Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

    Experimente a lixívia. Não custa nada tentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RosaSilva
  2.  # 342

    Lagarta do pinheiro???? perdoe mas esse senhor é jardineiro há quantos minutos.

    Perdoe a brincadeira.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 343

  4.  # 344

    Saudações a todos!
    Tendo em atenção a situação atual de susceptibilidade do escalracho a estes novos ataques conforme aqui descrito em diversos posts, venho perguntar qual a vossa opinião sobre qual a melhor alternativa para a instalação de um relvado com cerca de 500 m2, em solo arenoso, zona de Sintra.
    Obrigado
  5.  # 345

    Colocado por: ervadomatode um relvado com cerca de 500 m2,

    500m2 de relvado é um atentado à natureza por causa do consumo de água ainda que seja de furo ou poço
    • eu
    • 14 junho 2022

     # 346

    Colocado por: Paramonte500m2 de relvado é um atentado à natureza por causa do consumo de água ainda que seja de furo ou poço

    Então o que dizer dos campos de golfe no Algarve...
  6.  # 347

    Colocado por: euEntão o que dizer dos campos de golfe no Algarve

    Também são. Duas coisas erradas não fazem uma coisa certa
    Concordam com este comentário: Mnel
    • eu
    • 15 junho 2022

     # 348

    Colocado por: ParamonteTambém são. Duas coisas erradas não fazem uma coisa certa

    Se um jardim é um "atentado à natureza", quais são as palavras que usa para classificar os campos de golfe no Algarve ?
  7.  # 349

    Colocado por: euSe um jardim é um "atentado à natureza", quais são as palavras que usa para classificar os campos de golfe no Algarve ?


    Duas palavras para esses campos de golf: Um horror. Porque gastam milhares de m3 de água e depois pelos fertlizantes que usam. Quem mora perto de campos de golf não pode uear água de furo ou poço porque está tudo contaminhado com os ferttilizantes que vão para o lençol freatico-
    Deviam ser obrigados a usar água do mar des-salinizada, com o processo pago por eles
    Concordam com este comentário: Mendes dinis, Mnel, RosaSilva
  8.  # 350

    Bom dia. Tenho uma área de aproximadamente 200m de escalracho em Porto Salvo, Oeiras e em 2021 começou a secar. Usei vários produtos, sem qualquer resultado e muito dinheiro gasto. Tentei a lixivia como indicou e a praga parou. Agora vou fazer novo tratamento com a lixivia poia voltou a aparecer. Obrigada pela sugestão.
  9.  # 351

    Em Oeiras, o ano passado tentei a solução de 200ml de lixivia para 10l de água e parece ter resultado. Vou voltar a fazer o mesmo este ano pois voltou a aparecer. Há um situação que noto: na zona de mais sombra, onde tenho pinheiros e uma ameixoeira não se nota a praga.
  10.  # 352

    O Bicho voltou - de novo no Estoril 4 Julho!

    O Coop. Agríc. de Sintra tem recebido relatórios do bicho (Blissus) de novo na zona de Cascais. Infelizmente não é surpresa com este novo calor. Também detectei nestes últimos dias aqui no Estoril. Muito pena….

    Para quem que ver um sumário completa sobre o bicho (como detectar etc) é sugestões relacionadas vê então post
    #299
    neste Fórum.

    Estou a tentar Ercole granulado - segue um foto de um pequeno experimente - um copo com 14 bichos Blissus (andam aqui na parede branco ao lado do relvado!) e 10 grânulos - pouco aconteceu quando seco mas depois de ter adicionado 3 pingos de água (activou as químicas…) começou a mata todos. Nada garantido mas vale o que vale. Estou também a pensar de experimentar com a sugestão de lixívia numa área pequena…..

    Boa sorte a todos - está praga é real e devastador.
      CDA2C3A1-5CFE-4059-8329-8BEBC67D8C2C.jpeg
  11.  # 353

    Boa tarde,

    Estou com exactamente o mesmo problema.
    Nesta altura em Agosto 2022 já se sabe melhor que insecticida usar?

    O meu jardineiro insiste em usar BELEM PRO 0,8mg com Cipermetrina e parece que está a ter resultados muito fracos. Quebrou a velocidade de propagação mas continua lentamente a tomar o relvado...

    Ajuda e bem vinda :)

    Obrigado,
    Luis Costa
  12.  # 354

    Colocado por: Paramonte

    Duas palavras para esses campos de golf: Um horror. Porque gastam milhares de m3 de água e depois pelos fertlizantes que usam. Quem mora perto de campos de golf não pode uear água de furo ou poço porque está tudo contaminhado com os ferttilizantes que vão para o lençol freatico-
    Deviam ser obrigados a usar água do mar des-salinizada, com o processo pago por eles
    Concordam com este comentário:Mendes dinis,Mnel,RosaSilva

    Muita ignorância acerca do funcionamento dos campos de golfe. A grande percentagem da rega dos campos de golfe vem dos lagos que fazem parte dos mesmos e com agua da chuva - são impermeabilizados. E quando não chega a agua da chuva usam furos próprios. Ao contrário das milhares de piscinas no Algarve e não só que quase só usam agua tratada. A contaminação é outro mito, basta ir á Herdade da Aroeira com 2 campos e a maioria das vivendas na urbanização tem furos de agua que usam para a rega e para as piscinas. E se estiverem em Lisboa visitem o Campo do Paço do Lumiar onde 100% da rega é feita a partir dos lagos próprios que até já foram usados pelos helicópteros de combate aos incêndios. E já agora visitem a estação de tratamentos de lixo ao lado, uma verdadeira fonte de contaminação e de cheiros, ratos e lixo espalhado nos acessos.
    Concordam com este comentário: Poolgarden
  13.  # 355

    Colocado por: lcosta64Boa tarde,

    Estou com exactamente o mesmo problema.
    Nesta altura em Agosto 2022 já se sabe melhor que insecticida usar?

    O meu jardineiro insiste em usar BELEM PRO 0,8mg com Cipermetrina e parece que está a ter resultados muito fracos. Quebrou a velocidade de propagação mas continua lentamente a tomar o relvado...

    Ajuda e bem vinda :)

    Obrigado,
    Luis Costa
  14.  # 356

    Colocado por: PoolgardenÉ o último post que irei colocar.

    Quando detetei o problema e lancei esta discussão/debate na expectativa de encontrar uma solução, não imaginava que a mente humana era tão mesquinha ao ponto de só se preocupar em rebater e enxovalhar as ideias ou soluções apresentadas por outras pessoas.
    Sendo um assunto sério que afetou com elevados custos morais e financeiros a todos os que aqui vieram, julguei existir mais humildade e algum reconhecimento para os que pesquisam e partilham as suas experiências com algum sucesso. Nem mesmo com uma entidade como o ISA a recomendar o que indiquei a mente humana continua a insistir na jocosidade e mais preocupada com todos os acessórios e periféricos do que simplesmente experimentar.
    Enfim humanos, que atrás de um telefone ou computador somos todos heróis bullinguistas. Enchemo-nos de orgulho mas continuamos a ver os relvados a morrer.
    Até sempre e divirtam-se a ver quem enterra mais os outros.
    Concordam com este comentário: Poolgarden
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Poolgarden
    • LO
    • 27 agosto 2022 editado

     # 357

    Bom dia,
    Não será o parasita Pythium que está a dizimar os relvados?
    Nada que um bom fungicida sistémico não revolva. Digo eu!

    Saudações.
  15.  # 358

    Colocado por: CarvaiMuita ignorância acerca do funcionamento dos campos de golfe. A grande percentagem da rega dos campos de golfe vem dos lagos que fazem parte dos mesmos e com agua da chuva - são impermeabilizados. E quando não chega a agua da chuva usam furos próprios


    Peço desculpa mas lá por a água vir de furos, não signifuca que se possa esbanjar. Quando os furos são usados em excesso podem ficar secos (o que tem acontecido aos montes) ou salinizar se for perto do mar. Daí que para fazer furo é preciso pedir autorização. Água púbilca de Almada é abastecida sobretudo de furo.



    Colocado por: Carvaicontaminação é outro mito, basta ir á Herdade da Aroeira com 2 campos e a maioria das vivendas na urbanização tem furos de agua que usam para a rega e para as piscinas


    Moro perto da herdade e tenho lá amigos. A água de furo está contaminada e muitos nem a querem usar para a piscina.Usam para rega apenas. Mas estar contaminada é que interessa aqui. Contaminada pelos quimicos dos fertilizantes e herbicidas para fazer os relvados de golf. Lá por haver pessoas que as uasam nas piscinas, cada um sabe de si, ou mesmo para consumo em casa, sei de dois casos na Herdade.


    Colocado por: CarvaiA grande percentagem da rega dos campos de golfe vem dos lagos que fazem parte dos mesmos e com agua da chuva - são impermeabilizados.


    Você é um poeta!
    E a água dos Lagos vem de onde? Vem da chuva quando chove. Alguns lagos (poucos) vêm de nascente mas mesmo esses estão a esvaziar. Tem que meter uma coisa na cabeça: se não chover o suficiente relativamente ao consumo, todos os lagos, rios e nascentes têm tendência a desaparcer. Vá ver o castelo de Almorol veja o desastre. Neste momento há lugares no rio Tejo que se atravesam, de uma margem à outra, a pé. Os reservatórios de água da chuva da Herdade da Aroeira estão enlamedaos e exauridos. Mesmo quando estavam cheios a bomba de água do furo (que fica na estarda para o restaurante do golf) trabalhava quase permanentemente, um crime na minha opinião. Por acsao reparou que na Herdade deixaram de regar os passeios?

    Você deve ser o primeiro a dizer que os campos de golf não têm impacto ambiental porque a água vem duns miraculosos"lagos" ou é da chuva, ou então faz-se um furo e já está, como se a água dos furos fosse inesgotável. Alem disso você sabe qual a quantidade de fertelizante químico que eles usam para manter os relnados do golf verdinhos? Ah espere lá, devem usar bosta de cavalo...
    Concordam com este comentário: Mnel
  16.  # 359

    Colocado por: VendrellSó um update.
    Está aqui o culpado das manchas que apareceram no meu relvado.
    No meu caso nao foi nem blissus nem fungo, foi mesmo larva e lagarta de Noctuidae.
      42A6CD33-2447-4870-A50C-B75EEE2F4EC2.jpeg


    Alguem pode ajudar a matar estas?? :D
  17.  # 360

    Colocado por: lmarques21

    Alguem pode ajudar a matar estas?? :D
      42A6CD33-2447-4870-A50C-B75EEE2F4EC2.jpeg
 
0.0781 seg. NEW