Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estamos a construir casa e estamos com uma divergência de opiniões acerca das paredes interiores. Eu sou a favor de tijolo - alvenaria(certo?) e o meu marido está fortemente inclinado para pladur.
    A casa situa-se numa zona fria e húmida de campo.
    Já pesquisámos aqui no grupo e pela net. Sabem dizer-nos, em 2019, o que será mais económico? E em termos de durabilidade? E em termos acústicos e térmicos? O que compensa mais?
    O meu marido diz que fazendo em Pladur é mais rápido de construir e que já leu que pode ficar mais barato.
    Eu tenho alguns preconceitos com o pladur, em termos acústicos e de durabilidade...
  2.  # 2

    Colocado por: Maria&ManelEstamos a construir


    Colocado por: Maria&Manelestamos com uma divergência de opiniões acerca das paredes interiores.

    Então o que orçamentaram com o empreiteiro?
  3.  # 3

    Colocado por: zedasilva


    Então o que orçamentaram com o empreiteiro?


    Ainda não estamos nessa fase. São decisões que queremos tomar os dois antes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
  4.  # 4

    Colocado por: Maria&ManelSão decisões que queremos tomar os dois antes.

    Ambas têm vantagens e desvantagens, o ideal é aconselharem-se com os vossos técnicos.
    Existe várias condicionantes que devem ser tidas em conta.
    Por exemplo o tipo de aquecimento que vai ter a casa e a sua utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria&Manel
    • pjal
    • 24 outubro 2019

     # 5

    Colocado por: Maria&ManelEu tenho alguns preconceitos com o pladur, em termos acústicos e de durabilidade...
    nao tenha , acústico se tiver uma la adequada sem problemas na durabilidade pode ser ate mais resistente que tijolo, tudo depende do que aplicar e como é aplicado .
    • pjal
    • 24 outubro 2019

     # 6

    Colocado por: Maria&ManelO meu marido diz que fazendo em Pladur é mais rápido de construir e que já leu que pode ficar mais barato
    e tem razão mais rápido e com menos lixo no final e para passar os tubos mais rápido ,sem roços , quanto o preço depende o que utilizar .
  5.  # 7

    Em termos acústicos e se usar isolamento no meio dos montantes, as paredes em Pladur são melhores... Depois terá de usar 2 placas para garantir um sistema mais robusto e similar á alvenaria.
    Em termos de inércia, alvenaria é melhor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Kruz
    • 24 outubro 2019

     # 8

    Cordiais saudações. Gesso cartonado tem qualidades isotérmicas superiores à alvenaria, aplicado por profissionais, fica com qualidade, rapidez de execução sem ser preciso muito pessoal, acesso facilitado a possiveis alterações, reparações ou montagens de algo e muito mais fáceis, em termos de custo mais acessíveis. Pode fazer a alvenaria exterior e no interior fazer tudo em gesso cartonado. Só o profissionalismo de quem vai fazer a obra carece de atenção, devido a ser uma área que parece ser simples, mas a qualidade dos trabalhos e o planeamento é muito importante. Em custos... Se o tempo de obra tiver valor, sem dúvida que fica muito mais barato em gesso cartonado,(vulgo Pladur)
  6.  # 9

    Colocado por: KruzGesso cartonado tem qualidades isotérmicas

    !!! ... o que é isso?

    Se for isolamento térmico, não tem interesse nenhum em paredes interiores.
    Concordam com este comentário: Allegrodx
    • Kruz
    • 25 outubro 2019 editado

     # 10

    ... Isto quer dizer que mantém uma temperatura constante, sem ser necessário grandes consumos de energia em ar condicionados ou aquecedores. Pela minha vida profissional nos países nórdicos, onde o frio é sério, 95% das casas são em gesso cartonado, onde os isolamentos são levados muito a sério. Ainda tem muita boa gente que dúvida dos novos materiais de construção, mas os resultados falam por si.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoPorto
    • Kruz
    • 25 outubro 2019

     # 11

    Colocado por: Picareta

    Se for isolamento térmico, não tem interesse nenhum em paredes interiores.
    ... Quando não se conhece ou sabe do que fala, é preferível só ver, ouvir e ler...
  7.  # 12

    Colocado por: Kruz... Isto quer dizer que mantém uma temperatura constante,

    Errado.

    Colocado por: jfsmoreiraEm termos de inércia, alvenaria é melhor.

    Certo.
  8.  # 13

    Colocado por: Kruz... Quando não se conhece ou sabe do que fala, é preferível só ver, ouvir e ler...

    Por isso mesmo deveria estar calado.
    • Kruz
    • 25 outubro 2019

     # 14

    .... Opiniões diferentes... seria uma perda de tempo em estar aqui a dar-lhe umas luzes de algo que não entende... Imagine os seus tijolos num edifício com 30 ou 40 pisos!!!! Um pequeno tremor de terra e!!!? .. ... Fundações com que profundidade??? Qual o peso do edifício???..... Isto já é muita matemática para si!!??.... Por acaso sabe que já existem martelos pneumáticos e que a picareta está a ficar fora de uso????
  9.  # 15

    Kruz.. em paises mediterranicos, a inércia termica é muito valorizada, devido à especificidade do clima, totalmente ao contrario dos paises do norte da europa... e quanto mais para sul for, mais importante se torna...
    Concordam com este comentário: SMBS
  10.  # 16

    Colocado por: Kruzseria uma perda de tempo em estar aqui a dar-lhe umas luzes de algo que não entende... Imagine os seus tijolos num edifício com 30 ou 40 pisos!!!! Um pequeno tremor de terra e!!!? .. ... Fundações com que profundidade??? Qual o peso do edifício???..... Isto já é muita matemática para si!!??.

    kruz, você não sabe as habilitações desta picareta!!!»?, é uma picareta que até percebe de matemática e afins.. fisica das construções e etc...
    Quanto ás questões sismicas, os edificios são calculados tendo em consideração as cargas que lhe são aplicadas em fase de projecto... Obviamente se o edifico terá 30 ou 40 pisos, há que considerar outras tecnicas construtivas...
    • SMBS
    • 25 outubro 2019

     # 17

    No Alentejo, naqueles dias de calor, as casas mais confortáveis são as com paredes maciças (tijolo de burro, terra, betão,etc). Com Pladur venha AC e electricidade ou mais vale estar na rua.
    Isso de copiar os países nórdicos tem muito que se lhe diga. Ainda por cima copiar só algumas coisas (as mais baratas) e no resto aldrabar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tmmc
  11.  # 18

    Olá, boa tarde.

    Ainda em relação ao pladur, eu ainda ando um pouco na dúvida em relação à fragilidade.
    O pladur na obra em questão se trata de duas placas de pladur, cada uma com 12mm, o isolamento de lã mineral e outras duas placas de pladur. Ou seja tem 24 mm de pladur, o isolamento la mineral, e mais 24 mm de pladur.

    Acham que ainda vale a pena em relação à alvenaria?

    Obrigado
    • pjal
    • 20 junho 2020

     # 19

    vale a pena em que aspecto ? fragilidade , resistencia térmica e acustica ?
  12.  # 20

    essas placas de 12 mm é que me fazem confusão, estou habituado a ver de 15 mm

    quanto ás vantagens para mim são enormes desde que tudo bem feito;
    - obra mais limpa
    - maior facilidade de correção e precisão
    - acusticamente melhor
    - melhor para passar redes
    - menos peso
    - menores espessuras de paredes

    desvantagens:
    - menos inercia no interior da casa, ou seja menos capacidade da casa no interior de conservar as temperaturas em relação a uma parede de tijolo
    -
 
0.0199 seg. NEW