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  1.  # 481

    Colocado por: jorgemlflorencio

    Quanto ao custo, carregar na rua é mais caro que em casa... Mas é mais caro que (abastecer combustível líquido) na bomba? É uma pergunta honesta, não estou a par.


    Aqui em Portugal é sempre um sarilho fazer contas com a rede pública, devido ao complicómetro da mobie com as cobranças ao tempo. E vai também depender do carro e dos seus consumos. Mas usando algo mais fácil de comparar, nas minhas viagens Ibéricas carreguei quase sempre a 0,30€/kWh na Iberdrola. 7€ dava-me para para fazer cerca de 150km, logo cerca de 4,67€ aos 100km. Penso que compara favoravelmente com os combustíveis líquidos.
    • ibyt
    • 12 abril 2022

     # 482

    É muito caro!

    Quando o gasóleo estava a €1,40/L, o preço do gasóleo sem ISP ficava a cerca de €1/L (1,40-0,33*1,23). Um carro a gasóleo que consuma 5L/100km custará basicamente o mesmo que um carro eléctrico que seja carregado fora de casa mal os carros eléctricos paguem um imposto equivalente aos carros de combustão interna!
  2.  # 483

    Está a assumir que a energia consumida dos postos já não leva uma boa componente de taxas e impostos. TAR, IVA, etc.
    De qualquer forma falei para carregamentos rápidos para uma viagem de muitas centenas de kms. Em vários locais conseguia arranjar tomadas mais lentas a 0,15 ou 0,20€/kWh, ou seja, custos de 2,35€ ou 3,11€ por cada 100km. Também para não falar que estava a considerar velocidades de auto estrada. Em percursos de mais baixa velocidade os mesmos 7€ davam-me para 200km.
    • ibyt
    • 12 abril 2022

     # 484

    Com esses preços já vale a pena!
    • eu
    • 13 abril 2022

     # 485

    Colocado por: hangasIsto vai ser como o VHS e o Beta, os consumidores é que vão decidir.


    Não concordo com o "vão". É que os consumidores decidiram.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 486

    No caso das cassetes, os consumidores escolheram o formato inferior. O que prova que nem sempre os consumidores fazem a escolha certa.
  4.  # 487

    Colocado por: eu

    Não concordo com o "vão". É que os consumidoresdecidiram.
    Concordam com este comentário:mafgod

    Eu então vejo isto como uma decisão da indústria.
    E o que a indústria decidir, vai ser a escolha para os consumidores, e pelo andar da carruagem vão haver várias escolhas nos próximos anos.
    • eu
    • 15 abril 2022

     # 488

    Colocado por: rjmpiresEu então vejo isto como uma decisão da indústria.
    E o que a indústria decidir, vai ser a escolha para os consumidores, e pelo andar da carruagem vão haver várias escolhas nos próximos anos.

    A Toyota e a Honda "decidiram" que o futuro era o hidrogénio, e olha para o resultado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  5.  # 489

    Colocado por: eu
    A Toyota e a Honda "decidiram" que o futuro era o hidrogénio, e olha para o resultado...

    A toyota e a honda não são a indústria (são uma parte da indústria automóvel).
    A indústria é onde se consome energia a sério, e o futuro há de ser decidido aí.. agora com esta questão da guerra vai dar mais espaço ao mundo das baterias, porque não vai ficar já "esmagado", mas isto são tudo opiniões.
    • SrR
    • 17 abril 2022 editado

     # 490

    Entretanto noutro campo ja se climatiza casas com o recurso de um novo processo. https://youtu.be/rKVj1CwAmmk
    https://innovationorigins.com/en/500-households-are-warm-thanks-to-rechargeable-iron-powder/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  6.  # 491

    Navigator faz aliança para investir pelo menos 550 milhões em combustível verde para aviões.
    https://expresso.pt/economia/2022-07-21-Navigator-faz-alianca-para-investir-pelo-menos-550-milhoes-em-combustivel-verde-para-avioes-6dd76f90
  7.  # 492

    .
    • SrR
    • 25 julho 2022

     # 493

  8.  # 494

    Uma explicação bem detalhada acerca da inviabilidade do motor a combustão de hidrogénio.
    https://youtu.be/vJjKwSF9gT8
  9.  # 495

    Nas notícias que vejo em relação aos carros a hidrogénio só falta uma coisa: custo de utilização. Quanto custa abastecer 1 Kg de hidrogénio? Que custos tem a manutenção do carro? Quanto dura a célula de combustível e qual o custo de substituição caso haja um azar?

    Pelo que li, nos EUA custa 80-100 dólares para encher um depósito, na Alemanha parece rondar os 13€/kg, o que faz com que custe 10€ ou mais por cada 100 km... A tecnologia é interessante, mas actualmente muito menos que um eléctrico "normal" a bateria. É preciso o hidrogénio ser vendido "ao preço da chuva" e os carros ao preço de carros para a tecnologia vingar. Senão vão continuar curiosidades.
  10.  # 496

    O vídeo que eu coloquei era relativo a combustão de hidrogénio, não pilha de combustível. Ele faz exactamente a comparação com o Mirai para demonstrar que o FCEV faz muito mais sentido do que a combustão.

    Em relação ao custo, é caro e será ainda mais caro quando não for 95% extraído do Gás Natural como é actualmente. O hidrogénio "verde" tem um custo energético brutal (consome muito mais energia eléctrica do que "sai") e se a produção não for exclusivamente de energia "grátis" será um degredo.
  11.  # 497

    Colocado por: pcspinheiro Que custos tem a manutenção do carro? Quanto dura a célula de combustível e qual o custo de substituição caso haja um azar?


    Teoricamente a célula de combustível tem uma duração longa. Agora o que tem pouca duração são os depósitos de hidrogénio e os filtros necessários para o ar ir livre de contaminantes até à células, que não podem ser simples filtros de habitáculo.
  12.  # 498

    • SrR
    • 19 novembro 2022

     # 499

  13.  # 500

    Esqueceram-se (só li na diagonal) foi de dizer o tamanho do depósito para essa autonomia...
 
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