Iniciar sessão ou registar-se
    • ddutra
    • 28 outubro 2019 editado

     # 1

    Olá,

    Escrevo do Brasil com algumas dúvidas básicas sobre aquecimento a Pellets para uma casa em construção. Uma realidade diferente.
    Aqui no Sul do Brasil temos invernos um pouco gelados, principalmente por conta do isolamento ruim ou inexistente nas casas. Pretendo investir em um sistema de calefação.

    Temos disponíveis os fabricantes Solzaima, Laminox e Kalor com revenda e suporte na cidade, sendo que Laminox e Calor tem centenas de unidades instaladas.
    Busco uma fonte neutra de informações sobre os sistemas e por isto resolvi criar este tópico.

    É uma casa de três pavimentos, porém, o subsolo não será aquecido pois trata-se de garagem e área de serviço.
    O pavimento térreo é o Living, com sala, cozinha e lavabo.
    O segundo pavimento é quarto, escritório e sala de estar intimo.

    O total a ser aquecido incluíndo circulação e escada é 175 m². O pavimento térreo é todo aberto. O pavimento superior é unido ao térreo por um "pé-direito duplo", com o mezanino em cima todo aberto para o living, ou seja, o ar quente produzido na sala de estar irá subir pelo mezanino.

    O total a ser aquecido em volume é 550 m³ devido as alturas elevadas.

    Minhas dúvidas são bem básicas.

    1) Dos equipamentos mencionados, qual o melhor e mais vendido em Portugal?

    2) Me preocupo em relação ao conforto do ar. O ar condicionado (elétrico) quente é muito desconfortável e por isto procuramos uma solução de calefação. Sempre que viajamos no inverno para Europa temos contato com sistemas com radiadores que são muito confortáveis. Surgiu uma opção de usar um recuperador a pellet com dutos de ar que podem ser canalizados para outros ambientes aquecendo toda a casa diretamente com o ar quente da lareira pellet, sem água e sem radiadores. Minha dúvida é se este ar quente que sai dos dutos é tão desconfortável como o ar quente do ar condicionado elétrico? Este resseca o nariz e causa problemas respiratórios.

    3) Sabem se pode ser usado o mesmo sistema de dutos do ar condicionado dutado para distribuir o ar quente da lareira pellet?

    Esta opção seria mais barata em relação a usar radiadores e fancoil para aquecer a casa com uma salamandra hidronica.
    Considerando que a casa é bem "aberta", me parece uma boa opção.

    Obrigado,
  1.  # 2

    A solzaima é a marca topo aqui em Portugal em termos de salamandras e recuperadores de calor você pode uzar qualquer recuperador para extrair o ar quente esse tem de estar apropriado para fazer a distribuição do ar pela casa os tubos têm de ser inox duplo com isolação poderá obtar por colocar um motor de ventilação adicional para colocar mais saídas de ar quente o calor produzido não e como o do ar condicionado o do ar condicionado retira a humidade dentro de casa se a casa não tiver humidade o ar condicionado vai buscar ao nosso corpo o da salamandra não precisa disso
 
0.0084 seg. NEW