Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde Caríssimos,

    Recentemente adquirimos uma casa geminada e deparamo-nos com um grande problema de isolamento acústico relativamente à casa ao lado (sempre morei em apartamentos e nem de perto nem de longe tive problemas destes).
    Segundo o vendedor, as casas encontram-se separadas por 2 paredes duplas + caixa de ar entre as mesmas, ficando por confirmar se as caixas de ar se encontram vazias ou com esferovite apenas.

    Sendo bastante leigo nestas andanças, gostaria de saber a vossa opinião sobre uma possível solução para criar mais isolamento e poder atenuar este problema.
    Existem alguns tópicos sobre este assunto no fórum, que já me esclareceram em alguns pontos, tipos de isolamento e produtos disponíveis, etc.

    Pelo o que fui percebendo (Corrijam-me se estiver errado)a lã de rocha é o produto que garante mais insonorização, pelo menos em ruídos aéreos. Os de percussão já estou mais ou menos mentalizado que nao os vou conseguir resolver porque desconfio também que as estruturas das casas são partilhadas.

    Nesse sentido, questiono se é possível ou viável aplicar a lã de rocha neste caso, sendo que as paredes, caixas de ar etc já existem.
    Por favor indiquem se exista outro tipo de solução que aconselhem.

    Muito obrigado desde já pela atenção.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Não consegue aplicar la de rocha numa parede ja construída.

    Essas casas partilham estrutura pela certa..ou faz outra parede em pladur por dentro da sua casa ou esqueça..
  3.  # 3

    E mesmo fazendo vai sempre transmitir o som pelo chão e tetos...
  4.  # 4

    Boa noite e obrigado pelas respostas.

    Não é possível abrir um rasgo na parede por exemplo da largura duma placa de lá de rocha, coloca lá dentro da caixa de ar e empurra la para o lado até encher a parede e depois fechar a parede novamente? Ou remover a parede completamente e refaz-lá?

    Também li recentemente sobre produtos que são.possiveis de injectar nas caixas de ar. São soluções com bons resultados?

    Compreende e faz sentido que colocar só na parede não solucionara o problema, devendo também revestir os chaos e os tectos, correcto?

    É normal neste tipo de casas o isolamento ser tão fraco? O esquema das paredes que o vendedor me descreveu que elas têm (parede + caixa de ar + parede + caixa de ar + parede + caixa de ar + parede) na teoria seria suficiente? Ou existe alguma falha nisto?
  5.  # 5

    Abra um buraco é veja o que está lá dentro e já vê.

    A casa é nova? Peça para ver o relatório de ensaio acústico.
  6.  # 6

    A casa não é nova. Salvo erro a construção é de 2007 ou 2008.

    Sobre as restantes questões do ultimo post, consegue-me dar algum feedback ou opinião?
  7.  # 7

    Afinal, queixa-se de ruidos aéreos ou de percussão?
    se a construção é de 2007/2008, foi antes da entrada em vigor da Legislação da acustica...
    O ideal é contratar uma empresa que realize os ensaios acusticos e face a realidade construtiva do local, lhe especifique uma solução que possa minimizar o ruido de incómodo.
  8.  # 8

    Queixo-me de ambos.

    Ouve-se tudo o que os vizinhos falam assim como os passos, portas, chuveiro, autocolismos, etc.

    Aconselha alguma empresa desse ramo?
  9.  # 9

    Colocado por: Lima24Aconselha alguma empresa desse ramo?


    DESABAFO: Porque razão as pessoas que abrem discussões, frequentemtne não indicam a zona geográfica do seu problema. Querem indicações disto e daquilo... recomendações... Imagine que o problema é em Penamancor, e eu digo-lhe que conheço uma empresa muito boa... de Faro.
    Concordam com este comentário: nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  10.  # 10

    Desculpe, tem razão.
    Encontramonos na zona do Porto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Esses problemas quando não são solucionados /resolvidos na propria construção, é muito dificil /caro, resolver mais tarde.
    e é dificil dar uma opinião sem ir ao local, ou sem pelo menos analisar o projeto...
  12.  # 12

    Pois isso eu compreendo, mas infelizmente já me meti nesta enrascada e não vejo forma de me safar dela.

    Relativamente às possiveis soluções que ando a tentar magicar, conseguem me dar alguma opinião, se são possiveis, viáveis ou realistas.

    Não é possível abrir um rasgo na parede por exemplo da largura duma placa de lá de rocha, coloca lá dentro da caixa de ar e empurra la para o lado até encher a parede e depois fechar a parede novamente? Ou remover a parede completamente e refaz-lá?

    Também li recentemente sobre produtos que são.possiveis de injectar nas caixas de ar. São soluções com bons resultados?

    Compreende e faz sentido que colocar só na parede não solucionara o problema, devendo também revestir os chaos e os tectos, correcto?
  13.  # 13

    Pode demolir o pano interior todo e refazer o isolamento acustico com materiais apropriados e forrar com gesso cartonado.
    Pode não demoolir nada e efectuar a correcção pelo lado de dentro e forrar o material de isolamento com gesso cartonado.
    Soluções há muitas.

    Poderá injectar fibra de celulose ou de la de rocha... mas isso não vai garantir o preenchimento total..
    antes tem de saber o que lá tem.. e depois ver como valerá apena ou não a correcção acustica ( aos sons aéreos)
    Concordam com este comentário: marco1
  14.  # 14

    se a casa é geminadaç, normalmente a intervenção na parede de separação deveria ser suficiente
  15.  # 15

    Quando me diz - demolir o pano interior todo - Refere-se às 2 pareces que fazem parte da minha moradia até chegar à caixa de ar «principal» que separa as moradias correcto?

    Tecnicamente / legalmente não existe nenhum inconveniente em aplicar material de isolamento?

    As soluções pela parte de dentro parecem me menos eficazes porque irão abranger as mesmas dimensões de area. Para alem disso as escadas para o 1º piso irão ficar muito estreitas.
    •  
      nunos7
    • 5 novembro 2019 editado

     # 16

    Acho q o melhor neste caso em particular é seguir a indicação do Pedro...

    Colocado por: Pedro BarradasO ideal é contratar uma empresa que realize os ensaios acusticos e face a realidade construtiva do local, lhe especifique uma solução que possa minimizar o ruido de incómodo.


    Se é uma casa geminada, já falou com o vizinho a ver se sofre do mesmo? E qdo forem fazer os testes, possibilidade de fazerem desde a casa do vizinho (não faço a mínima ideia de como são feitos os testes)...
  16.  # 17

    Colocado por: Lima24Desculpe, tem razão.
    Encontramonos na zona do Porto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Alfadvice em Famalicão
    InAcoustics na Maia

    Com qualquer um dos dois se safa

    Peça previamente autorização ao vizinho pois terá que aceder a casa dele.
  17.  # 18

    Relativamente aos ruidos de percurssão.... Se isolar os tectos e os chãos eles nao serão tambem atenuados?
    • sbcnv
    • 5 novembro 2019 editado

     # 19

    Esqueça lá Rocha. Sim absorve algum ruído, no entanto fica muito mais barato e mais eficaz usar MLV que e uma membrana de vinil.

    Não precisa de tanto espaço ao fazer segunda parede+lá Rocha. Vinil com 6mm de espessura, tem uma massa de 11-12 kilos por M2. Reduz facilmente 30 dB

    Pesquisa no YouTube por Massa loaded vinyl e veja as diferenças e para n falar que e muito mais barato
  18.  # 20

    Esta gama de soluções é muito utilizada.
    https://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=F211&lng=4&site=3&dbg=1
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
 
0.0218 seg. NEW