Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos os membros aqui do fórum,

    Já á algum tempo que acompanho as mais variadas discussões aqui no fórum no entanto é a primeira vez que abro aqui um tópico, gostaria de contar com a ajuda de alquém que já tenha passado pelo processo de construção de uma casa para tirar algumas duvidas!

    Já coloquei em Julho todos os projetos na CML em comunicação previa e após vários pedidos de orçamento para a construção da moradia, acho que vou optar pela construção á "peça", já sei que vou ter muitas dores de cabeça, vai demorar mais tempo, mas face aos valores envolvidos acho que irá valer a pena!

    A pergunta que quero aqui deixar é a seguinte a nível de pessoal credenciado, quais as especialidades que vou precisar de os ter? Sei que na eletricidade é preciso assinar termos de responsabilidade e possivelmente o projeto para obtenção da licença de utilização ? Gás, água, telecomunicações também precisam de termos de responsabilidade? São precisos mais alguns documentos? Assinaturas? Além das especialidades que refiro existe mais alguma coisa que necessite de termos ou documentos obviamente sem contar com a parte do alvará de obra e respetivo Empreiteiro?

    Obrigado desde já a quem me puder tirar estas dúvidas
  2.  # 2

    Colocado por: Dav82Obrigado desde já a quem me puder tirar estas dúvidas

    Para isso é que serve o seu fiscal e o seu coordenador de segurança.
    O Dav82 está a pagar-lhe para isso mesmo.

    Colocado por: Dav82vou optar pela construção á "peça",

    É nestas situações que a fiscalização é imprescindivel. Esqueça as propostas de visitas 1 vez por semana ou uma vez por mês.
    Grande parte daquilo que o Dav82 vai precisar é de dicas e truques para gerir a obra.
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva
    Para isso é que serve o seu fiscal e o seu coordenador de segurança.
    O Dav82 está a pagar-lhe para isso mesmo.


    É nestas situações que a fiscalização é imprescindivel. Esqueça as propostas de visitas 1 vez por semana ou uma vez por mês.
    Grande parte daquilo que o Dav82 vai precisar é de dicas e truques para gerir a obra.



    Apenas vou ter o diretor técnico de obra! A parte da obra já sei que vai dar chatices mas consigo dar a volta á situação não é a primeira vez que passo por isso!
    A nível de papeis é que não estou muito dentro do assunto e dai a pergunta!
  4.  # 4

    Colocado por: Dav82Apenas vou ter o diretor técnico de obra!

    A câmara não exige diretor de fiscalização?
    Mesmo que assim seja, está sempre obrigado a nomear um coordenador de segurança (alínea a) do 17º do DL 273/2003)
    O Diretor de fiscalização defende os interesses do empreiteiro, nunca os seus.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilvaA nível de papeis é que não estou muito dentro do assunto

    Resumindo, muito resumido
    Tem que haver um empreiteiro geral que aceite a subcontratação de outras empreitadas por parte do Dono de obra
    O Diretor técnico tem que assumir ser responsável pelas outras empresas.
    Cada empresa que contrate tem que apresentar alvará ou certificado, seguros, fichas de aptidão médica e no mínimo termo de aceitação do PSS.
    Cada vez que entra uma empresa nova tem que fazer a atualização da comunicação prévia.
    A faturação deve ser muito bem controlada para amnahã não haver problemas quer para si quer para o empreiteiro geral
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilva
    A câmara não exige diretor de fiscalização?
    Mesmo que assim seja, está sempre obrigado a nomear um coordenador de segurança (alínea a) do 17º do DL 273/2003)
    O Diretor de fiscalização defende os interesses do empreiteiro, nunca os seus.



    A CML até á data apenas exige um dos dois, no meu caso o que vou ter é o Engenheiro que me fez os projetos de especialidades!
  7.  # 7

    Colocado por: Dav82A CML até á data apenas exige um dos dois,

    Pois há câmara com esse entendimento. O que é errado mas não é nada que não estejamos habituados.

    Colocado por: Dav82o que vou ter é o Engenheiro que me fez os projetos de especialidades!

    Nesse caso ele deve fazer a Direção de fiscalização e não a Direção técnica.
    Ao fazer a direção de fiscalização pode assumir igualmente a coordenação de segurança e o Dav82 consegue poupar em honorários
  8.  # 8

    Colocado por: Dav82A CML até á data apenas exige um dos dois,

    A Câmara não exige comprovativo da integração do DT no quadro da empresa?
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    Pois há câmara com esse entendimento. O que é errado mas não é nada que não estejamos habituados.


    Nesse caso ele deve fazer a Direção de fiscalização e não a Direção técnica.
    Ao fazer a direção de fiscalização pode assumir igualmente a coordenação de segurança e o Dav82 consegue poupar em honorários


    Sim é isso mesmo ele vai fazer direçao de fiscalização, peço desculpa por não explicar bem mas tudo o que é burocracia não estou dentro do assunto!

    Colocado por: zedasilva
    A Câmara não exige comprovativo da integração do DT no quadro da empresa?


    Não, como lhe disse já passei pelo mesmo sendo que não foi obra de raiz (foi quase) e apenas tive uma pessoa a auxiliar me, neste caso era o arquiteto que assumiu tambem a fiscalização!
  10.  # 10

    Colocado por: Dav82Sim é isso mesmo ele vai fazer direçao de fiscalização

    Ótimo, peça-lhe para assumir igualmente a coordenação de segurança e que o oriente na gestão das empreitadas.
    Não é complicado e até costuma correr bem, desde que garanta desde o incio algumas coisas.
    Ele certamente saberá indicar-lhe o que deve garantir e quando
 
0.0163 seg. NEW