Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu perdi a colmeia q tinha lá em casa por causa dessa praga... todos os dias, por volta das 18h ia ver a colmeia e em 10 - 15 minutos q lá estava, matava mais de 10 - 12 vespas asiáticas...
    O método utilizado, foi o mesmo q o TicMic falou, uma raquete em madeira... de salientar q a vespa é dura como tudo.
    Quanto ao serem agressivas, não as achei mais agressivas q as vespas "normais" (as amarelas)... até as abelhas meliferas se fizermos movimentos rápidos com os braços estamos mais propensos a ser atacados...

    Coloquei duas garrafas com as receitas q vi na net e não deu grande resultado, numa garrafa devo ter apanhado uma dúzia se tanto...
    Não contactei as autoridades, pois não faço ideia onde esteja o ninho...
  2.  # 22

    Colocado por: NTORIONMaçarico

    Não é fácil com o maçarico (pelo menos com o pequeno q utilizei), elas são bastante resistentes e rápidas... tive mais "sucesso" com a raquete de madeira...
  3.  # 23

    O registo no ICNF ajuda a perceber a evolução da praga, no entanto.
    Eu também as mato, e se vir um ninho que esteja ao alcance também sei com o destruir. A vespa velutina, para o ser humano, é como a vespa normal em termos de picada. Se for alérgico tanto fica afectado pela vespa europeia como pela vespa velutina e até pela abelha/abelhão comum.

    Tinha um ninho de tamanho considerável num poste de alta tensão junto à casa do meu pai. Pelo sitio que estava não era acessível para o retirar pelo que foi denunciado e trataram de o tirar e destruir de um dia para o outro.
  4.  # 24

    As fotos do ninho, algumas foram através de uns binóculos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
      received_158269771777776.jpeg
      received_873496346187184.jpeg
      received_288761001739480.jpeg
  5.  # 25

    impressionante!!!!
    Concordam com este comentário: nunos7
  6.  # 26

    Colocado por: Vítor MagalhãesEu também as mato, e se vir um ninho que esteja ao alcance também sei com o destruir

    Vítor, mas ao destruir o ninho na altura errada, faz com q fiquem muitas vespas à "solta" e possam formar mais ninhos, tinha ouvido falar q a técnica é colocar um tipo de veneno no interior do ninho q mata as q estão no ninho e vai matando as q vão chegando à colmeia... e só passados uns dias é q removem o ninho por completo...
  7.  # 27

    Colocado por: Vítor Magalhãeshttp://www.sosvespa.pt/

    Fui ver o link, e pensava eu q podia ter algum formulário electrónico para preencher, quando aquilo é uma página à "word" com link para descarregar um formulário e depois a indicação do q se deve fazer com o mesmo... o ICNF no seu site não podia ter criado um formulário para q as pessoas pudessem fazer isso de forma mais célere?!?!?
    • hangas
    • 17 outubro 2019 editado

     # 28

    Colocado por: nunos7o ICNF no seu site não podia ter criado um formulário para q as pessoas pudessem fazer isso de forma mais célere?!?!?


    Tipico, quando quem está à frente destes serviços e toma estas decisões são nomeações politicas que não têm qualquer noção das coisas. Também ajuda não haver na esfera publica um departamento central responsável pela politica digital do governo.

    E o que mais me incomoda é que provavelmente esse "site" foi um ajuste direto de alguns milhares a um amigo.

    Há uns quantos "Institutos de Gestão Informática e Financeira" para os varios ministérios, mas duvido da sua utilidade ou conhecimentos. Basta ver a mistura entre Informática e Finanças no mesmo organismo.

    Curiosamente estou neste momento a trabalhar num projecto para o Governo do UK (GOV.UK) e fiquei surpreendido pelo esforço que existe em que todas os sites gov.uk sejam coerentes do ponto de vista estético e funcional, da quantidade de horas gastas em User Reasearch, com entrevistas a paineis de potenciais utilizadores do serviço para ter a certeza que o serviço responde às suas necessidades, continuamente durante o desenvolvimento. (No meu projeto isto é feito todas a semanas e está constantemente a ser alterado)
    Da quantidade de requisitos técnicos em termos de acessibilidade, para ter a certeza que mesmo pessoas invisuais possam usar os serviços digitais usando as funcionalidade de acessibilidade standards dos seus equipamentos, etc.

    Antes de ir para o ar é escrutinado do ponto de vista de segurança, RGPD, performance, conteúdos, etc.

    Além do mais, tudo isto é publico.
    Guia padrão para os serviços - https://www.gov.uk/service-manual/service-standard
    Depois de lançados a performance de todos os serviços é medida do ponto, principalmente o custo-beneficio.
    https://www.gov.uk/performance.


    Mas também é verdade que nem tudo é mau e não quero parecer o tipo emigrante que acha que cá fora é que é bom. O projecto da Queixa Crime Electrónica parece-me bem conseguido e o site da AT bastante completo, embora do ponto de vista de usabilidade deixe muito a desejar.
  8.  # 29

    Colocado por: nunos7
    Vítor, mas ao destruir o ninho na altura errada, faz com q fiquem muitas vespas à "solta" e possam formar mais ninhos, tinha ouvido falar q a técnica é colocar um tipo de veneno no interior do ninho q mata as q estão no ninho e vai matando as q vão chegando à colmeia... e só passados uns dias é q removem o ninho por completo...


    Tem que ser feito à noite quando se encontram praticamente todas no ninho.
    É estar bem protegido e levar um saco para meter o ninho lá dentro. A imaginação depois é o limite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  9.  # 30

    @hangas, não sei o que aconteceu com o site sosvespas mas anteriormente não eram dois atalhos para preencher formulários, era um website onde se podia fazer upload directo de fotos e fazer pinpoint dos locais onde encontramos as vespas e/ou ninhos.

    Edit: Esta informação ainda está disponivel no site do ICNF, obviamente desactualizada.
    http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/vespa-comunicar-ocorrencias
  10.  # 31

    Algo assim faz muito mais sentido embora questione toda a chatice de criar uma conta de utilizador.
    (há outras soluções para serviços ocasionais, como magic links, em que se introduz apenas o email e recebe-se um link que garante acesso autenticado ao site por um período de tempo e permite ao utilizador voltar mais tarde para verificar o estado do processo ou fazer alterações)

    Mas sim, parece óbvio que aconteceu qualquer coisa e alguém recorreu a uma solução rudimentar. Mas mesmo esta podia pelo menos ter uma melhor apresentação. Até um formulário do Google forms seria mais funcional como medida temporária.
  11.  # 32

    Colocado por: hangasAlgo assim faz muito mais sentido embora questione toda a chatice de criar uma conta de utilizador.
    (há outras soluções para serviços ocasionais, como magic links, em que se introduz apenas o email e recebe-se um link que garante acesso autenticado ao site por um período de tempo e permite ao utilizador voltar mais tarde para verificar o estado do processo ou fazer alterações)

    Mas sim, parece óbvio que aconteceu qualquer coisa e alguém recorreu a uma solução rudimentar. Mas mesmo esta podia pelo menos ter uma melhor apresentação. Até um formulário do Google forms seria mais funcional como medida temporária.


    Ao inicio também me pareceu um processo muito "burocrático", mas considerando que são disponibilizados meios para irem ao local da denuncia, o que implica custos, pareceu-me de todo sensato para evitar denuncias não fundamentadas e de chacota.
  12.  # 33

 
0.0207 seg. NEW