Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Lol... também já há imitações chinesas de "ervas"?
  2.  # 222

    Poolgarden agradeço o Feedback em relação a este problema.

    Efectivamente na minha opinião é depois de ler atentamente estas 12 páginas de discussão noto que a segunda fotografia demonstra uma especie de gramínea chamada ‘Stenotaphrum Secundatum’, a tal grama que referiu ou também conhecida como graminha de Santo Agostinho e nisso estou de acordo consigo. Noutra questão que estou de acordo consigo,seria a inexistência do tal mal-afortunado blissus, faço regulares observações dos solos( no intuito de observar a biodiversidade existente no mesmo) desde que esta situação despultou no ano passado e nunca vi este insecto.
    Agora uma coisa e certa, muitas vezes problemas diferentes demonstram resultados semelhantes e por isso ser tao importante esta partilha entre todos, dado que este é um problema recente penso que o teste e a tentativa são o caminho. Como disse numa discussão anterior vou experimentar a sua solução num pequeno espaço do relvado e ver quais são os resultados, como já disse já utilizei o lebron numa parte á espera que a chuva o encaminha se para baixo, também sei que nesta altura os insectos estão domentes e com menos actividade mas pensei que poderia aproveitar e utilizar este tipo de insecticidas forte sem risco para os proprietários(já que utilizam pouco o relvado nesta altura).
    agora a questão que lhe coloco é, depois de ter colocado as fotografias do relvado em questão é vendo o estado do mesmo,qual seria o passo a seguir?

    Agradeço a todos o Feedback e continuemos a discutir estas questões, que por sinal estamos a contribuir para descobrir uma solução.
  3.  # 223

    Atenção a todos e não será novidade para ninguém, mas o escalrracho neste momento não desenvolve praticamente nada. A ser um fungo, opinião que tenho uma certa inclinação neste momento também está inativo. Só com calor é que aparecerá.

    Grande Leonor, os chineses fazem tudo. Lol
  4.  # 224

    Fotografia dos danos criados pelo insecto Blissus insularis no relvado (Stenotaphrum secundatum) de um cliente perto de Sintra,inícios de Novembro deste ano (2020)
      2020_11_19_Manutenção_(percevejo_escalracho) (12).jpg
      2020_11_19_Manutenção_(percevejo_escalracho) (16).jpg
  5.  # 225

    Por curiosidade, um despacho publicado na Cooperativa Agrícola de Colares sobre a praga
    Concordam com este comentário: Sérgiojf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MFSTB, Tiagoamorim34
  6.  # 226

    Ola boa tarde, tenho um relvado de santo Agostinho de 30m2 que foi atacado pelo bichinho blissus. foi atacado com inseticidas e os blissus adultos desapareceram todos o certo é que o relvado ainda continua a morrer e fiz uma pesquisa na relva e ha uns bichinhos minúsculos brancos e alguns castanhos será que sao blissus juniores?
  7.  # 227

    É este o bicho
      20201222_181932.jpg
  8.  # 228

    Colocado por: Tiagoamorim34É este o bicho


    Acho que não
  9.  # 229

    Esta foto é com muito zoom pq o bicho é minúsculo e há milhares deles n sei se sera outro bicho que habita entre a terra e a relva e até pode ser inofensivo. O relvado está assim apesar de poder estar a hibernar o certo é que esta sempre a ficar com partes mais secas.
      20201222_181907.jpg
    • lmcaet
    • 22 dezembro 2020 editado

     # 230

    Colocado por: Jessica HortaFotografia dos danos criados pelo insectoBlissus insularisno relvado (Stenotaphrum secundatum) de um cliente perto de Sintra,inícios de Novembro deste ano (2020)
      2020_11_19_Manutenção_(percevejo_escalracho) (12).jpg
      2020_11_19_Manutenção_(percevejo_escalracho) (16).jpg

    Este relvado é de grama Santo Agostinho?
  10.  # 231

    Colocado por: Tiagoamorim34Esta foto é com muito zoom pq o bicho é minúsculo e há milhares deles n sei se sera outro bicho que habita entre a terra e a relva e até pode ser inofensivo. O relvado está assim apesar de poder estar a hibernar o certo é que esta sempre a ficar com partes mais secas.


    Esse relvado até está bom para o inverno. Deixe assim. Está a descançar
  11.  # 232

    Boa tarde a todos,

    À semelhança de muitos no fórum, deparo-me com o mesmo problema - toda a zona de "relvado" encontra-se neste momento completamente seca. Sempre pensei que se tratasse de escalracho mas tendo em conta as diferenças referidas no fórum confesso que já não tendo a certeza absoluta mas a verdade é que o relvado está em muito mau estado.

    Li com atenção os vários comentários e percebo que se trata de uma problema relativamente novo e que ainda não há uma solução unânime para a sua resolução. No entanto, gostava de perguntar aos profissionais deste fórum se tendo em conta o estado do relvado (visível nas fotos), vale a pena tentar utilisar algumas das soluções apresentadas ou o mesmo já não tem salvação e mais vale retirar e pôr um novo?

    Trata-se de uma área considerável (mais de 500m2) pelo que qualquer solução passará por um investimento substancial por isso gostava de obter várias opiniões antes de tomar uma decisão.

    Muito obrigado a todos(as) pelos vossos contributos.
      Photo 1.jpg
    • eu
    • 27 janeiro 2021 editado

     # 233

    Se isso for escalracho, é normal que fique assim com temperaturas muito baixas. Assim que vier a primavera ele renasce.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SACS, Damas91
  12.  # 234

    a geada lixa o escalracho todo.. pode não ser fungo.
    Concordam com este comentário: SACS, Damas91
  13.  # 235

    Para já não fazia nada... há variedades que ficam amarelas no inverno e com o gelo que fez a "erva" ficou toda queimada.
    Provavelmente vai recuperar sozinho. Talvez seja apenas necessârio renovar pequenas áreas
  14.  # 236

    O enxofre funciona com este bicho?
  15.  # 237

    Obrigado a todos os primeiros comentários. Espero que tenham razão mas receio que seja mais do que as consequências do frio. De facto, todos os anos a relva hiberna no inverno e fica mais seca e com um tom amarelado. No entanto nunca ficou neste estado e este processo começou mais cedo do que os dias frios que tivemos nas últimas semanas... Penso que será uma das opções avançadas neste fórum (fungo ou Blissus insularis) e que o frio contribuiu para uma aceleração ainda mais rápida do processo.
  16.  # 238

    Blissus?
      65C6C8C8-6E97-4F5D-894C-AF9392964A29.jpeg
      C1186537-DF16-4BA9-9076-F9793289C24E.jpeg
    • zed
    • 2 março 2021

     # 239

    Tem de procurar nas zonas verdes junto às zonas destruídas se o percevejo está presente. Levanta as folhas e procura na zona das raízes.

    As fotos para identificação estão numa página anterior do tópico.
  17.  # 240

    Olá a todos
    Ando nesta saga da relva deste o ano passado - zona da Verdizela.
    Começou por algumas zona com aparência seca e eu associei a falta de água. Mas ia vendo o jardim a definhar de dia para dia.
    Levei fotografias a uma casa especializada e disseram-me que era um fungo. Depois disso reparei que as paredes estavam cheias de insectos, os tais Blissus. Rapidamente fiquei com a relva toda do jardim com aspecto de palha seca.
    Neste momento não tenho insectos desses mas tendo em conta que parece não ter solução possível queria saber a vossa opinião sobre replantar/semear tudo novamente agora que está a chegar a Primavera. Arrancar tudo, revolver a terra e semear de novo?
    Obrigada
 
0.0588 seg. NEW