Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.


    Sou novo por aqui, mas acompanho este fórum (sem me pronunciar) à alguns meses.
    Queria enaltecer a partilha de conhecimento e opiniões (muitas delas construtivas) que se partilha aqui.
    Não sou arquitecto, engenheiro, nem empreiteiro, etc.. Sou um simples cidadão que procura informação na área da construção civil.


    Acontece que estou tentado a adquirir um imóvel. Mais própriamente um terreno com pequenas habitações que no total ocupam cerca de 270m2 área útil. São habitações antigas, com algumas paredes em pedra com 80cm de largura. O telhado está aceitável mas a precisar de intervenção. Assim como todo o chão, paredes, tectos, electricidade e canalizações.


    O que pretendo é remodelar/reformar/reconstruir pelo menos parte da casa, pois os edifícios não estão todos juntos, unidos. E neste momento penso não ter capacidade financeira para remodelar todas as áreas.


    A parte principal a intervir serão entre 120m2 a 160m2. Composto por um 1°andar com cerca de 50m2 (onde existe uma cozinha e um WC ambos em mau estado) sobre um r/chão, antiga adega, com a mesma área mas um pé direito baixo. Ao lado, pegado, mais uns 30m2 ao nível do r/chão mas sem 1° andar.
    "A casa" não tem ligação ao saneamento público (mas existe na via pública).


    À primeira vista o que me ocorre é construir um 1° andar sobre os 30m2 com a altura do 1° andar que fica sobre a adega. Ficando um total de 160m2 (não tenho a certeza destas áreas pois ainda não as medi nem verifiquei a documentação do imóvel)


    Necessito alguém, em que possa confiar, que analise toda a documentação do imóvel, pois como se trata de edifício antigo muitas vezes as coisas não estão muito bem esclarecidas. E mediante o que esse profissional concluir avanço ou não para a aquisição do imóvel.


    O que devo fazer? Procurar um arquitecto e posteriormente uma empresa de construção? Ou uma empresa que faça todo o trabalho desde a análise até à construção?


    O imóvel fica em Vila Nova de Gaia.
    Se algum profissional do fórum estiver interessado neste trabalho agradeço que me contacte. [email protected]


    Quero desde já agradecer as vossas opiniões, sugestões e esclarecimentos.


    Cumps
  2.  # 2

    primeiro deve contactar um arquitecto. este vai analisar a situação e informá-lo daquilo que pode ou não fazer. pois pode nem poder construir esse tal extra sobre os 30m2 por exemplo.

    o construtor será o ultimo a contactar, depois de ser aconselhado sobre as melhores formas de intervir na casa.
    por exemplo... não usar enchimento de cimento nas paredes... neste caso o construtor vai com toda a certeza dizer que é melhor, que é assim que se faz e sempre foi bom, que é mais barato.. que nao sabe fazer de outra forma, que nao confia nas argamassas de cal.. etc etc já tenho ouvido uma panóplia de desculpas... na verdade. não o deve fazer. deve usar sempre argamassas de cal. tem a ver com o sistema construtivo.. tem a ver com o conforto e evita futuros problemas de condensações

    mas para isso tb deve ter um arquitecto que perceba do assunto, nem todos percebem..

    Como ]e em gaia, estou disponivel para ajudar. fica dentro do meu raio de ação.
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcos_20
  3.  # 3

    Boa tarde Marcos.
    Neste momento encontro-me numa situação idêntica. No meu caso pedi a um arquiteto que me ajudasse a esclarecer dúvidas. Vai recorrer ao crédito habitação? Eu recorri. Como é uma moradia antiga a precisar de ser reabilitada o banco tem exigido alguns documentos. A avaliação já foi feita. Agora estou à espera da decisão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcos_20
  4.  # 4

    E marcar na CMunicipal para perceber se as pretensões têm viabilidade.
    Concordam com este comentário: Marcos_20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcos_20
 
0.0119 seg. NEW