Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora bem, tenho um recuperador de calor adf calida 70 que, como comprei agora agora a casa, não faço ideia da manutenção que levou.
    Agora que está a chegar o frio estou a tratar da manutenção preventiva.
    Vale a pena usar estes troncos para dar uma limpeza? Ou mais vale usar mesmo as varas? Sendo que são cerca de 8m e tens duas curvitas à saída do recuperador...

    O recuperador também está cheio de alcatrão dentro (não tem válvula anti-condensação)
  2.  # 2

    Já agora, é este o aspecto interior do recuperador neste momento...
      15717578821191426468772.jpg
  3.  # 3

    Os troncos ajudam. Também há uns granulados para limpeza que acho que são mais eficazes.
    Tem de ter cuidado e usar qualquer um deles apenas com brasas. Se for com chama alta, quando o carvão se começar a solatr do tubo pode pegar fogo chaminé acima...
    Se o recuperador está nesse estado, o tubo não deve estar melhor. Não deve ter tido manutenção
    Depois de usar o produto para limpar, recolhe as cinzas e ainda com o recuperador quente consegue raspar isso com facilidade
    A seguir, depois de frio, mete a escova; há umas de plástico flexiveis muito fáceis de usar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  4.  # 4

    Como se limpa a saída de fumos destes recuperadores que tem aquela saída de fumos indireta?
    Ainda por cima parece-me que quem montou isto rebitou a chaminé
      15717650523801808609491.jpg
  5.  # 5

    Saida indirecta como?

    As escovas que referi são flexiveis, que o cabo quer o "disco que escova"

    Todas as lareiras (ou quase) têm pescoço de cavalo, por isso as escovas são flexiveis. Mas parece-me que esses tubos, na zona da fita de aluminio, dão para abrir
  6.  # 6

    Indireta no sentido em que a saída dos fumos não é direta da zona onde se coloca a lenha. Faz ali umas curvas em que pelo menos pela porta não tenho acesso direto à exaustão...
      157178229092847626770.jpg
  7.  # 7

    Mas já tirou a fita de aluminio dos tubos para se ai há rebites ou não? Se não houver, fácil
  8.  # 8

    Na foto do tubo onde começa o primeiro joelho a meio +- dá para ver o rebite.
    Amanha tiro uma foto em pormenor para ver melhor...
  9.  # 9

    Sim vi o rebite, mas os que têm fita podem não ter. Pode tirar a fita para ver e depois por outra. Se não tiver rebite solta os tubos e limpa e volta a pôr
 
0.0126 seg. NEW