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  1.  # 201


    A Extremadura espanhola, que “carece de acessibilidade aérea”, é “um bónus” para a área de influência do aeroporto de Beja e como “consequência” da ligação ferroviária Évora/Elvas."



    Repito: de-lírio.
    • RCF
    • 26 fevereiro 2020

     # 202

    Colocado por: JoelMrealmente os portos portugueses movem pouca carga... principalmente sines!!

    Você fala muitas vezes do que não conhece...
    Portugal está a apostar em Sines e no escoamento de mercadorias deste porto para a Europa. Sines é um excelente porto, por estar muito bem localizado. Mas, a Europa, ou melhor, os outros países europeus não têm grande interesse no desenvolvimento de Sines e dos seus acessos ferroviários, pois isso irá diminuir o movimento nos seus portos. Espanha, particularmente, não tem interesse nesse desenvolvimento e tem uma forma muito facilitada de obstaculizar esse desenvolvimento, bastando para tal dificultar o acesso de transportes de mercadorias, provenientes de Portugal, à sua linha férrea. Aliás, já o vem fazendo desde há alguns anos...
    Portanto, essa questão não é tão fácil e lógica como possa parecer.
    • RCF
    • 26 fevereiro 2020

     # 203

    Colocado por: JoelM

    Ainda bem que está aqui o RCF para nos ilucidar, já agora qual a fonte da sua informação?

    Conhecimento e experiência no setor.
  2.  # 204

    penso que geopolítica, geo economia, por ai, não é uma ciência exata, nem as suas logicas podem ser encaradas de forma tão reacional.
    Portugal á beira mar e talvez no centro do mundo, não pode basear o seu desenvolvimento por um funil, ( Espanha) apenas por pertencer á europa ou como única forma de estar ligado á mesma.
    • RCF
    • 26 fevereiro 2020

     # 205

    Colocado por: marco1penso que geopolítica, geo economia, por ai, não é uma ciência exata, nem as suas logicas podem ser encaradas de forma tão reacional.
    Portugal á beira mar e talvez no centro do mundo, não pode basear o seu desenvolvimento por um funil, ( Espanha) apenas por pertencer á europa ou como única forma de estar ligado á mesma.

    a geografia é preponderante!
    Olhamos para o mapa mundo e percebemos isso e onde não deixaram que a geografia fosse preponderante (África, por exemplo), nem há paz nem desenvolvimento.
    No entanto, dada a evolução, tende a ser cada vez menos preponderante, afinal até já se conseguem atravessar montanhas, através de túneis... mas, quando se junta geografia com economia, tudo pode ser ainda mais fácil ou ainda mais difícil, dependendo dos interesses. E Espanha, tal como França e Alemanha, não têm interesse nenhum no desenvolvimento do porto de Sines e dos seus acessos. Apesar disso, não nos devemos resignar e fazemos muito bem em investir nesse setor. Se conseguirmos ser competitivos, valerá o investimento. No entanto,
    Colocado por: RCFessa questão não é tão fácil e lógica como possa parecer
  3.  # 206

    Colocado por: JoelM
    realmente os portos portugueses movem pouca carga... principalmente sines!!

    Que é escoada e transportada para os seus destinos. Fantasiar que vai passar a ser transportada em alta velocidade para o centro da Europa é cómico.



    essas convem vêm de onde?


    É uma questão de se informar.



    ou seja, todo o pessoal que vive de lisboa para baixo que se lixe porque fica caro terem comboio...

    É óptimo argumentar consigo: "Ah e tal, o aeroporto no Montijo é muito caro, podíamos aproveitar o que já está feito em Beja e juntamos-lhe um TGV"; "Ah e tal, vivemos abaixo de Lisboa e não temos direito a um TGV porque é muito caro?".


    mas o pessoal que aterrar na margem sul vai fazer ligação com outros voos à portela, é isso? e o cómico sou eu...


    Se for necessário, a logística será muito mais simples.



    com esse argumento fortissimo não consigo contra argumentar...

    Então vou usar o seu argumento preferido: sobre previsões de rentabilidade de linhas e vias de transporte, já sabemos como acabam todas. Mal por mal, é deixar Beja quietinha, a servir de estacionamento de aviões, evitando gastar um tostão que seja.
    • ZenPT
    • 26 fevereiro 2020

     # 207

  4.  # 208

    Colocado por: RCF
    Você fala muitas vezes do que não conhece...
    Portugal está a apostar em Sines e no escoamento de mercadorias deste porto para a Europa. Sines é um excelente porto, por estar muito bem localizado. Mas, a Europa, ou melhor, os outros países europeus não têm grande interesse no desenvolvimento de Sines e dos seus acessos ferroviários, pois isso irá diminuir o movimento nos seus portos. Espanha, particularmente, não tem interesse nesse desenvolvimento e tem uma forma muito facilitada de obstaculizar esse desenvolvimento, bastando para tal dificultar o acesso de transportes de mercadorias, provenientes de Portugal, à sua linha férrea. Aliás, já o vem fazendo desde há alguns anos...
    Portanto, essa questão não é tão fácil e lógica como possa parecer.

    Ups!!!
    "Os setores portuário e marítimo são particularmente importantes para a economia portuguesa, pelo que relaxar essas barreiras poderia estimular o investimento e reduzir o preço dos serviços como resultado de maior concorrência"
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/bruxelas-regista-lentidao-no-desenvolvimento-da-ferrovia-e-dos-portos-portugueses
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 209

    Colocado por: 21papaleguas
    Ups!!!
    "Os setores portuário e marítimo são particularmente importantes para a economia portuguesa, pelo que relaxar essas barreiras poderia estimular o investimento e reduzir o preço dos serviços como resultado de maior concorrência"
    https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/bruxelas-regista-lentidao-no-desenvolvimento-da-ferrovia-e-dos-portos-portugueses

    Não é caso para "ups" nenhum.
    É sabido, pois têm sido várias as notícias na comunicação social, que os investimentos na ferrovia estão atrasados.
    Esses investimentos, enquadrados no projeto "ferrovia 2020", são cofinanciados pela UE e deveriam ter a sua concretização, precisamente no ano 2020. No entanto, apenas uma pequeníssima parte está concluída e já se adianta a data de 2023 para a conclusão. Porque os fundos europeus têm prazos, naturalmente a Comissão Europeia está preocupada com o cumprimento desses prazos.
    Nada disso invalida o que eu escrevi, que creio ser simples de perceber. O porto de Sines tem condições para concorrer com os maiores portos da Europa, desde que tenha bons acessos, para escoar as mercadorias. E esses bons acessos apenas serão compatíveis com a ferrovia. Mas, nenhum outro país quererá ver o movimento dos seus portos diminuídos, em detrimento de Sines.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 210

    Colocado por: JoelM
    Afinal parece que a construção de uma linha que não passará longe de Beja além de não ser descabida até se vai construir... Lá se vai o argumentos de alguns que construir a linha férrea de Beja seria exclusivamente por causa do aeroporto!

    Não passa "longe" de Beja, mas passa longe de Lisboa... que interesse teria ir de Sines para Beja, para o aeroporto? E esse "não ser longe" sempre custaria alguns milhões...

    Colocado por: JoelMAlém do mais, ter mercadoria a passar na linha férrea espanhola e francesa é aumentar o lucro e a usabilidade da mesma, onde é que isso é mau para eles?

    Não o suficiente para compensar as perdas nos portos espanhóis.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 211

    Colocado por: JoelM

    Porque espanhóis e não holandeses? Por essa ordem de ideias Espanha já tinha fechado a fronteira a camiões de mercadorias vindos de Portugal... Só que não o pode fazer, tal como não o pode fazer com o comboio. Aliás, custa a entender este argumento quando Espanha também já tem planeada uma linha de ligação a Portugal!

    Custa-lhe a entender por desconhecer, por completo, o funcionamento da ferrovia.
    Os operadores ferroviários, para fazerem um comboio (transporte) têm de, previamente, solicitar canal ao gestor da infraestrutura e este pode ou não disponibilizar esse canal. Na rodovia nada disso acontece... o acesso à rodovia é livre.
    E o que já vai acontecendo é que, o gestor da infraestrutura ferroviária espanhola, por vezes, responde aos operadores ferroviários de mercadorias portugueses, que não tem disponibilidade de canal.
    E do transporte de passageiros para o de mercadorias há grandes diferenças na ferrovia. Enquanto o de passageiros é rotineiro e tem horários programados, o de mercadorias não, tirando raras exceções. E, por isso, o transporte de mercadorias, muitas vezes, colide com o de passageiros
  5.  # 212

    Há muitos anos que está previsto o triangulo Porto de Sines - Aeroporto de Beja - Alqueva e ligação a Espanha.

    O Porto de Sines é um dos portos mais profundos da Europa, permitindo receber barcos de grande calado.
    É um porto que já existe. O desenvolvimento desta estrutura faria com que fosse desnecessário as obras que já estão a ser realizadas no Porto de Setúbal.

    O IP8 tinha o seu traçado previsto para ser alargado para duas faixas em cada sentido e corrigido o seu traçado para ser verdadeiramente equiparado a um Itinerário Principal. Parte desta obra foi feita. Esteve alguns anos parada e agora foi retomada, estando concluída até Beja.

    Para o Porto de Sines se tornar a grande porta de entrada da europa em termos de carga marítima, carece da conclusão da linha férrea executada, ainda que apenas parcialmente, para o efeito.

    Existem questões do lado de Espanha que se prendem com o atravessamento da Serra de Aracena.

    Relativamente ao falado TGV neste traçado, é preciso compreender que num país pequeno como Portugal uma linha férrea de alta velocidade provocada mais divisão do que proximidade.

    Muito há a dizer sobre este assunto.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 213

    Colocado por: ADROatelierHá muitos anos que está previsto o triangulo Porto de Sines - Aeroporto de Beja - Alqueva e ligação a Espanha.

    Previsto, como?
  6.  # 214

    Colocado por: RCFque creio ser simples de perceber.

    Escarrapachei-lhe com um artigo que fala precisamente sobre o assunto.
    Quem é que não percebeu o quê?
  7.  # 215

    Entre outros, por exemplo, PDM's e PROTA contemplam este triagulo, com as respectivas áreas de servidão e medidas preventivas.

    Colocado por: RCF
    Previsto, como?
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 216

    Colocado por: ADROatelierEntre outros, por exemplo, PDM's e PROTA contemplam este triagulo, com as respectivas áreas de servidão e medidas preventivas.


    Ok.
    Mas, como bem sabe, áreas de servidão e medidas preventivas há muitas. Nunca foi feito qualquer projeto para essa ligação.
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 217

    Colocado por: 21papaleguas
    Escarrapachei-lhe com um artigo que fala precisamente sobre o assunto.
    Quem é que não percebeu o quê?

    Espero que o meu esclarecimento o tenha ajudado a perceber o que vai para além desse artigo...
    • RCF
    • 27 fevereiro 2020

     # 218

    Colocado por: JoelMPara qual deles é que nunca foi feito projecto?

    Para isto:
    Colocado por: ADROatelierHá muitos anos que está previsto o triangulo Porto de Sines - Aeroporto de Beja - Alqueva e ligação a Espanha.
  8.  # 219

    Aqui vai um argumento muito válido a favor de Beja…
    https://inimigo.publico.pt/2020/02/28/pan-defende-novo-aeroporto-de-lisboa-em-beja-porque-as-ovelhas-sao-estupidas/
  9.  # 220

    Joel,
    esta não é a mesma linha de que se fala. Esta é mais a Sul.


    Colocado por: JoelM
    projeto-da-ligacao-ferroviaria-evora-caia

    "A 30 de abril de 2018 foi lançado o Concurso da empreitada para a construção do subtroço da Linha de Évora, entre Alandroal e a Linha do Leste.

    Uma obra com um valor base de 195 milhões de euros, que prevê a construção de nova plataforma ferroviária numa extensão de 38,5 quilómetros, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul."
 
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