Portanto, quem achar que não existe mais valia em recorrer a um promotor, pode sempre tratar de tudo sozinho sem pagar qualquer comissão. Eu já o fiz e não correu mal, tive foi mais trabalho.

    Porque acho útil ao tópico que até tem no título a palavra "CONSULTORES", vou deixar aqui mais umas opiniões.
    Um promotor na sua experiência de vendas deve dominar perfeitamente o produto e suas características, bem como os conceitos, levantamento de necessidades e limitações, diagnóstico, venda útil direcionada, etc... A parte de "consultoria" chamemos-lhe assim, assiste porque, por estranho que pareça grande parte das pessoas carecem de apoio na tomada de decisão e estabelecimento de prioridades aquando da compra e alguns da venda.
    Por isso, em boa verdade pode até deduzir-se que de uma boa consultoria pode resultar não haver negócio.

    Um promotor/vendedor especializado verdadeiramente profissional ao ponto de poder ser considerado um consultor, é alguém que nunca força a venda, mas consegue induzi-la no comprador de forma sustentada e consolidada. Daí que nestes casos, os ganhos obtidos (não necessariamente €€) pela sua intervenção fazem com que os seus honorários/comissões sejam de somenos e se transformem isso sim numa mais valia para o cliente.

    Pessoalmente já recorri uma meia dúzia de vezes a promotores imobiliários (tanto como comprador como vendedor) e sempre correu bem. Embora numa das ocasiões cedo se percebeu que não haveria negócio salutar com a outra parte.
    Obviamente que para isto acontecer, fiz o meu trabalho de casa e fui consequentemente exigente.
    Posso até acrescentar que numa das situações paguei uma comissão de 8% e não fiquei minimamente arrependido, pois o que eu tinha determinado receber pelo bem estava assegurado. Por isso não me custou nada pagar:):)
  10.  # 234

    Colocado por: KduvidasCaro Eu,
    Por questões de semântica também lhe poderíamos chamar honrários:) e que como qualquer trabalho, tem de ser remunerado por algum dos interessados no serviço. Não obstante esta é uma das muitas áreas em que felizmente existe a opção "faça você mesmo". Portanto, quem achar que não existe mais valia em recorrer a um promotor, pode sempre tratar de tudo sozinho sem pagar qualquer comissão. Eu já o fiz e não correu mal, tive foi mais trabalho.

    Porque acho útil ao tópico que até tem no título a palavra "CONSULTORES", vou deixar aqui mais umas opiniões.
    Um promotor na sua experiência de vendas deve dominar perfeitamente o produto e suas características, bem como os conceitos, levantamento de necessidades e limitações, diagnóstico, venda útil direcionada, etc... A parte de "consultoria" chamemos-lhe assim, assiste porque, por estranho que pareça grande parte das pessoas carecem de apoio na tomada de decisão e estabelecimento de prioridades aquando da compra e alguns da venda.
    Por isso, em boa verdade pode até deduzir-se que de uma boa consultoria pode resultar não haver negócio.

    Um promotor/vendedor especializado verdadeiramente profissional ao ponto de poder ser considerado um consultor, é alguém que nunca força a venda, mas consegue induzi-la no comprador de forma sustentada e consolidada. Daí que nestes casos, os ganhos obtidos (não necessariamente €€) pela sua intervenção fazem com que os seus honorários/comissões sejam de somenos e se transformem isso sim numa mais valia para o cliente.

    Pessoalmente já recorri uma meia dúzia de vezes a promotores imobiliários (tanto como comprador como vendedor) e sempre correu bem. Embora numa das ocasiões cedo se percebeu que não haveria negócio salutar com a outra parte.
    Obviamente que para isto acontecer, fiz o meu trabalho de casa e fui consequentemente exigente.
    Posso até acrescentar que numa das situações paguei uma comissão de 8% e não fiquei minimamente arrependido, pois o que eu tinha determinado receber pelo bem estava assegurado. Por isso não me custou nada pagar:):)



    Vai desculpar...mas 8% de comissão é um disparate! Foi roubado!

    Vendo dezenas de imóveis por ano e nem 5% sequer alguma vez paguei.

    Quanto a consultores experientes e verdadeiramente competentes...conheci talvez dois. O resto era tudo refugo.
  11.  # 235

    Carlos, mas você é o Deus do imobiliário na Europa, já se percebeu.
    Só você é que sabe fazer negócios e os outros são todos comidos de cebolada.
  12.  # 236

    Colocado por: Nasa1989Carlos, mas você é o Deus do imobiliário na Europa, já se percebeu.
    Só você é que sabe fazer negócios e os outros são todos comidos de cebolada.


    Nem perto! Mas os que pagam 8% de comissão a uma imobiliária são chamados pelas mesmas de "patos".
  13.  # 237

    Colocado por: carlos_miguel_gomesNem perto! Mas os que pagam 8% de comissão a uma imobiliária são chamados pelas mesmas de "patos".

    Eu devo ser mais um pato, já paguei mais do que isso, e eu era o comprador.
  14.  # 238

    Colocado por: Picareta
    Eu devo ser mais um pato, já paguei mais do que isso, e eu era o comprador.


    O comprador nem sabe quanto é a comissão. Isso é entre o vendedor e a imobiliária. O comprador só paga a comissão indirectamente.
    • eu
    • 3 março 2020

     # 239

    Colocado por: KduvidasCaro Eu,
    Por questões de semântica também lhe poderíamos chamar honrários:) e que como qualquer trabalho, tem de ser remunerado por algum dos interessados no serviço. Não obstante esta é uma das muitas áreas em que felizmente existe a opção "faça você mesmo". Portanto, quem achar que não existe mais valia em recorrer a um promotor, pode sempre tratar de tudo sozinho sem pagar qualquer comissão. Eu já o fiz e não correu mal, tive foi mais trabalho.


    De acordo.

    Só discordo quando dizem que o valor da comissão é um "pormenor irrelevante" ou "somenos", pois um valor de 5% + IVA com um mínimo de 5000€ + IVA (o valor típico das comissões) é, na minha opinião, um valor exagerado para o serviço prestado.

    Mas lá está: só paga quem quer. Atualmente, os particulares têm tantas ferramentas online para divulgar os imóveis que na maior parte dos casos (há exceções, claro) não se justifica o recurso a uma imobiliária.

    Eu vendi diretamente um imóvel há um ano e foi um processo rápido, simples e não deu quase nenhum trabalho. Se dividir os 6000 € de comissão que teria que pagar pelas horas que perdi a mostrar o imóvel e a tratar de papeladas, dá mais de 300 € a hora. Acho que foi um tempo bem perdido...
  15.  # 240

    Colocado por: eu

    De acordo.

    Só discordo quando dizem que o valor da comissão é um "pormenor irrelevante" ou "somenos", pois um valor de 5% + IVA com um mínimo de 5000€ + IVA (o valor típico das comissões) é, na minha opinião, um valor exagerado para o serviço prestado.

    Mas lá está: só paga quem quer. Atualmente, os particulares têm tantas ferramentas online para divulgar os imóveis que na maior parte dos casos (há exceções, claro) não se justifica o recurso a uma imobiliária.

    Eu vendi diretamente um imóvel há um ano e foi um processo rápido, simples e não deu quase nenhum trabalho. Se dividir os 6000 € de comissão que teria que pagar pelas horas que perdi a mostrar o imóvel e a tratar de papeladas, dá mais de 300 € a hora. Acho que foi um tempo bem perdido...


    O problema de vender directamente é Apenas o tempo e paciência que tem de dispor para visitas, gente que se atrasa nas vistas, gajos que telefonam com propostas ridículas, gajos que depois não aparecem, gajos que depois não têm crédito, gajos que pedem todos as mesmas informações, deslocações e deslocações para ir mostrar a casa, etc, etc, etc... É preciso tempo e pachorra e portanto nisso tenho de dizer que a comissão da imobiliária até é barata.
 
0.0597 seg. NEW