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  1.  # 41

    Colocado por: JoelMQualquer solução relativa a isso significa o mesmo... Lusopontes (mote engil) a construir e gerir como têm a concessão a 50 anos... onde a vinci é accionista.... pormenores!


    Coincidências...
  2.  # 42

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Coincidências...

    Neste país, é o que há mais!
    Até parece que o sóares tinha comprado uns terrenos na Ota (não confirmado, só ouvi dizer).
  3.  # 43

    A questão é, Portugal precisa mesmo de um novo aeroporto ? Eu preciso de um novo carro, mas ainda devo ao banco o dinheiro da casa (parece que Portugal não deve nada a ninguém), lá terei que aguentar este mais uns anos. (Portugal não precisa aguentar, alguém há de pagar a fatura, os ovos que ainda estão no **** da galinha. Como crentes que somos a gripe não matará a galinha).
  4.  # 44

    A solução mais lógica por todos os motivos possíveis, mas sobretudo por motivos de uma eficiente gestão de dinheiros públicos e desenvolvimento territorial, seria aproveitar o aeroporto de Beja. Implicaria apenas investir uma fracção do dinheiro que vão investir no aeroporto do montijo numa eficiente rede de transportes Beja-Lisboa, nomeadamente por Comboio. Esta solução seria perfeitamente viável como aeroporto secundário destinado as companhias lowcost. O cliente tipo desta companhia regra geral não se importa de perder mais 1/2h em viagens.

    Obviamente que neste momento o negócio está feito, já há empresas de obras públicas com trabalhos para o local. Mais uma vez Portugal não aproveita a conjuntura económica favorável em que se encontra para estimular o desenvolvimento do país e sair do Marasmo em que se encontra. Todo o excedente orçamental que conseguimos é usado para engordar ainda mais o estado, pagar ás clientelas do costume, calar os sindicatos e financiar estas negociatas. Quando a conjuntura económica mudar, pode ser que mais 500 mil jovens desistam de tentar fazer alguma coisa por este país.
    Concordam com este comentário: Kruz, desofiapedro, N Miguel Oliveira
    • RCF
    • 4 novembro 2019

     # 45

    Colocado por: HAL_9000por motivos de uma eficiente gestão de dinheiros públicos e desenvolvimento territorial, seria aproveitar o aeroporto de Beja. Implicaria apenas investir uma fracção do dinheiro que vão investir no aeroporto do montijo numa eficiente rede de transportes Beja-Lisboa, nomeadamente por Comboio.

    olhe que não...
    qual o custo do aeroporto no Montijo?
    qual o custo de uma ligação ferroviária de Beja a Lisboa?
    Basta isso, para concluir estar equivocado.
    Mas, para além disso, quem vai pagar o aeroporto será a ANA/VINCI e não o Estado português. Creio que muitos dos comentadores anteriores se estão a esquecer disso...
    • Kruz
    • 4 novembro 2019

     # 46

    Colocado por: RCF
    olhe que não...
    qual o custo do aeroporto no Montijo?
    qual o custo de uma ligação ferroviária de Beja a Lisboa?
    Basta isso, para concluir estar equivocado.
    Mas, para além disso, quem vai pagar o aeroporto será a ANA/VINCI e não o Estado português. Creio que muitos dos comentadores anteriores se estão a esquecer disso...
    ... Vão pagar????? E as concessões que vão ter??? Já calcularam o retorno desse investimento? Depois quando as infraestruturas começarem a dar sinal de precisarem de trabalhos de conservação, acaba a concessão e lá vai entrar o Estado(portugueses) a pagar as contas das obras enquanto os grandes encheram os bolsos. Se não fosse uma galinha do ovos d'ouro não andavam tantos atrás dela para a apanhar.... Até parece um treino para os maratonistas da Eritreia ou Etiópia... Só comem depois de apanhar a galinha...!!
  5.  # 47

    Colocado por: RCF
    olhe que não...
    qual o custo do aeroporto no Montijo?
    qual o custo de uma ligação ferroviária de Beja a Lisboa?
    Basta isso, para concluir estar equivocado.
    Mas, para além disso, quem vai pagar o aeroporto será a ANA/VINCI e não o Estado português. Creio que muitos dos comentadores anteriores se estão a esquecer disso...


    A ANA/VINCI vai pagar a troco de? Que não há almoços à borla é lição aprendida há muitos anos. Qual é o preço que atribui ao impacto ambiental, habitacional e civilizacional que o aeroporto no montijo vai ter? Aquilo não faz parte de reserva ecológica?
    De momento tenho os aviões que aterram no aeroporto actual a passar por cima do local onde trabalho de 10 e 10 min e garanto-lhe que não é de todo agradável, em termos de ruído sonoro, foram o impacto em temos de poluição. Portanto a melhor solução passa por fazer um novo aeroporto novamente em cima da cidade, com a agravante de ter de se passar a ponte (que já de si não tem trânsito praticamente nenhum).
    • RCF
    • 4 novembro 2019

     # 48

    Colocado por: Kruz... Vão pagar????? E as concessões que vão ter??? Já calcularam o retorno desse investimento? Depois quando as infraestruturas começarem a dar sinal de precisarem de trabalhos de conservação, acaba a concessão e lá vai entrar o Estado(portugueses) a pagar as contas das obras enquanto os grandes encheram os bolsos.

    então se agora em que há tanto para investir, para fazer daquilo um aeroporto, é uma galinha dos ovos de ouro, vai deixar de o ser daqui por uns anos? Seguramente, é maior o investimento agora do que será daqui por uns anos em remodelações... portanto, se agora é apetecível, depois de construído, mais apetecível será, mesmo quando vier a necessitar de remodelação.

    Colocado por: HAL_9000com a agravante de ter de se passar a ponte (que já de si não tem trânsito praticamente nenhum).

    então e se fosse em Beja, também não teria de se passar a ponte..?

    Colocado por: HAL_9000De momento tenho os aviões que aterram no aeroporto actual a passar por cima do local onde trabalho de 10 e 10 min e garanto-lhe que não é de todo agradável, em termos de ruído sonoro, foram o impacto em temos de poluição

    Isso compreendo... mas, será inevitável que passem por cima da cabeça de alguém. Podem é passar por cima de menos gente...
  6.  # 49

    Colocado por: manelvcaqui não haveria nenhuma hipótese? olhando pelas imagens satélites parece haver espaço não urbanizado com aparente tamanho para o aeroporto. sem contar que tem varias AE e a linha férrea ali também
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira
      Sem Título.png


    Sim, é a localização ideal para um aeroporto, no meio das serras.
  7.  # 50

    Colocado por: RCFentão e se fosse em Beja, também não teria de se passar a ponte..?
    Não necessáriamente, ainda que não conheça de todo as ligações ferroviárias já existentes de modo a minimizar os custos e aumentar a eficiência. De qualquer modo continuo a achar que o desenvolvimento que eventualmente se traria aquela zona do país compensaria o investimento. Eu sei que para quem vive e trabalha em Lisboa, o País parece que se resume à Capital, mas não.

    Evidentemente que os aviões terão de passar sempre por cima de alguém, nisso tem toda a razão, mas terá menor impacto e zonas menos povoadas.
  8.  # 51

    O problema é que as companhias não querem aterrar em Beja iria existir menos voos para Portugal, e isso significaria menos turistas o que seria bom para a situação social do Pais, mas muito mau para o Turismo.

    Mesmo no Montijo há companhias que já fizeram saber que não tem interesse em voar para lá.
    Concordam com este comentário: zed
  9.  # 52

    Colocado por: condolisboaSim, é a localização ideal para um aeroporto, no meio das serras.


    Suíça? Áustria?
    • RCF
    • 4 novembro 2019

     # 53

    Colocado por: HAL_9000De qualquer modo continuo a achar que o desenvolvimento que eventualmente se traria aquela zona do país compensaria o investimento.

    Nisto, talvez tenha razão... mas, terá Portugal capacidade para fazer esse investimento? é porque, para a opção Montijo, como referi, quem vai investir é a ANA/VINCI.
    Depois, apesar da mais valia para a zona de Beja e todo o Alentejo, também haveriam desvantagens. Não tenho dúvidas de que um dos motivos para o aumento do turismo em Portugal, especialmente em Lisboa e Porto, são os aeroportos acessíveis. É muito prático chegar e partir de Lisboa... e não é só o turismo que ganha. Veja-se o caso da web summit, que se está a realizar a cerca de 3 km do aeroporto, em Lisboa. Com o aeroporto a quase 200km, duvido que se realizasse em Portugal...
  10.  # 54

    Colocado por: larkheO problema é que as companhias não querem aterrar em Beja iria existir menos voos para Portugal, e isso significaria menos turistas o que seria bom para a situação social do Pais, mas muito mau para o Turismo.

    Mesmo no Montijo há companhias que já fizeram saber que não tem interesse em voar para lá.



    A preocupação maior é para com os turistas que nos visitam, ou para com os que cá vivem?
    É que se é pelo turista, porque é que não se deixa a Portela para o turista? E que os habitantes locais se sacrifiquem a ir para o Montijo... ou para o Porto, Faro?

    É interessante ver a solidariedade capitalina para com o emigrante de Bragança, que além de ir ao Porto, ainda faz ponte aérea em Lisboa. Porque é que o lisboeta não pode fazer o mesmo caminho, ir apanhar o avião ao Porto?

    É bem verdade que há muito turismo, mas parte do avião leva o português emigrante também, e esse, muito provavelmente vem de alguma zona pobre e menos desenvolvida... e longe de Lisboa.

    Se já existe um em Beja, porque não usá-lo?... é mais hora, menos hora pó cliente Ryanair...

    Porque não Monte Real? E ajudar quem vive em Coimbra, Leiria, Aveiro? Porque não dinamizar essas cidades com turismo também?
    E esses portugueses? Porquê obrigá-los a ir a Lisboa/Porto? Não lhes podia facilitar um bocadinho a vida?

    Portugal tem pouca população. Ainda precisa de mais um aeroporto? E gerir o tráfego pelos que JÁ tem?
    Porque não tirar todos os voos (com destinos de emigração, tipo Toronto etc.) da Portela?
    Se a prioridade de Lisboa é o Turismo usem a Portela só para isso...
  11.  # 55

    Colocado por: N Miguel Oliveira


    A preocupação maior é para com os turistas que nos visitam, ou para com os que cá vivem?
    É que se é pelo turista, porque é que não se deixa a Portela para o turista? E que os habitantes locais se sacrifiquem a ir para o Montijo... ou para o Porto, Faro?

    É interessante ver a solidariedade capitalina para com o emigrante de Bragança, que além de ir ao Porto, ainda faz ponte aérea em Lisboa. Porque é que o lisboeta não pode fazer o mesmo caminho, ir apanhar o avião ao Porto?

    É bem verdade que há muito turismo, mas parte do avião leva o português emigrante também, e esse, muito provavelmente vem de alguma zona pobre e menos desenvolvida... e longe de Lisboa.

    Se já existe um em Beja, porque não usá-lo?... é mais hora, menos hora pó cliente Ryanair...

    Porque não Monte Real? E ajudar quem vive em Coimbra, Leiria, Aveiro? Porque não dinamizar essas cidades com turismo também?
    E esses portugueses? Porquê obrigá-los a ir a Lisboa/Porto? Não lhes podia facilitar um bocadinho a vida?

    Portugal tem pouca população. Ainda precisa de mais um aeroporto? E gerir o tráfego pelos que JÁ tem?
    Porque não tirar todos os voos (com destinos de emigração, tipo Toronto etc.) da Portela?
    Se a prioridade de Lisboa é o Turismo usem a Portela só para isso...




    Não estou preocupado com os turistas, se achasse que o pais não precisasse deles, nem os queria cá.

    Actualmente vivo em Lisboa e já fui ao Porto apanhar aviões.

    A emigraçao infelizmente não suporta um aeroporto.


    O aeroporto não é para os Portugueses, para esses o que temos chegava bem, feliz ou infelizmente as estatisticas indicam que os turistas anuais são 2 ou 3 vezes o resto da populaçao.
  12.  # 56

    Porque não Alverca?
    Servida por autoestrada, comboio, perto de lisboa.
    É devido á questão ambiental? É por estar no mesmo corredor aéreo?
    Nunca vi esta opção muito discutida e gostava de perceber porque.
  13.  # 57

    Colocado por: larkheO aeroporto não é para os Portugueses, para esses o que temos chegava bem


    Ora se é para o Turismo, porque não fomentar o pack turístico: "Lisboa+Porto", ou "Lisboa+Alentejo", ou "Lisboa+Algarve", ou...
    O País é bastante pequeno. A ideia do City Break tem sentido e até gosto, mas há mais além de colinas e pastéis de nata.

    Em Portugal normalmente achámos tudo longe, eu próprio sou um desses.
    Em Janeiro fui dar uma volta com os meus sogros, que são do México.
    Fomos do Porto a Évora para visitar, no mesmo dia jantámos em Braga. Para eles, foi um dia normal. Para mim, não.

    Bem sei que também há aqueles turistas que havendo vinho e bacalhau, nem do hotel saem...
  14.  # 58

    Colocado por: JoelMEu onde estou se quiser ir de norte a sul do país demoro no mínimo 24h a conduzir... Para fazer 480km entre as duas maiores cidades são quase 8h de condução sem uma única auto estrada... O aeroporto secundário fica a 1,5h de distância do centro da cidade e não tem sequer comboio directo.


    Pois, mas em Lisboa confunde-se o país (certamente rico) onde você está, com algum de 3º mundo.
    Em vez de se pensar em trabalhar para o bem de uma nação, o importante é poupar 1h a quem está de férias...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  15.  # 59

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Pois, mas em Lisboa confunde-se o país (certamente rico) onde você está, com algum de 3º mundo.
    Em vez de se pensar em trabalhar para o bem de uma nação, o importante é poupar 1h a quem está de férias..


    Parece-me que confunde uma série de conceitos:
    1) Um aeroporto serve os seus passageiros, em primeiro lugar. Ao contrário do que supõe, há muitos motivos para viajar além das férias e uma das vantagens competitivas de Lisboa em vários segmentos é exactamente a proximidade do aeroporto à cidade.

    2) As ideias fantasiosas do "desenvolvimento" é que levaram à construção das famosas SCUT, p,ex. Os que agora se queixam de o aeroporto estar previsto para onde os passageiros e as companhias aéreas o querem, são os mesmos que conseguem queixar-se das SCUT, das auto-estradas com pouco tráfego e dos custos que isso trouxe.

    3) Insistir em enterrar mais uma fortuna para rentabilizar um investimento mal feito é o mesmo que deitar água para uma garrafa sem fundo, esperando conseguir enchê-la. O aeroporto de Beja está lá, é deixá-lo estar..
  16.  # 60

    Colocado por: luisvvParece-me que confunde uma série de conceitos:


    Não sendo eu, técnico algum no sector aeroespacial, e tendo clara noção que poderei disparar uma série barbaridades, bitaites vá, sobre o novo aeroporto, posso contudo, relatar aquilo que me parece evidente:

    1- Lisboa teve o privilégio de ter um aeroporto, o que fez com isso? Construiu em todo o terreno no seu entorno, impossibilitando a expansão. O que é um pena, porque lá já estavam a chegar as autoestradas, metro, etc. Hoje é necessário fazer um 2º. Os responsáveis pelo PDM onde andam?

    2- Até acredito que o Montijo tenha as suas vantagens, mas não acha que daqui a 30-40 anos estejamos a discutir a mesma situação? Aumenta para onde? Só que aí vamos estar a queixar do rio, que já está lá hoje... Vamos entalar uma vez mais o aeroporto, de raíz?

    3- Este novo aeroporto será secundário. Agora!
    E porque não pensar que este aeroporto poderá um dia, ser o principal aeroporto de Lisboa? E como seria? Se fosse no Montijo?

    4- Ou será preferível daqui a uns anos estarmos a discutir onde será o 3º aeroporto?

    5- Portugal é o primeiro bocado de terra para quem sobrevoa o Atlântico vindo das Américas. Seria assim tão descabido fazer algo tipo Barajas? Um terminal pequeno no meio do nada, mas que aos poucos possa aumentar, e servir de HUB para quem faz escala? É assim tão mau pensar ombrear com Madrid, Amesterdão, Londres ou Paris?

    6- Fazer algo na margem sul parece-me mau, no Porto, o OPO e Leixões estão a norte do Douro (muito mais estreito que o Tejo e com mais pontes)... e para mim, é o que parece fazer sentido. Em Lisboa a grande massa da população está a Norte, pelo que, construir algo mais desviado, mas acessível por todos os lados parece-me fazer mais sentido.


    Colocado por: luisvv1) Um aeroporto serve os seus passageiros, em primeiro lugar. Ao contrário do que supõe, há muitos motivos para viajar além das férias e uma das vantagens competitivas de Lisboa em vários segmentos é exactamente a proximidade do aeroporto à cidade.


    Exactamente! O mais interessante seria conhecer de onde e para onde vão todos os passageiros!
    Muitos vão ao LIS, mas nada têm que ver com Lisboa, nem querem saber da cidade para nada.
    E as desvantagens competitivas que têm Leiria/Coimbra/Aveiro/Beja/Viseu/Castelo Branco/Bragança, por estarem longe de um aeroporto?

    A mim tanto se me dá onde fique. Por mim, geriam os voos de outro modo e estava feito. Tanto onde se investir por esse país fora, e só se vê Lisboa.
    Estar aqui a discutir se se leva mais 1h para chegar a Beja é gozar com o Transmontano que tem que ir à consulta do médico ao Porto...
 
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