Iniciar sessão ou registar-se
    • Giba
    • 24 setembro 2009

     # 1

    Gostaria de obter opiniões sobre a evolução futura das taxas de juros.

    Tenho assistido a alguns comentários de clientes anunciando o receio em contratar empréstimo para financiamento de uma habitação. Depreendo que este seja o melhor momento para quem pretenda adquirir casa própria ao passo que em simultâneo seja o pior para quem pretenda vender. Em minha opinião provavelmente nos próximos 10 anos o indexante estará entre 0,5% e 1,5% mais o spread . Considerando o cenário macroeconómico nacional, bem como internacional será que estarei muito enganado?

    Giba
      images DINHEIRO.jpg
  1.  # 2

    Bom ... deverá haver especialistas por aqui que podem dizer algo mais concreto, mas vou opinar na mesma.

    Eu acho que nos próximos 2 anos o indexante a 3 meses não deverá ultrapassar os 1,5% pois neste momenio estamos em crise, e depois em fase pós-crise que tem de ser tratada com paninhos quenstes também, e por isso juklgo que as taxas não vão subir muito.

    Após estes 2 anos, acho que vamos assistir a uma subida acentuada do indexante, que acho que chegará a valores como 4%.

    Após este periudo, penso que o indexante voltará novamente a um valor de 2,5% +- e deverá andar a rondar estes valores por algum tempo.
  2.  # 3

    quem acertar que vá apostar no euromilhoes...

    o que o Hugo diz tem logica, mas pode haver kk coisa q pode alterar o indexante num espaço de 4 meses...
  3.  # 4

    Não me parece que possa haver nada que consiga em 4 meses alterar muito o indexante!
  4.  # 5

    Colocado por: brunobrasNão me parece que possa haver nada que consiga em 4 meses alterar muito o indexante!

    Isto é ironia, certo?
  5.  # 6

    Pensar a 10 anos é um prazo muito longo, penso que as taxas num periodo tão longo irão aos 4% - 5% e voltarão a descer até ao 1%.

    O pessoal que aqui anda nunca assistiu a uma crise tão grave, só nos anos 30 é que se esteve bem pior, mas agora que vivemos num mercado global e o mercado de acções, matérias primas etc... é que movem o mundo, passaremos por vários ciclos penso que em 10 anos devem ser 2 ciclos pelo menos, este em que estamos agora de baixa que deve demorar uns 2 ou 3 anos a recuperar depois mais uns 2 anitos de euforia e depois novamente uma quebra.

    Parecendo que não em termos de taxas de juros esta é provavelmente a melhor altura de todos os tempos para negociar taxas fixas. No curto prazo pode ser bastante desvantajoso mas no longo prazo será bem mais cómodo.
  6.  # 7

    Colocado por: brunobrasNão me parece que possa haver nada que consiga em 4 meses alterar muito o indexante!


    Não??
    TAo simples quanto um novo atentado tipo o q aconteu ao world trade center, uma nova guerra, um problema com os países produtores de petróleo. Estes os mais mediáticos...

    Basta um pouco de especulação na bolsa, meia dúzia de cromos a injecta dinheiro, investidores com confiança e arriscar e esta tudo estragado...
  7.  # 8

    Ainda hoje ouvi na TSF a dizer que o mercado bolsista português tinha aberto em queda (todos os títulos a vermelho) como as bolsas europeias. Tudo isto, porque se especula que a Reserva Federal dos Estados Unidos iria retirar as medidas que colocou para minimizar a crise.

    Acho que já toda a malta se apercebeu que o mal ou bem desta economia é que as acções valem o que a especulação sugere e não o valor real de mercado. Como tal, quem poderá advinhar a tendência do futuro?

    Cumps
  8.  # 9

    as acções valem o que a especulação sugere e não o valor real de mercado.


    Da sua afirmação inferimos que julga existir um tal "valor real de mercado", que corresponderia a um valor intrínseco da acção. Erro crasso.

    Sucede que o mercado bolsista é um encontro de expectativas e traduz a informação que cada um tem, as suas expectativas e convicções sobre a evolução de determinado bem num prazo mais ou menos longo - e assenta fundamentalmente no facto de pessoas diferentes terem níveis de informação, expectativas e horizontes temporais diferentes.
  9.  # 10

    Quanto à pergunta de Giba: o melhor instrumento para prever as taxas de juros a essa distância é a taxa swap, que reflecte as expectativas dos bancos.

    Evidentemente, é falível...
  10.  # 11

    Nem mais luisvv.

    caro electrao, o que é para si o "valor real de mercado de uma acção"?

    Cumprs
  11.  # 12

    Da sua afirmação inferimos que julga existir um tal "valor real de mercado", que corresponderia a um valor intrínseco da acção. Erro crasso.


    Vejamos isto de outra perspectiva: do ponto de vista da pessoa comum, quando vender as acções em sua posse terá a certeza do valor desta, realização das mais-valias ou menos-valias. Esse é um valor real. Tudo o resto é como diz, especulação ou espectativas como lhe queira chamar.
  12.  # 13

    Não percebi,

    O valor real da acção é o seu valor num determinado momento?

    cumprs
    •  
      FD
    • 24 setembro 2009 editado

     # 14

    Colocado por: gfrmartinso que é para si o "valor real de mercado de uma acção"?

    Pelo menos:

    activos - passivos = x
    x / número de acções = valor "real" nominal

    No entanto, nos dias de hoje, em que as empresas se endividam massivamente para investir, fica sempre a incógnita do valor desses investimentos a longo prazo e aí vai-se a teoria por água abaixo...
    Depois, para complicar mais, existem os bens não tangíveis, os "futuros", etc., etc...
  13.  # 15

    Nem mais luisvv.

    caro electrao, o que é para si o "valor real de mercado de uma acção"?

    Cumprs


    Respondido no post anterior. Falo de um valor concreto, o valor da realização da acção quando vendida.
  14.  # 16

    Colocado por: electraoNem mais luisvv.

    caro electrao, o que é para si o "valor real de mercado de uma acção"?

    Cumprs


    Respondido no post anterior. Falo de um valor concreto, o valor da realização da acção quando vendida.


    Então acho que ha ai uma confusão ou então sou eu que não estou a perceber:
    - acções valem o que a especulação sugere e não o valor real de mercado: As acções valem o que o MERCADO acha que vale, agora se concorda ou não com o seu valor já é diferente.

    Por si o valor real da acção só existe quando vende correcto? Então não venda (ou não compre) enquanto não acha que o valor real da acção está o que acha que deve estar. que giro isto é o que o mercado faz, apenas o valor real da acção é diferente para cada um de nós!

    Voltamos ao mesmo.

    Cumprs
  15.  # 17

    Colocado por: electrao Vejamos isto de outra perspectiva: do ponto de vista da pessoa comum, quando vender as acções em sua posse terá a certeza do valor desta, realização das mais-valias ou menos-valias. Esse é um valor real. Tudo o resto é como diz, especulação ou espectativas como lhe queira chamar.


    Essa conversa da "especulação", muito vulgar hoje em dia, faz-me espécie.

    Quem compra acções, compra na perspectiva de valorização, em determinado prazo (esqueçamos para já quem as compra para controlar uma empresa). Está portanto convicto (e disposto a arriscar o seu dinheiro nisso) de que nesse prazo haverá mais gente disposta a comprar as mesmas acções por preço mais elevado. Para formar essa convicção, terá levado em conta os factores que achar mais relevantes. O que sucede é que "n" pessoas terão "n" critérios diferentes, ou níveis de informação diferentes. Simultaneamente, nem todas terão o mesmo horizonte temporal - uns procuram ganhos diários, outros a mais longo prazo.
  16.  # 18

    Peço desculpa pela discordancia, mas... acredito que com esta crise se aprendeu muita coisa! Logo, não me acredito que possa acontecer alguma coisa que possa levar a alterar muito o indexante! Amigos... é só uma opinião!
  17.  # 19

    Em 4 meses como o referido!!!!
  18.  # 20

    Caro brunobras, os factos da vida e as leis da economia são constantes, não se alteram por mero wishful thinking.

    Juros baixos = inflação = subida dos juros.
 
0.0192 seg. NEW