Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: RCFo que está em causa são €1050.
    Isso das testemunhas (fictícias), ainda que perigoso, poderá ser útil em Tribunal, para provar que o dinheiro foi entregue. Agora questiono - vale a pena ir para Tribunal para recuperar esse dinheiro? Eu acho que não (infelizmente)... não compensará...
    Entendo que a solução passará por continuar a tentar chegar ao indivíduo.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

    Até 15k €, se não me engano, tem os julgados de paz. Custa 70€
    Concordam com este comentário: CMartin
    • RCF
    • 8 novembro 2019

     # 42

    Colocado por: Oliveirafabio
    Até 15k €, se não me engano, tem os julgados de paz. Custa 70€
    ~
    Duvido que seja assunto para os Julgados de Paz...
    Afinal o que está em causa? Se for crime, não é para os julgados de paz.
    Dívida, também não creio que seja...
    Incumprimento contratual? Talvez. Mas, o que está em incumprimento? Havia algum prazo, que não está a ser cumprido?

    Ainda quanto a custo, o mais caro não será a taxa de justiça. Por regra, é o advogado...
    Acho que o caminho deverá passar por começar por tentar localizar o indivíduo e resolver a bem...
    Concordam com este comentário: nvale
  2.  # 43

    Mas ainda se usa disso de 50% antes 50% depois? Tudo o que tenho contratado é sempre entre 20/30% na adjudicacao, 20% na entrada da obra e o restante no fim da obra realizada, em alguns casos ate foi 30% na entrada e 70% no final. E isto com orcamentos com nif, com logotipos de empresas e nr de licença da empresa se for o caso, quando vem com 50 ou 60% de inicio nem merece atencao
    • RCF
    • 8 novembro 2019

     # 44

    Colocado por: jocavMas ainda se usa disso de 50% antes 50% depois?

    Para caixilharia até faz sentido. Trata-se de material feito à medida e que apenas serve para o sítio para onde foi feito. Portanto, apos o material executado, se o cliente desiste antes da aplicação, mesmo já tendo recebido 50%, admito que o fornecedor possa ter prejuízo pois, muito dificilmente, poderá utilizar as janelas noutra casa.
    Concordam com este comentário: Picareta, CMartin, Pedro Barradas, Varejote
  3.  # 45

    Colocado por: jocavquando vem com 50 ou 60% de inicio nem merece atencao


    Hmmm, em parte discordo.
    Com tanto caloteiro que anda por aí...

    Há trabalhos que de tão simples como este, nem vale a pena complicar muito as contas
    50% antes e 50% depois parece-me correcto, assim partilham-se os riscos entre as duas partes, em igual proporção.
  4.  # 46

    De qualquer forma, não é preciso advogado para recorrer aos julgados de paz.
    • RCF
    • 8 novembro 2019

     # 47

    Colocado por: CMartinDe qualquer forma, não é preciso advogado para recorrer aos julgados de paz.

    em muitas situações, em Tribunal, também não... mas, não sendo necessário, é conveniente, especialmente para quem possa não ter qualquer domínio sobre a área jurídica.
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 48

    Concordo consigo RCF. Em princípio é conveniente, até exigível. Em alguns casos, é dispensável. Aqui pode ser dispensável, não sendo preciso, dependendo do poder de articulação do queixoso, de se sabe expor, etc. Sim.
    Concordam com este comentário: RCF
  6.  # 49

    Boa noite, encontro-me a viver uma situação muito idêntica, a qual também expus aqui no fórum, mas no meu caso não estava sozinho quando entreguei o dinheiro, a melhor solução será recorrer aos julgados da paz?
  7.  # 50

    No seu caso talvez não Gonçalo. A obra continua, não é ?
  8.  # 51

    CMartin, chegou a estar parada duas semanas, e vai evoluindo a um ritmo muito lento e agora encontra-se parada devido a "atrasos no fornecimento de material" até que pague 8000 euros a mais, do que estava previsto no orçamento.
  9.  # 52

    Colocado por: RCF
    Para caixilharia até faz sentido. Trata-se de material feito à medida e que apenas serve para o sítio para onde foi feito. Portanto, apos o material executado, se o cliente desiste antes da aplicação, mesmo já tendo recebido 50%, admito que o fornecedor possa ter prejuízo pois, muito dificilmente, poderá utilizar as janelas noutra casa.
    Concordam com este comentário:Picareta,CMartin,Pedro Barradas

    Alguns orcamentos quer tenho visto para certas coisas... 50% logo pra mão de inicio pagava logo a obra toda... Lembro-me de um de uma casa de renome que rima com basaltos para colocarem 6m2 de chao 8m2 de azulejo na parede e uma base de duche ja com canalizacao e esgoto efetuada pediam 1400 euros e pediam 50% na adjudicacao...
    O material estava todo na obra... Era so aparecerem com a ferramenta e trabalharem
  10.  # 53

    Colocado por: GonçaloECMartin, chegou a estar parada duas semanas, e vai evoluindo a um ritmo muito lento e agora encontra-se parada devido a "atrasos no fornecimento de material" até que pague 8000 euros a mais, do que estava previsto no orçamento.
    Pois, percebo, é o que se costuma ouvir dizer nestes casos. A obra está em que ponto, falta muita coisa ? Se tivesse que valorizar o que foi feito, dos 50% que pagou ?
  11.  # 54

    Quase toda a gente leva 50%. Até eu profissionalmente, pago 50% de adjudicação para encomenda de mobiliário e peças decorativas, empreitadas, caixilharia. Mas tenho referências dos meus fornecedores. Pensem nisso.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  12.  # 55

    Colocado por: CMartinPois, percebo, é o que se costuma ouvir dizer nestes casos. A obra está em que ponto, falta muita coisa ? Se tivesse que valorizar o que foi feito, dos 50% que pagou ?



    Começo a ficar assustado, pois não pondero dar mais 8000 euros (por enquanto, pois ele pode continuar a pedir mais ao longo da obra) do que estava previsto no orçamento.
    Resumindo, dois wc's completos, alisar paredes interiores, tecto, pintar interiores e exteriores, colocar chão em toda a casa, electricidade exterior, jardim, ...
  13.  # 56

    Colocado por: GonçaloEpois não pondero dar mais 8000 euros (por enquanto, pois ele pode continuar a pedir mais ao longo da obra) do que estava previsto no orçamento.


    E que justificação lhe deu, para querer cobrar mais?
  14.  # 57

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    E que justificação lhe deu, para querer cobrar mais?



    Não deu qualquer justificação, desde o momento em que o ritmo das obras abrandaram/ pararam (praticamente desde o início) e eu comecei a ligar para pedir justificações, o responsável parou de me atender o telemóvel, responder a mensagens e a email's, justificando-se com problemas no telemóvel, e apenas envia mensagem quando precisa de algo, e se eu tento ter alguma resposta ele pára de responder. Posso dizer que no início da obra ele ia ter comigo ao local quase todos os dias e desde que a obra abrandou/ parou que nunca mais lá apareceu, ou seja, não o vejo pessoalmente à cerca de dois meses.
  15.  # 58

    Acabou-se-lhe o dinheiro. E não consegue dar seguimento à obra. Pelo menos, enquanto não vier outra adjudicação... Parece-me ser o caso.
  16.  # 59

    Colocado por: CMartinAcabou-se-lhe o dinheiro. E não consegue dar seguimento à obra. Pelo menos, enquanto não vier outra adjudicação... Parece-me ser o caso.


    Colocado por: CMartinAcabou-se-lhe o dinheiro. E não consegue dar seguimento à obra. Pelo menos, enquanto não vier outra adjudicação... Parece-me ser o caso.


    Sem dúvida, também me parece que seja o caso e eu não me importava de pagar adiantado o resto do montante desde que visse alguma evolução na obra, a questão é que já paguei metade da obra, esta continua muito atrasada e o responsável ainda me está a pedir mais oito mil euros do que o orçamento inicialmente previsto para continuar a obra. Não quero empolar a situação, mas não poderei considerar chantagem?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 60

    É um assunto sensível opinar. Dar mais dinheiro corre sérios riscos, como sabe. Tem tópico aberto, continua-se lá.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, joaosantos, carlosMMR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GonçaloE
 
0.0235 seg. NEW