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    • eu
    • 28 julho 2020

     # 281

    Colocado por: pcspinheiroPenso que um dos maiores problemas com esta fonte de energia é que... não existe naturalmente em abundância, tendo que ser produzida, o que gasta energia.

    E nesse processo de transformação perde-se imensa energia.

    Outro grande problema é o armazenamento.

    E antevejo que teremos também um problema psicológico: vão inevitavelmente ocorrer acidentes com explosões de carros a hidrogénio. Embora estatisticamente não sejam relevantes, as explosões vão ser tão fortes e destrutivas que as pessoas vão ficar com medo.
    Concordam com este comentário: smart
  1.  # 282

    Colocado por: larkhe

    Continuo a achar que o futuro passará pelo hidrogenio, mas quando uma marca como a Volvo se recusa a desenvolver tecnologia para tal.... o futuro dirá
    Concordam com este comentário:21papaleguas

    Parece que mudou de ideias.
    https://automonitor.sapo.pt/2020/04/21/novidades/noticias/volvo-e-daimler-juntas-pelos-pesados-movidos-a-hidrogenio/
    • eu
    • 28 julho 2020

     # 283

    Nos pesados de facto faz sentido.
  2.  # 284

    Vindo de quem vem, não me surpreende!
    "No recente manifesto anti-hidrogénio – “Os erros da Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2)”, bem como na opinião de Mira Amaral e na sua entrevista na SIC notícias, esse grupo recomenda adiar o investimento no hidrogénio verde, devido à sua “imaturidade tecnológica”, e apresenta como alternativa para descarbonização o uso do hidrogénio azul."
    https://eco.sapo.pt/especiais/qual-e-a-melhor-opcao-para-portugal-hidrogenio-verde-ou-azul/
    • eu
    • 6 agosto 2020

     # 285

    hidrogénio azul ainda faz menos sentido que o verde.

    É só lobbies a manobrar...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 286

    É só o ITER provar que a fusão é viável que todo o paradigma energético muda.
    • eu
    • 6 agosto 2020

     # 287

    Colocado por: rjmsilvaÉ só o ITER provar que a fusão é viável que todo o paradigma energético muda.

    Ouço isso desde os anos 80. A fusão não está fácil de implementar... talvez nem sequer seja possível.
  4.  # 288

    O ITER estará pronto em 2025. Vamos ver se cumpre com as expectativas. Seria uma revolução a nível mundial, talvez a descoberta do século XXI.
    • jcmrd
    • 7 agosto 2020 editado

     # 289

    De certeza que ja fizeram por aqui os calculos todos , de certo que me escaparam.

    1L gasolina 95 = 12kw
    1kg de hidrogenio = 33kw

    Consumo por 100km de um Toyota Mirai , aprox 0.9kg por 100km.

    Custo por cada kg de hidrogenio , se produzido offsite , aproximadamente 2.8e o kg ( isto sem outros custos extra ).

    PS : custo do KG na California ronda os 12USD ja agora para termos de comparaçao.
    PS2 : Um veiculo a gasolina normal a consumir os habituais 7L/100 iria gastar 9.45e a preços de hoje e sensivelmente o dobro dos kw de energia.

    Mirai custo euro/kw = 2.5e por cada 100 km / 30kw de energia convertida
    Tesla Modelo 3 euro / kw = 1.8 euros por cada 100k / aprox 18kw de energia convertida.

    Chamem-me cinico , mas nem com baixas drasticas nos custos de produçao , vao conseguir baixar aquelas perdas na transformaçao de hidrogenio de volta para electricidade , logo custos ... meh
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  5.  # 290

    Numa perspectiva de veículos muito consumidores (camiões de longo curso, barcos, eventualmente aviões?) não é descabido, desde que não seja hidrogénio extraído do gás natural (como praticamente todo é actualmente).

    A mim faz-me sentido um camião a hidrogénio capaz de percorrer 1000kms. A baterias é muito peso, muito volume, MUITO tempo de carregamento. Num ligeiro, não percebo a magia de todo.
    Concordam com este comentário: mafgod, eu
    • jcmrd
    • 7 agosto 2020 editado

     # 291

    Colocado por: Bruno.AlvesNuma perspectiva de veículos muito consumidores (camiões de longo curso, barcos, eventualmente aviões?) não é descabido, desde que não seja hidrogénio extraído do gás natural (como praticamente todo é actualmente).

    A mim faz-me sentido um camião a hidrogénio capaz de percorrer 1000kms. A baterias é muito peso, muito volume, MUITO tempo de carregamento. Num ligeiro, não percebo a magia de todo.
    Concordam com este comentário:mafgod


    "assim assim", mesmo em pesados ja começamos a ter densidades de baterias decentes. Agora , hidrogenio num aviao? Duvido muito que qualquer um que esteja vivo hoje chegue a ver essa implementaçao em aviaçao civil

    Ja agora, a parte do muito tempo de carregamento nao so nao esta correcta como nao faz sentido algum, um camionista tem tempos legais de conduçao , legalmente nao sera suposto andar mais do que esses mesmos 1000km , coisa que num posto rapido como os Tesla Semis , estamos a falar de cerca de 1h de carregamento ( eles usam 4 postos em paralelo neste momento )
    • eu
    • 7 agosto 2020

     # 292

    Colocado por: jcmrdAgora , hidrogenio num aviao? Duvido muito que qualquer um que esteja vivo hoje chegue a ver essa implementaçao em aviaçao civil

    Curiosamente, as primeiras travessias aéreas de passageiros entre a Europa e os USA foram feitas graças ao hidrogénio.

    Concordam com este comentário: jcmrd
  6.  # 293

    Colocado por: eu
    Curiosamente, as primeiras travessias aéreas de passageiros entre a Europa e os USA foram feitas graças ao hidrogénio.

    Concordam com este comentário:jcmrd


    And it was GLORIOUS ehehhe
  7.  # 294

    Colocado por: jcmrd

    And it was GLORIOUS ehehhe


    Como se não houvesse acidentes com os aviões atuais.
    • eu
    • 7 agosto 2020

     # 295

    Colocado por: jcmrdAnd it was GLORIOUS ehehhe

    Acabou um bocado mal: https://www.youtube.com/watch?v=dPOyUB9ZE2Q
  8.  # 296

    Colocado por: rjmsilva

    Como se não houvesse acidentes com os aviões atuais.


    Acidentes? Claro. Convem sim fazer a conta ao nr de milhas percorridas por jactos modernos contra o nr de acidentes vs o mesmo nr nos blimps.
    • eu
    • 7 agosto 2020 editado

     # 297

    Colocado por: rjmsilva
    Como se não houvesse acidentes com os aviões atuais.

    Em muitos acidentes aéreos, o combustível ser gasolina ou hidrogénio pouca diferença faz. Morrem todos na mesma.

    Em caso de incêndio no solo, se calhar o hidrogénio até é mais seguro pois sobe rapidamente para a atmosfera, em vez de ficar a arder no solo como a gasolina.

    Aliás, no acidente do Hindenburg, curiosamente muitos passageiros sobreviveram ao incêndio!
  9.  # 298

    Colocado por: eu
    Em muitos acidentes aéreos, o combustível ser gasolina ou hidrogénio pouca diferença faz. Morrem todos na mesma.

    Em caso de incêndio no solo, se calhar o hidrogénio até é mais seguro pois sobe rapidamente para a atmosfera, em vez de ficar a arder no solo como a gasolina.

    Aliás, no acidente do Hindenburg, curiosamente muitos passageiros sobreviveram ao incêndio!


    1/3 de mortos , nao muito fora de normal em acidentes modernos com aproximaçoes a pistas que correm mal. O problema a nivel de acidentes nos modernos passa mais pelo inicio dos voos , carregados de JETA4 nao ha muito a fazer.
  10.  # 299

  11.  # 300

 
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