Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    E vai comprar uma propriedade que se encontra numa zona dessas! uma casa que MUITO provavelemnte irá ser expropriada e demolida.
    que na área em causa não podera licenciar qq construção.
  2.  # 22

    Colocado por: oliveira21Alguém aqui com conhecimentos para me dizer o quão provável é a construção destas estradas sendo que afectam tantas casas pelo caminho?
    qunado tem de ser , tem de ser
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro BarradasE vai comprar uma propriedade que se encontra numa zona dessas! uma casa que MUITO provavelemnte irá ser expropriada e demolida.
    que na área em causa não podera licenciar qq construção.


    Não sei em que pé está esta proposta de pdm, e se realmente algo concreto não, não vou comprar.
    Como disse não existe nada que dê indicação que vão construir esta estrada para além de estar presente nesta proposta de pdm, por isso é que me estou a informar antes de decidir se compro ou não.
  4.  # 24

    Colocado por: oliveira21
    Não sei em que pé está esta proposta de pdm, e se realmente algo concreto não, não vou comprar.
    olhe, quer um conselho. nao compre.. é obvio que quem vende está à espera de tirar mais uns trocos que o preço da expropriação.. passa a batata quente a outra na esperança que quem compre não pesquise e descubra a batata quente... dito por outras palavras a venda é quase uma burla
  5.  # 25

    Por acaso foram eles que me informaram de tal, ja tinha proposta feita e tudo, o que me disseram é que o dono ia tentar resolver a questão do destaque, e se ele conseguisse depois nos cabia a nós decidir se queremos avançar com o negócio ou não tendo em conta essa informação.(Não sei se foi má fé da parte deles ou se só descobriram quando ele tentou fazer o destaque).
    E sim se ele conseguir, vou-me informar na Camara sobre essa questão o melhor que conseguir e depois logo se vê, mas sim não estou inclinado para seguir com o negócio.

    Mas algo que me leva a pensar é na quantidade enorme de casas afetadas por este projeto de estrada..e qual é a legalidade disto..é que não estamos a falar de ter de perder uns metros de terreno..estamos a falar de uns iluminados que decidiram desenhar umas estradas que passam por cima de umas quantas casas e que se f*da quem lá vive.
    • RCF
    • 4 novembro 2019

     # 26

    Colocado por: oliveira21Mas algo que me leva a pensar é na quantidade enorme de casas afetadas por este projeto de estrada..e qual é a legalidade disto..é que não estamos a falar de ter de perder uns metros de terreno..estamos a falar de uns iluminados que decidiram desenhar umas estradas que passam por cima de umas quantas casas e que se f*da quem lá vive.

    Interesse público!
    Mas, havendo expropriação, os expropriados serão devidamente compensados. Já não vivemos no tempo da outra senhora...
  6.  # 27

    Colocado por: oliveira21Por acaso foram eles que me informaram de tal, ja tinha proposta feita e tudo, o que me disseram é que o dono ia tentar resolver a questão do destaque, e se ele conseguisse depois nos cabia a nós decidir se queremos avançar com o negócio ou não tendo em conta essa informação.(Não sei se foi má fé da parte deles ou se só descobriram quando ele tentou fazer o destaque).
    E sim se ele conseguir, vou-me informar na Camara sobre essa questão o melhor que conseguir e depois logo se vê, mas sim não estou inclinado para seguir com o negócio.

    Mas algo que me leva a pensar é na quantidade enorme de casas afetadas por este projeto de estrada..e qual é a legalidade disto..é que não estamos a falar de ter de perder uns metros de terreno..estamos a falar de uns iluminados que decidiram desenhar umas estradas que passam por cima de umas quantas casas e que se f*da quem lá vive.


    Acompanhei um caso em que foi planeado um novo acesso entre uma autoestrada e a uma via de circulação interna que afetou dezenas de casas e terrenos. Os moradores fizeram de tudo (bloqueios de estrada, abaixo assinados, reuniões com ministros etc.) e no final as casas foram abaixo, receberam o que está previsto por lei e fez-se a estrada.

    Conclusão, se puder evitar perdas de energia desnecessárias, evite. A vida é muito curta para essas coisas.
    Concordam com este comentário: zed
  7.  # 28

    Colocado por: simples

    Acompanhei um caso em que foi planeado um novo acesso entre uma autoestrada e a uma via de circulação interna que afetou dezenas de casas e terrenos. Os moradores fizeram de tudo (bloqueios de estrada, abaixo assinados, reuniões com ministros etc.) e no final as casas foram abaixo, receberam o que está previsto por lei e fez-se a estrada.

    Conclusão, se puder evitar perdas de energia desnecessárias, evite. A vida é muito curta para essas coisas.


    Pois, tem razão, é uma pena porque até gostámos da casa, e a questão é que há ali tanta possibilidade para ser feita a estrada sem ter de ser necessariamente por cima da casa, mas prontos, outra questão é que também não sabemos como é que o banco se comportaria nesta questão, provavelmente nega-nos o crédito.
    • RCF
    • 4 novembro 2019

     # 29

    Colocado por: oliveira21outra questão é que também não sabemos como é que o banco se comportaria nesta questão, provavelmente nega-nos o crédito.

    Porquê? Como lhe referi, se houver expropriação, o proprietário será devidamente compensado. O Banco, dessa forma, nunca ficará a perder.
    Numa expropriação, como noutra situação qualquer, obviamente, não há nada que possa pagar o valor sentimental. Mas, o valor real é pago.
    Quase sempre, os expropriados reclamam por um de dois motivos (ou pelos dois em simultâneo):
    - pelo apego sentimental, que os faz não querer vender por valor nenhum;
    - por saberem que do outro lado está um comprador (Estado) decidido a comprar, que não desiste da compra (expropriação) seja qual for o valor a pagar, motivo pelo qual os expropriados tentam subir o valor pois, este comprador, tanto pode comprar por 10 como por 10 milhões.

    E não falo de cor. Sem entrar em pormenores, tive um terreno expropriado, que ninguém dava 10 por ele e, sem grandes reclamações, foram pagos 15...
    Agora, se vale a pena a chatice? Se, necessitando de casa para viver, vale a pena investir numa casa que poderá vir a ser expropriada? Se calhar, não...
  8.  # 30

    Não são bem pagas, eu pelo menos acho que as expropriações são chuladas qb.
    Mas também não pagam pelo valor patrimonial, era só o que faltava...
  9.  # 31

    Pois porque isso é efectivamente um problema...que a gente compre aquela casa por 120.000 por exemplo...pelo que vimos, temos umas coisas mais urgentes que outras mas temos ali alguns 50.000 para investir na casa..não os estou a ver a chegarem e a darem 200.000 pela casa..não sei secalhar até dão, mas duvido
    • RCF
    • 5 novembro 2019

     # 32

    Colocado por: oliveira21Pois porque isso é efectivamente um problema...que a gente compre aquela casa por 120.000 por exemplo...pelo que vimos, temos umas coisas mais urgentes que outras mas temos ali alguns 50.000 para investir na casa..não os estou a ver a chegarem e a darem 200.000 pela casa..não sei secalhar até dão, mas duvido

    se tiver a escritura da casa por 120.000 e faturas de obras de 50.000? Claro que lhe dão, pelo menos, esse valor.
    Esse é um dos motivos do elevado preço das obras públicas...
    É que apesar do interesse público, que pode agilizar o processo de expropriação, há sempre a possibilidade de recurso a Tribunal. Mas, por regra, o Estado ou quem o represente nestes processos, tenta resolver a bem, sem recurso a Tribunal. Quem está do lado do Estado, também não está a trabalhar com dinheiro próprio, mas sim do Estado...
  10.  # 33

    Colocado por: RCFClaro que lhe dão, pelo menos, esse valor.
    achas mesmo?
    • RCF
    • 7 novembro 2019

     # 34

    Colocado por: antonylemosachas mesmo?

    Mais do que acho... em último caso, não haverá Tribunal algum que não imponha que, no mínimo, o Estado pague aquilo que o proprietário demonstrar que, objetivamente, gastou.
  11.  # 35

    Colocado por: RCFMais do que acho... em último caso, não haverá Tribunal algum que não imponha que, no mínimo, o Estado pague aquilo que o proprietário demonstrar que, objetivamente, gastou.
    mesmo que tenha gasto acima do valor de mercado? não faz sentido mas também não vou teimar, pois não tenho qualquer experiência no assunto
    • RCF
    • 7 novembro 2019

     # 36

    Colocado por: antonylemosmesmo que tenha gasto acima do valor de mercado? não faz sentido mas também não vou teimar, pois não tenho qualquer experiência no assunto

    a única exceção que identifico será se se tiver tratado de um negócio fictício. Um negócio feito, precisamente, com a intenção de burlar o Estado e vir a receber mais pela expropriação. Um negócio em que se paga 10, mas escritura-se por 15.
    Materialmente, não há razões para ter receio das expropriações. Existindo "apego sentimental", isto é, sendo algo que, apesar de valer 10, não vendemos de livre vontade nem por 50, aí sim, "é chato"
  12.  # 37

    O apego que poderá existir é mesmo a questão de uma moradia ser um projecto "para a vida" digamos assim..é algo que vamos investir dinheiro e tempo para por a nosso gosto e que depois vai ser demolido, logo ai acho que já perdeu o nosso interesse.
    É uma pena, pois como referi, o que não falta ali são possibilidades de fazerem a estrada na mesma sem demolirem casa nenhuma, pois existe bastante terreno, mas prontos.

    @RCF já obti uma informação diferente de um ex-funcionário da camara (que trabalhava na parte das águas por isso vale o que vale). O que ele me disse é que nas expropriações eles inicialmente oferecem um valor que consideram "justo" normalmente acima do valor patrimonial, mas que se uma pessoa "embirrar" e rejeitar eles no tribunal invocam "interesse publico" e no final acabam por pagar o valor patrimonial.

    Não sei se será assim se não, de qualquer maneira lá está, se comprasse esta casa chatisses não me iam faltar.

    Outra questão, é possivel pedir uma alteração no pdm? neste caso argumentando que existe ali bastante terreno para fazer a estrada sem destruir a casa? ficava mais barato e tudo.
 
0.0214 seg. NEW