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    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 301

  1.  # 302

    Essas contas são para o momento atual, com o aumento da procura, é natural que a oferta aumente também e os preços baixem.
  2.  # 303

    Ainda assim, cada vez me parace menos que faca sentido.

    A grande "vantagem" era um modelo de abastecimento semelhante ao que estamos habituados, bem como uma autonomia equivalente.
    Pontos que os BEVs nao resolviam por inteiro.

    O problema da automonia esta quase la, e com os precos das baterias a baixarem. Baterias sem cobalto etc.

    A carga em minutos e uma questao diferente, mas ao mesmo tempo cada vez me parece mais uma nao questao.
    E um habito que se muda. Se o carro carregar a noite enquanto durmo so me parece uma vantagem.


    Acho que o hidrogenio para ligeiros esta condenado.
    Nao e' eficiente, e' caro (as fuel cells tambem nao sao baratas nem duram a vida toda, levam platina,etc)

    E gastar energia electrica para fazer H2, ainda que verde nao faz sentido.

    Ja nos transportes de mercadorias, ainda me faz algum sentido por agora, daqui por 5-10 anos nao sei nao.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, mafgod, eu
    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 304

    Colocado por: rjmsilvaEssas contas são para o momento atual, com o aumento da procura, é natural que a oferta aumente também e os preços baixem.


    As contas de eficiencia nao melhoram. Sao precisos 35kwh para produzir 1kg de h2 , que por sua vez sao o suficiente para 100km de distancia. Os mesmos 35kwh dariam para quase o dobro num EV. Ate podiam oferecer o kg de h2 ao mesmo valor pareado do kwh de consumo , continuamos a ter perdas gigantescas na eficiencia.
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves, eu
  3.  # 305

    Além de que os BEV, podem ser alimentados com o excesso de produção fotovoltáica por exemplo.
    Ou seja, em vez de se oferecer o excesso de produção à rede ou vender a preços baixos, carrega-se o carro a custo zero :-)
  4.  # 306

    Colocado por: mafgodAlém de que os BEV, podem ser alimentados com o excesso de produção fotovoltáica por exemplo.
    Ou seja, em vez de se oferecer o excesso de produção à rede ou vender a preços baixos, carrega-se o carro a custo zero :-)


    Ou produz-se hidrogénio, que se consegue armazenar.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • hangas
    • 19 agosto 2020 editado

     # 307

    Colocado por: rjmsilvaOu produz-se hidrogénio, que se consegue armazenar.


    Desperdiçando 25-30% no processo de producao.
    Mais outro tanto no processo de transporte para os pontos de abastecimento.
    Fora o investimento numa rede de abastecimento publica.

    Se for limitado as mercadorias TIR, bastam postos nas centrais e parques de camionagem.


    Acho que este diagrama ja por aqui passou.
      Screenshot 2020-08-19 at 15.43.04.png
  5.  # 308

    Colocado por: hangasDesperdiçando 25-30% no processo de producao.


    Como é que se desperdiça uma coisa que é de graça?

    Toda a energia excedente pode ser usada para produzir H2, enquanto que se for direcionada para carregar baterias de VE, só se aproveita a que for carregada, o restante é desperdiçado. No final, não sei em que processo haverá mais desperdício.
    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 309

    Colocado por: rjmsilva

    Ou produz-se hidrogénio, que se consegue armazenar.


    Por mais do dobro do que se gastaria num EV , que por sua vez tem que ser guardado em infrastruturas reforçadas , que por sua vez tem que ser transportado para os locais de abastecimento. Tudo o pinaculo de eficiencia , um mimo !
    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 310

    Colocado por: rjmsilva

    Como é que se desperdiça uma coisa que é de graça?

    Toda a energia excedente pode ser usada para produzir H2, enquanto que se for direcionada para carregar baterias de VE, só se aproveita a que for carregada, o restante é desperdiçado. No final, não sei em que processo haverá mais desperdício.


    Porque nao existe energia excedente, a treta do H2 verde nao passa de um mito. Vamos queimar Gas natural para produzir H2. Mesmo que nao o fossemos fazer , iamos primeiro transformar um suposto excesso de energia em H2 para depois o queimarmos em "centrais geradoras" ? Saltamos as aulas de termodinamica ?
  6.  # 311

    Colocado por: J DPorque nao existe energia excedente


    Ficamos a saber mais uma novidade consigo...
  7.  # 312

    Colocado por: rjmsilvaComo é que se desperdiça uma coisa que é de graça?


    Nada e de graca, se for mesmo excedente e tivermos que a vender ao desbarato ainda tem algum valor.
    E ha outras formas de a aproveitar em escala, como a hidrica reversivel

    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 313

    Colocado por: rjmsilva

    Ficamos a saber mais uma novidade consigo...


    Ou entao ler os relatorios energeticos produzidos anualmente , tambem ajuda. Mas o que ajudava mesmo era terem lido o plano para a produçao de H2 onde logo na intro se fala na queima de Gas natural , mas pronto , ja aprendeu outra coisa nova.
    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 314

    Colocado por: hangas

    Nada e de graca, se for mesmo excedente e tivermos que a vender ao desbarato ainda tem algum valor.
    E ha outras formas de a aproveitar em escala, como a hidrica reversivel



    Ou torres de sal liquido por exemplo.
  8.  # 315

    Colocado por: J DOu torres de sal liquido por exemplo.

    Ha variadissimas. incluindo gravitica



    Mas a pumped hydro, ou barragem reversivel e a mais barata e facil. E apenas uma variacao das barragens que ja se fazem ha anos. E nem precisam de interromper um rio, dois lagos artificiais em declive e da para uns bons MWh.

    E bem planeado ainda serve de regadio na zona circundante.
    Concordam com este comentário: J D
  9.  # 316

    E qual é a eficiência desses processos?
    • J D
    • 19 agosto 2020

     # 317

    Colocado por: rjmsilvaE qual é a eficiência desses processos?


    O que importa? A energia afinal nao é de graça?




    Acima de 70% na conversao nos modelos que o hangas postou , existem versoes diferentes.
  10.  # 318

    "Investigadores criam novo catalisador para carros a hidrogénio"
    https://eco.sapo.pt/2020/08/24/investigadores-criam-novo-catalisador-para-carros-a-hidrogenio/
  11.  # 319

  12.  # 320

    “Os eléctricos a bateria são a solução ideal para o transporte de passageiros e outras necessidades ‘domésticas’, ao passo que a pilha de combustível a hidrogénio vai operar no transporte de carga e mercadorias”

    É o que defendo desde que me lembro de entrar neste "mundo"
    Concordam com este comentário: eu
 
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