Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Coloquei na cobertura de minha casa Tela asfaltica de areia, fico no entanto com dúvida se a mesma deve ou não ser coberta do godo de forma a proteger a mesma do sol.
    O empreiteiro que organizou a execução do serviço diz-me que não deve ser coberta com nada, ou seja, deve ficar exposta ao tempo MAS outros empreiteiros já me chamaram à atenção de que se não o fizer a vida útil da tela será curta...

    Alguém tem experiência nesta matéria?

    Antecipadamente grato pela ajuda.
  2.  # 2

    Se proteger a tela da exposição solar directa a mesma vai durar mais. A tela, tipicamente preta, pode atingir temperaturas de largas dezenas de graus num dia de sol forte, e vai envelhecer e fissurar mais rapidamente. Godo/brita é uma solução comum que permite o arejamento e a escorrência de água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: p.esteves
  3.  # 3

    Quando há uns anos renovamos (o condomínio) a cobertura do prédio tivemos opinião idêntica de uma das empresas consultadas.

    Acabamos por seguir o sugerido por uma outra empresa a quem adjudicamos a obra e voltar a colocar godo novo (já existia antes) por cima da tela, mas protegendo a tela com manta geotextil.
  4.  # 4

    Boa noite,

    Aconselho a proteção da membrana asfaltica do seguinte modo:
    - membrana drenante com geotextil acopolado (normalmente designada de tela pitonada);
    - aplicação de proteção pesada (godo).

    O objectivo da aplicação da membrana drenante e do godo passa por proteger o sistema de impermeabilização de ações externas (por ex. radiação UV e o vento) e promover a drenagem e ventilação do sistema de impermeabilização.

    O godo aplicado directamente não é recomendado (deve haver sempre uma camada de separação) e ao longo do tempo tem tendência a criar vegetação, pelo que a membrana drenante irá manter um espaço ventilado por mais tempo
  5.  # 5

    Eu tenho tela asfástica com "auto proteção mineral". Aquilo basicamente tem lascas minúsculas de pedra, que penso ser ardósia, com cor verde.
    Em teoria esta tela também não precisa de proteção adicional, mas ando há algum tempo com o mesmo dilema do p.esteves: se tiver algo em cima, decerto que protegerá melhor a tela dos elementos.

    Por isso estou a ponderar cobrir toda a cobertura com placas de XPS (já que vou colocar alguma coisa por cima, aproveito para isolar ainda mais a casa).
    Seguindo esta via, será necessário aplicar à mesma uma manta geotêxtil entre o XPS e a tela? E o XPS, convém que seja daquele com ranhuras, o "verdadeiro roofmate" (para arejamento), ou é indiferente?

    A minha outra dúvida é o que usar para segurar as placas de XPS. Terei de confirmar no projeto de estruturas se aquilo foi projetado para descarregar o peso de algumas toneladas de godo. 1m3 de godo pesa cerca de 570kg e não deve render para muito mais do que 15m2 com uma camada de 6cm. Ou seja, para uma área de cerca de 250m2, são 9.5 toneladas. É muito peso e se calhar até estou a ser muito otimista em relação ao peso por m3!
    A alternativa que me ocorre é fazer "corredores" com lajetas e betão de 40x40x3.5cm que assentem sobre as arestas das placas de XPS. Isto fará sentido? E será suficiente para impedir que tudo isto voe com uma boa rajada de vento?
  6.  # 6

    A proteção ou não da tela deve ser definida com base em 2 questões:

    Tipo de betume
    Tipo de armadura

    Umas precisam, outras não.
 
0.0131 seg. NEW