Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    3 anos após a "primeira experiência" com arquitectos, engenheiros, construtores, câmara municipal, bancos... etc etc acabámos por finalmente arrancar com o "sonho de uma vida", houve uma altura em que ainda pensámos vender terreno e projecto, mas acabámos foi por mudar de equipa de projectistas e afins, esquecer o dinheiro já gasto e fazer reset.

    Não foi uma viragem a 180 graus pois o projecto inicial tinha coisas das quais gostávamos, mas demos liberdade à nova equipa para nos apresentar a sua ideia dentro dos requisitos que tínhamos.
    Cortámos numa série de "paneleirices" e acabámos com uma casa mais funcional, mais barata sem perder nada com que para nós era fundamental ter num investimento para a vida.
    Na altura o pessoal do fórum deu-nos algumas ideias de coisas que poderíamos melhorar, ou coisas que seriam menos funcionais, algumas acabaram por ir de encontro ao que nos tinha sido sugerido, e por isso também agradeço ao pessoal que contribui activamente no fórum com a sua critica construtiva, é certo que nem sempre as criticas são construtivas e que se divaga muito, mas no meio de tudo sempre se apanha algo que realmente interessa e é sempre bom haver quem venha partilhar a sua experiência com novos donos de obra que entrem no forum pela primeira vez... por vezes a ignorância é uma bênção e na construção de uma casa só lá devíamos aparecer no fim.
    Já não aconselho nenhum amigo meu a querer construir, olhos que não vêm coração que não sente.

    esta foi a primeira tentativa - https://forumdacasa.com/discussion/43583/1/moradia-no-litoral-alentejano/

    Deixo-vos aqui a planta da segunda
      planta.jpg
  2.  # 2

    Eu vou fazer uma pergunta que até pode ser idiota, mas qual é a entrada principal da casa? Tou bue confusa.
  3.  # 3

    Colocado por: desofiapedroEu vou fazer uma pergunta que até pode ser idiota, mas qual é a entrada principal da casa? Tou bue confusa.


    no lado esquerdo ao lado do carro. tem uns degraus e a porta principal que da para um pequeno hall com o wc de serviço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, desofiapedro
  4.  # 4

    Já vi Paulo, obrigada. Esta casa só vendo mesmo alçados ou um 3D qualquer, assim de cima não percebo nada da entrada, parece bue estranha.
  5.  # 5

    Colocado por: JoelMConsigo ver porque que esta versao fica mais barata... só a poupanca em vidro...
    A primeira versao tem um grafismo no desenho só de si bem mais apelativo, mas realmente, aquele acesso aos quartos directamente da sala faz-me muita confusao.
    Nao tem os alcados desta segunda versao? deixa-me um bocado apreensivo ver tanta janelinha... (desculpe a falta de acentos, mas estou a usar um teclado que nao os tem)


    Tenho os alçados algures numa Pen, já os tento descobrir. As janelinhas são para dar luz nos WCs, dispensa e garagem e também tem umas no anexo. Como são apenas para entrar luz, não as fizemos muito grandes

    Colocado por: desofiapedroEu vou fazer uma pergunta que até pode ser idiota, mas qual é a entrada principal da casa? Tou bue confusa.


    A entrada principal da casa é pelo lado esquerdo, abaixo da garagem
  6.  # 6

    Colocado por: desofiapedroJá vi Paulo, obrigada. Esta casa só vendo mesmo alçados ou um 3D qualquer, assim de cima não percebo nada da entrada, parece bue estranha.


    comparando as duas versões, a primeira tinha o problema da ligação directa dos quartos para a sala, mas mesmo assim era uma planta mais limpa. esta para mim tambem esta muito confusa.

    tb gostava mais da suite na planta antiga
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, NTORION
  7.  # 7

    Pois, só vendo alçados, 3D... essa parte privativa até gostei, aliás em geral eu gostei da casa, só a entrada é que me parece esquisita pq não consigo visualizar, aquelas escadas, a garagem, dps ali umas saídas pro lado, isto em baixo o que é? Piscina? E do lado esquerdo ainda, no canto inferior, churrasqueira? Só mesmo com alçados chego lá. As janelas e janelinhas tbm só vendo o resto, de cima ta muito macabro hahahaha
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantos

    comparando as duas versões, a primeira tinha o problema da ligação directa dos quartos para a sala, mas mesmo assim era uma planta mais limpa. esta para mim tambem esta muito confusa.

    tb gostava mais da suite na planta antiga


    A suite foi alterada porque o closet não era muito espaçoso e com o quarto a sul e algumas mexidas na garagem e alinhamento da parede acabou por encurtar

    Colocado por: desofiapedroPois, só vendo alçados, 3D... essa parte privativa até gostei, aliás em geral eu gostei da casa, só a entrada é que me parece esquisita pq não consigo visualizar, aquelas escadas, a garagem, dps ali umas saídas pro lado, isto em baixo o que é? Piscina? E do lado esquerdo ainda, no canto inferior, churrasqueira? Só mesmo com alçados chego lá. As janelas e janelinhas tbm só vendo o resto, de cima ta muito macabro hahahaha


    A entrada parece estranha porque a parte poente da casa dá directamente para a estrada, então quisemos resguardar a casa e zona do quintal.

    Não estou a conseguir fazer upload directo para o fórum das imagens... vou alojar noutro lugar
  9.  # 9

    Alçados





    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 10

    Colocado por: JoelMEste projecto cumpre as acessibilidades?


    sim, através do estacionamento secundário do lado direito.
    inicialmente a casa era para estar toda ao mesmo nível, mas depois a rampa para a garagem era muito íngreme, então deixámos a garagem ligeiramente a cima da estrada e subimos o resto da casa. o terreno tem um desnível de cerca de 1,20m e as 2 estradas circundantes têm um desnível muito grande entre elas. foi o compromisso possível para manter o piso terreo todo ao mesmo nível
  11.  # 11

    A garagem tem 4,90m na zona mais pequena (até às escadas) e tem 6,80 na zona maior, com 6,60m de largura
  12.  # 12

    Humm ja tive a ver. O alçado lateral esquerdo, secalhar se der pra melhorar a quantidade de janelas, ou uniformizar, tipo em vez de ter quadrados pequenos ter tudo até ao chão, secalhar ficava mais bonito visualmente.

    A entrada continua a fazer-me confusão, não sei se por causa das escadas? Não sei, mas há algo ali que me causa confusão mental, mas como tbm n sou da área deve ser por isso, nao tou a visualizar em condições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires, NPRP
  13.  # 13

    Sinceramente nunca pensei em ter as janelas mais pequenas até ao chão, até devia ficar giro!

    Na zona da entrada pedi à posteriori para fazer em rampa a partir da porta que dá para a garagem, como entro e saio muito com a bicicleta prefiro ali uma rampa.
  14.  # 14

    muita falta de regras nas fenestrações.. umas janelas mais para ali, outras mais para acoli... Ficou como calhou. è pena.
    O volume é esquisito, pela conteção gemetrica desse lote, mas as fenestrações e a´te mesmo os vazados da casa poderiam ter compensado isso.
    Essa bicicleta não está lá muito apelativa. Ao menos vê se fica prática de pedalar ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmpires
  15.  # 15

    agora vi a planta...... Vais mesmo utilizar o duche + banheira?
    eu teria encostado a casa à rua... aquela coisinha de pouco serve e terias ficado com um logradouro para a zona social ,decente.
    Também é verdade que não conheço o enquadrameto.
    Estes estudo previo, está muito embrionário. E ainda tens alguams "paneleirices".. sem necessidade. Poderia ainda ser mais pragmático e ficar uma coisa mais simples, mais interessante e acima de tudo económica e funcional.
    Parece-me que alguem ligou o complicómetro na resolução dos acessos e espaço exteriores.
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasagora vi a planta...... Vais mesmo utilizar o duche + banheira?
    eu teria encostado a casa à rua... aquela coisinha de pouco serve e terias ficado com um logradouro para a zona social ,decente.
    Também é verdade que não conheço o enquadrameto.
    Estes estudo previo, está muito embrionário. E ainda tens alguams "paneleirices".. sem necessidade. Poderia ainda ser mais pragmático e ficar uma coisa mais simples, mais interessante e acima de tudo económica e funcional.
    Parece-me que alguem ligou o complicómetro na resolução dos acessos e espaço exteriores.

    Realmente a banheira deve ser utilizada 1x por ano, foi só "porque cabia"
    Em relação a encostar a casa à rua!? na zona "norte"? não posso, ainda por cima na zona poente não vou ficar com o terreno alinhado com os vizinhos porque a Câmara acha que eu tenho de dar a distancia para arruamentos, quando ninguém na minha rua o fez...

    Já ficam com uma ideia da envolvente, não se nota no "degrau" gigante que é aquele passeio para a terra batida, mas continua a subir.
    O meu terreno é esse que está vedado, nessa altura estava integrado num lote maior que tinha sido já dividido anteriormente onde está essa casa antiga, basicamente a minha parte é da casa velha para cima (a primeira imagem)


  17.  # 17

    ok. realmente um lote com uns condicionantes estranhos...
    Concordam com este comentário: dedao
  18.  # 18

    Pois, fui obrigado a deixar 3m até ao muro na zona norte (aquela estrada de terra batida mais alta) e não pude encostar a garagem e anexo ao lado poente (onde está o poste de iluminação).
    Com isso em mente tentámos criar 2 acessos possíveis e que tivéssemos privacidade qb.
    A vista para sul é agradável, um pouco bloqueada pela outra casa mas não muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sirruper
  19.  # 19

    Pedro em relação ao WC fazia um duche maior naquele canto?
    Sinceramente não tive "visão" melhor que aquela que me propuseram
  20.  # 20

    Ao menos a janela da garagem podia ser maior.
    Na casa dos meus pais há um WC assim, com banheira e duche... Incrivelmente nem um nem outro são usados.

    Em qq banheira se toma banho ou duche, logo...
 
0.0233 seg. NEW