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  1.  # 101

    Colocado por: Bruno.Alveso aumento de consumo era 14%

    Então interessa-lhes realmente.
    Que melhor argumento para construir mais umas quantas barragens?

    Colocado por: Bruno.AlvesNada de especial portanto ;-)

    Nada de especial?
    Depende dos materiais que utilizam para produzir essa energia.
    https://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx
    • eu
    • 1 novembro 2019

     # 102

    Caro papaleguas, está preocupado com a origem da energia?

    Então e o hidrogénio sustentável vem de onde?

    Vou dar-lhe uma novidade: usa eletricidade, em quantidades muito superiores à usada pelas veículos a baterias.
  2.  # 103

    @papaleguas21, não sei que mais se pode dizer...
    14% não é um aumento extraordinário, por nenhuma métrica conhecida. Não é de um ano para um outro, não é mais do que a indústria e serviços crescem em tempos de prosperidade, não é nada que não possa ser acautelado com tempo e meios.

    Colocado por: 21papaleguasPara carregar em quanto tempo?
    Qual a autonomia desse carregamento?

    10A, que dá 2,2kW, que dá coisa de 20kWh no período económico do bi-horário, que dependendo do carro da para fazer 100 a mais de 200km, pronto a sair ao acordar.

    Colocado por: 21papaleguasDepende dos materiais que utilizam para produzir essa energia.

    Portanto, 52% de energia renovável é mau?
    Se considerarmos que (no espírito do tópico) 98% do hidrogénio tem origem em gás natural (logo petróleo) e que de toda a energia empregue no seu tratamento só cerca de 50% é convertida em energia útil no fim... Como é que isto é melhor do que utilizar directamente os 52% de renováveis directamente na locomoção?
  3.  # 104

    Colocado por: Bruno.Alvesnão sei que mais se pode dizer...

    Repito o mesmo para V.exas.
    Por mais demonstrações que vos possa dar, "vocês" na minha opinião encontram-se em estado de negação e recusam-se a ver o que a mim me parece uma evidência.
    Além disso, coloco sempre os links onde podem consultar essa informação.
    Quando leio os "vossos" comentários, lembro-me de no Sec.XV as pessoas eram apedrejadas na praça pública por serem associadas a bruxaria. Neste caso será com o hidrogénio.
    Acho que vou começar a duvidar também dos vossos números, já que os valores que colocam não são sustentados por nenhuma fonte credível.


    Colocado por: Bruno.Alves
    10A, que dá 2,2kW, que dá coisa de 20kWh no período económico do bi-horário, que dependendo do carro da para fazer 100 a mais de 200km, pronto a sair ao acordar.

    Diga lá também para quem tem interesse em comprar um eléctrico, qual é essa autonomia em período de Inverno.
    Eu ajudo, pouco mais de metade.
    Diga lá também para quem tem interesse em comprar um eléctrico, qual é a autonomia se fizer uns Kms de auto estrada e circular a 120/130kmh.
    Eu ajudo, sensivelmente metade.

    Colocado por: Bruno.AlvesPortanto, 52% de energia renovável é mau?

    Para mim é. Pode ser um utopia mas se podermos ter 0%, porque é que nos havemos de contentar com 52% ou 20%?


    Colocado por: euEntão e o hidrogénio sustentável vem de onde?



    Colocado por: Bruno.AlvesSe considerarmos que (no espírito do tópico) 98% do hidrogénio tem origem em gás natural (logo petróleo) e que de toda a energia empregue no seu tratamento só cerca de 50% é convertida em energia útil no fim

    Quantas vezes preciso de demonstrar que quem estuda o fenómeno, já encontrou alternativas aos combustíveis fósseis?

    Colocado por: euVou dar-lhe uma novidade: usa eletricidade, em quantidades muito superiores à usada pelas veículos a baterias.

    A sério?
    Está mesmo a falar a sério?
    Nem acredito neste comentário.
    • eu
    • 2 novembro 2019 editado

     # 105

    21papaleguas, você tem uma fé inabalável.

    E em questões de fé, já vi que não vale a pena apresentar argumentos racionais.

    Por isso não vale a pena gastarmos mais tempo, porque a discussão não vai dar a lado nenhum. Concordemos que discordamos e vamos esperar pelos desenvolvimentos dos próximos anos.
  4.  # 106

    Colocado por: 21papaleguasDiga lá também para quem tem interesse em comprar um eléctrico, qual é essa autonomia em período de Inverno.
    Eu ajudo, pouco mais de metade.

    Se tivesses um, sabias que isso é falso. No nosso inverno, não há diferença significativa. Há um gasto adicional pela necessidade de aquecimento (e os eléctricos, ao contrário da combustão, não têm calor do motor para aproveitar), mas a diferença é mínima.

    Não é uma questão de negação, estou sempre a dizer que acho que vai haver lugar para todas as tecnologias, incluindo os fósseis, consoante as necessidades.
  5.  # 107

    Colocado por: eu21papaleguas, você tem uma fé inabalável.


    Sem duvida.
    Estou na expectativa de nos próximos anos conseguir testar aquilo que agora creio.
    Quanto aos argumentos racionais, é como já disse, eu sustento os meus argumentos com os link que apresento.
  6.  # 108

    Colocado por: Bruno.AlvesSe tivesses um, sabias que isso é falso.

    Não tenho nenhum, é verdade, mas conheço quem tem. Desses, já andei em dois. O que disse sobre às capacidades das baterias em relação ao frio, foi apenas pelo que li da própria marca (renault). Em relação à velocidade, tive oportunidade de experimentar um Zoe e verificar que se a velocidade for na ordem dos 120/130kmh, o consumo dobra.
    O Margarett é vendedor de automóveis?
    Just kiding!
  7.  # 109

    Colocado por: Anonimo0909202121papaleguas, eu retirei o valor de 800000 para instalação em postos de combustível de um dos links que aqui partilhou. Você leu os seus próprios links até ao fim?

    É o que dizem a seguir?
    Você leu?
    Eu leio inclusive os que o eu colocou aqui.
    Também, não era difícil, foi o único.
    • jcfcid
    • 3 novembro 2019 editado

     # 110

    Colocado por: 21papaleguas
    Para carregar em quanto tempo?

    praticamente o mesmo (10A)..

    Qual a autonomia desse carregamento?

    a mesma de um posto publico! :)

    O posto de carregamento que me estava a referir, era uma wallbox.
    E a potência para alimentar todos esses carregamentos?

    Uma wallbox em casa, regra geral é de 16A a 32A. O investimento seria de 300 ou 400€ (assim muito por alto), para substituir o cabo de seccao 2,5 por um 4...


    E as cablagens, não teriam de ser de maior dimensão?


    Para 10A é igual ao litro. Qualquer tomada, dá. Carrego o meu carro, onde tinha ligada a TV. Sem problemas até agora..
  8.  # 111

    Colocado por: 21papaleguas
    Sem duvida.
    Estou na expectativa de nos próximos anos conseguir testar aquilo que agora creio.
    Quanto aos argumentos racionais, é como já disse, eu sustento os meus argumentos com os link que apresento.

    Eu ia referir este ponto. Sou utilizador de veículos elétricos desde 2008, são quase 12 anos. Já em 2008 haviam notícias de avanços milagrosos em baterias, mas o hidrogénio é que era o futuro. Sugiro que, se quiser fazer parte da mudança de paradigma automóvel, esqueça o hidrogénio, ou arrisca a ficar eternamente a espera...

    Acabei de chegar de viagem 2 x 500km, num VE.Quando todos os postos de combustível tiverem também um posto rápido, o problema da autonomia fica resolvido, até para quem não pode carregar em casa.
  9.  # 112

  10.  # 113

    "Será que em 10 anos o mundo estará rendido ao Hidrogénio? Não podemos saber, mas esperamos que sim, dessa forma além de uma energia limpa, teremos finalmente um planeta cada vez mais limpo".
    Observacao extremamente parcial, logo não válida. ;)
    Estou expectaste.
    Se vai acontecer?
    Acredito que sim.
    Aguardemos.
  11.  # 114

    "caso consiga tornar o custo de produção de carros movidos a Hidrogénio mais barato".
    Também acredito que sim, o futuro dirá!
  12.  # 115

    Colocado por: marcopnsSugiro que, se quiser fazer parte da mudança de paradigma automóvel, esqueça o hidrogénio, ou arrisca a ficar eternamente a espera...

    É minha convicção de que não vamos precisar de outros 10 anos para confirmar esta opinião.
    Aguardemos.
  13.  # 116

    Colocado por: marcopnsAcabei de chegar de viagem 2 x 500km, num VE.Quando todos os postos de combustível tiverem também um posto rápido, o problema da autonomia fica resolvido, até para quem não pode carregar em casa.

    imagine que existem algumas pessoas que necessitam de carregar ao mesmo tempo.
    Quantos postos de carregamento tem de ter disponíveis numa área de serviço?
    Um por cada estacionamento?
    Se os postos de carregamento estiverem ocupados, aguarde que fiquem livres?
    Avança para a próxima área de serviço?
  14.  # 117

    Colocado por: 21papaleguas
    imagine que existem algumas pessoas que necessitam de carregar ao mesmo tempo.
    Quantos postos de carregamento tem de ter disponíveis numa área de serviço?
    Um por cada estacionamento?
    Se os postos de carregamento estiverem ocupados, aguarde que fiquem livres?
    Avança para a próxima área de serviço?

    Naturalmente a oferta de carregadores rápidos tem de acompanhar a procura. O normal, por enquanto, é um posto por localização, em alguns locais há 2 e a Tesla são dezenas. Se alguém estiver a usar, temos de aguardar a nossa vez. Se tiver avariado é pior, geralmente os funcionários da AE deixam passar para carregar no outro sentido. Mas isto é claramente uma insuficiência da rede.

    Com esta viagem constatei a baixa ocupação dos PCR das AE. Em cada sentido fiz 3 paragens, 20+15+25 minutos. Demorei mais 1H de viagem devido a cargas, mas isto é uma situação muito rara, no dia a dia não perco tempo com cargas. Se fosse frequente, comprava um VE com 500km de autonomia.

    Pode ter a certeza que 10 anos não são suficientes para fazer descolar o hidrogénio. Não chega 1 posto nas áreas de serviço das AEs, como fazem actualmente com os VEs, é fundamental uma rede muito distribuída, porque ao contrário da electricidade, o hidrogénio não vai ter connosco a casa. Ainda hoje a rede de GPL é deficitária...
  15.  # 118

    Colocado por: marcopnsPode ter a certeza que 10 anos não são suficientes para fazer descolar o hidrogénio.

    Lhe garanto que apostas não faço.
    Continuo a afirmar aquilo que disse no início.
    Se as marcas quiserem...
    Em todo o caso, sou completamente a favor do desenvolvimento dos eléctricos e não nego que um dia possa ter um. Se puder escolher entre um eléctrico e um a hidrogênio, na altura avaliarei o que melhor me servir.
    Espero poder ter estas duas opções.
  16.  # 119

    Não concordo.
    Em quais mercados está a falar?
    No português não será de certeza.
    Ainda estou para perceber onde é que a Renault está a pensar abastecer os carros que agora vai colocar à venda.

    Colocado por: JoelMOs primeiros eléctricos quando foram vendidos estavam muito longe de ser "um bom investimento", no entanto houveram pessoa que quiseram apostar na tecnologia e compraram na mesma!

    Houve aí um ferrari qualquer que foi vendido, ou foi avaliado em 45M€.
    Há quem considere isso um bom investimento...
  17.  # 120

    Colocado por: JoelMo mundo é maior que portugal... se fossemos a contar com o nosso país, nada se massificava!

    Claro que sim, mas como não conheço os outros, só posso falar do nosso.
    Num dos artigos que li, o famoso Prius, só à quarta geração é que começou a dar lucro à Toyota. Hoje é o modelo que mais lucro dá à marca.

    Colocado por: JoelMou nao entendeu o meu comentário ou eu nao entendi a lógica do seu!

    Não ligue, foi só um desabafo!
    Num artigo que li, o famoso Prius, só à quarta geração é que começou a dar lucro à Toyota. Hoje é o modelo que mais lucro dá à marca.
 
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