Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 9 novembro 2019 editado

     # 61

    Contentava-me já em saber de um revestimento. Das casas de banho, da cozinha, ou do piso. Se não quiser ir ao detalhe do orçamento.
    ;o)
  1.  # 62

    Sopros de detalhes.
  2.  # 63

    JoelM

    pela ultima vez, olhe para a planta e veja a escada rodeada de vidro pelos 3 lados, o lado da entrada, o lado da sala, e o lado do tal jardim

    e tal como este projeto, a minha imagem mostra caixas em vidro com verdes á mistura e a sua mostra o quê?? um canteiro exterior com uma janela meio tradicional por tras , ACHA mesmo que tem algo a ver

    você realmente gosta de torcer até dar no que quer, mas comigo tem azar. não é honesto querer assim tanto colar um conceito ( as caixas de vidro) com uma forma ( a minha foto) e a do projeto, tanto que ainda assim, tem mais a ver com a que você meteu essa sim não tem nada a ver e só com o intuito de baixar o nível da solução do tal jardim.

    o que é que o corte serve para os seus argumentos? seja objetivo
  3.  # 64

    teimoso "pá" já lhe falaram em plantas de interior, quem sabe até uma estufa… n
    apenas tal como você conheço as plantas deste projeto no entanto como arquiteto CONSIGO ver que ali o objetivo talvez mais do que "agricultura" a ideia é dar transparência em todo o miolo do rc sem ser em open space, consegue ver isso ?
    se gosto ou fazia assim ? não sei mas admito que seja algo que não é descabido e olhe se acha que é um espaço que não serve para nada imagine as possibilidades, quem sabe até um jacusi, uma piscina de bolinhas para criança, um espaço multimédia apenas com um ecran, etc...
    o objetivo não será de certeza ser um jardim bem iluminado naturalmente, mas sim ( por isso está lá tanto vidro), criar uma transparência entre todo o conjunto entrada, sala , escada, corredor, extensão da cozinha ENTENDE? é-lhe difícil como arquiteto visualizar isso?
    e não é discordar consigo, trata-se de algo que é reparar que o JoelM por não achar bem uma coisa tratou logo de a desvalorizar e ridicularizar ( ao associar aquilo á sua foto) sem ao menos conseguir ver e ponderar as possibilidades da solução.
  4.  # 65

    Colocado por: JoelM

    Já tem alguma proposta do teu técnico que possamos comentar?

    Partilho da opinião que é muito estranho ter a sala de estar junto à cozinha e a de refeições do outro lado, eu invertida, e ainda mais estranho a WC de serviço dar diretamente para a sala de refeições!

    O jardim interior no rés do chão não tem continuidade nos pisos superiores?




    Como a zona preferencial é a zona sul, e após muitas tentativas e alterações, decidimos colocar as divisões onde passamos mais tempo (cozinha e sala de estar), onde na cozinha existe uma ilha onde podemos ter refeições normais e passou para a área norte a sala de jantar mais formal.
    Quanto a casa de banho de serviço tinha que "roubar"espaço noutra area, por isso colocamos perto da entrada e separada por laminas de madeira de modo a não ser visível da sala de jantar nas ao mesmo tempo ainda com o feeling de open space.
    Quanto ao jardim interior, inicialmente iria ficar colado na parede nascente, mesmo por baixo da clarabóia, mas como decidimos continuar com os armários de cozinha pelo corredor fora, e por essa razão o jardim passou para este novo espaço.
  5.  # 66

    Colocado por: marco1pauloagsantos

    a mim não me faz confusão estar a cozinhar no mesmo open space da zona de estar ou seja está tudo no mesmo espaço a conviver e depois na hora de comer vai tudo para a mesa:)
    quanto ao jardim até percebo a sua logica, repare bem que assim até liga visualmente toda a casa no rc e escadas e também ainda recebe luz do vazado que vem de cima, portanto o jardim interior não tem nada a ver com vistas.
    realmente gosto desta casa, vamos ver ao nível dos pormenores como se sai.

    Joel

    a wc tem ali um biombo, de resto esta wc social está bem encaixada.


    O arquitecto é muito orientado para a sustentabilidade e uma das ideias foi incluir um saguão, desta maneira conseguia de alguma forma retirar o ar quente pelo efeito chaminé abrindo a clarabóia e aquecer a casa no inverno fechando-a.
    O jardim apareceu pela oportunidade que a clarabóia criou. E pelo 3D até torna a entrada mais engraçada.
      render hall.jpg
  6.  # 67

    Colocado por: jamespondeVoltando ao tópico.

    Tem já algum plafond estimado para a casa? E o arquitecto garante-lhe que com os acabamentos exteriores o cumpre?
    É que como dono de obra de uma moradia em terreno inclinado, posso dizer que aleija um bocado mais.


    Isso é o que mais me preocupa, antes de comprar o terreno (e sei que é muito relativo) tentei saber junto a um empreiteiro quanto é que achava que ficava construir a casa do vizinho lol, ao que ele me disse que por alto 170 mais 18 pelos muros de retenção.
    Neste momento estou a espera de um orçamento orientativo do arquitecto, para perceber se tenho que cortar algumas gorduras antes de avançar com o pedido de licenciamento.
    Também estou a fazer uma folha de calculo com os gastos possíveis da obra fora construção, e só em taxas, impostos, licenças já ultrapassou os 11.400€
  7.  # 68

    Colocado por: CMartinAgora da planta..aos materiais e à execução, aos acabamentos...se fizer condizer terá uma casa a condizer no todo. Dependerá certamente e, acima de tudo, de si. Continuação de boas escolhas !


    Obrigado CMartin, é exatamente isso, uma zona mais intima orientada para a família para cozinhar, comer e estar, e a zona de jantar (que vai ser pouco utilizada, passou para a área menos apetecível.
    No 3D a parede do jardim ira ser em vidro para dar dar um aspecto mais open
      render cozinha.jpg
  8.  # 69

    Colocado por: primaveraUma casa com 4 pisos?
    Faz cá uma confusão dizerem que não querem um apartamento no 2º andar sem elevador e depois fazem casas com 3, 4 andares.
    (Este meu desabafo é apenas um desabafo não tem nada a ver com a opinião do user Andre_Oliveira)


    Até assumo que fui um pouco ambicioso e estou preparado para me livrar do sótão, mas pela exposição e orientação da casa achei uma mais valia (saleta a sul), ou até pelos arrumos e um deposito de águias pluviais que estava a pensar em colo carna parte norte.
    Mas a cave vem por acréscimo pela remoção de terras que terei que fazer, até porque uma garagem para mim é essencial.
  9.  # 70

    Colocado por: marco1JoelM

    jardim interior não tem que necessariamente ser terreno natural, imagine um canteiro. aquilo tem por ali vidros e dá para ter uma plantas interiores ali naquela zona, quanto ao não estar alinhado com o túnel de luz? qual é o problema? o túnel de luz está alinhado com o corredor
    repare eu não estou aqui a defender isto ou aquilo mas sei ver a diferença entre algo que até pode resultar e entre excluir logo á partida essa hipótese.
    Concordam com este comentário:CMartin


    Estava a pensar em colocar uma oliveira artificial (gosto da árvore por razões óbvias)até porque uma verdadeira pode ir abaixo em algumas alturas do ano. Mas o jardim vai ser em cima da laje isolada e com dreno para a cozinha para se eu decidir mais tarde poder plantar plantas de interior.
    Já agora, o jardim recebe luz indirecta da fachada a sul e da clarabóia
  10.  # 71

    Colocado por: Andre_Oliveiratentei saber junto a um empreiteiro quanto é que achava que ficava construir a casa do vizinho lol, ao que ele me disse que por alto 170 mais 18 pelos muros de retenção.



    Se o empreiteiro fizer por esse preço, com 4 pisos, partes escavadas/impermeabilizadas, 5 WCs, quero conhecê-lo...

    Em que concelho fica a obra?
  11.  # 72

    Colocado por: 21papaleguasPaço desculpa pela sinceridade, mas se não for pelas condicionantes do terreno/Espaço limitado, não gosto de nada.
    Quartos a Norte?
    Sala de jantar com aquela abertura a norte, se nenhuma luz natural.
    Quartos pequenos. Os WC não vou falar porque só eu gosto deles grandes e espaçosos.
    O "jardim" interior até sou adepto em casas térreas, neste caso também me parece furtuito.
    Se pudesse abrir a nascente, era onde punha a cozinha.
    Na cave os rectângulos representamos serão carros?
    Se forem, parece me um pouco apertado.


    Com a inclusão das varandas interiores o espaço interior ficou mais acanhado, mas não acho assim tão pequeno, cada quarto tem 11,14 m2, sempre são maiores que o quarto do rapaz que tenho neste momento.
    Quanto a sala, ela tem luz natural, mas isso foi uma luta porque o arquitecto não queria por janelas a norte
      scene 2 ambiente claro.jpeg
  12.  # 73

    Colocado por: Andre_Oliveirao arquitecto não queria por janelas a norte


    Eu diria o mesmo.
  13.  # 74

    Colocado por: Sirruper
    Ja que quer ajuda aqui vai.
    Vai mesmo construir uma casa com essas escadas todas?
    Eu faria cave e rc.
    Preferia fazer uma casa mais pequena, do que uma casa que vai precisar de elevador.
    Quando chegar a velho vai querer vender e ninguém lhe dá metade do valor que vai gastar.
    Vocês bem lêem muito aqui no forum, mas depois ignoram tudo e só fazem asneiras.
    A casa é para si e para a familia.
    Depois vai aturar a esposa a dizer que sao escadas a mais. Depois nem atura a mulher e vai odiar a casa.


    Tem toda a razão, mas na minha zona terrenos para casas térreas tem preços proibitivos, também considerei em "afundar" a casa, mas na urbanização a predominância (eu diria todas) tem esta disposição.
  14.  # 75

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Olá, parece-me mais um caso, em que dar mais contexto e informação poderia ajudar à discussão.
    Há construções vizinhas? Como é o acesso à rua? Tem alguma planta do loteamento?
    Há acesso à cota da garagem e à cota da cozinha, certo?
    Como é a envolvente a Nascente e a Poente?
    Há ruído perto? Vegetação? Árvores?
    Pelo que diz, deduz-se que o Sul é no lado para onde se abre a cozinha, certo? Mas é Sul mesmo, ou mais Sudoeste/Sudeste?
    É uma casa de gaveto? Com 3 fachadas? A 4ª, a Nascente é outra casa?
    Quanto pretende gastar?
    Normalmente, sem saber isto no mínimo, torna-se difícil opinar...

    Depois, perante o que publicou:
    Acesso complicado/apertado;
    Que espaço é aquele atrás da garagem?
    4 pisos? Precisa de tantos?
    5 WCs? Precisa de tantos?
    Quartos a Norte? Como é que se projecta algo assim?
    Sala de Jantar a Norte? Parece que será um espaço frio e com muito pouco uso.
    Aquele espaço ao lado da cozinha é o quê? Despensa? Lavandaria?
    É que esses m2, somados ao pátio interior, mais a sala que não se vai usar... é logo meio piso desperdiçado, a meu ver.
    Piso dos quartos, parece-me tudo muito martelado, com pouco espaço. Como será o Plano de Acessibilidades?
    Não era melhor meter um dos quartos no sótão?


    Penso que o que devia ser repensado era a posição da escala, porque é isso que estrutura toda a casa.
    Seria interessante pensar numa variante com as escadas na perpendicular, definindo espaços a Norte e espaços a Sul.
    Se fosse uma casa minha, ainda lhe tirava 1 piso.

    Piso X: Norte - Escada - Sul:

    Piso 2: WC/Closet (escostada a nascente) e Suite virada a Poente/rua - Escada a sair a poente/ com wc escontado a nascente - 2 quartos virados a sul
    Piso 1: Despensa/WC (escostada a nascente) e cozinha virada a Poente/rua - Escada/hall - sala virada a sul
    Piso 0: Lavandaria/arrumos - Escada - Garagem virada a Poente!

    Assim achava mais pertinente. É que 4 pisos... é muito piso. E já terá muito gasto em escavações, muros de suporte de terras, impermeabilizações... a obra como a tem planeada é cara e os espaços interiores no fundo até são pequenos.


    Há construções vizinhas? Como é o acesso à rua? Tem alguma planta do loteamento?
    A_O A casa será de 3 frentes, sendo que a vertente nascente ira nascer outra casa.
    Há acesso à cota da garagem e à cota da cozinha, certo?
    A_o Exato
    Como é a envolvente a Nascente e a Poente?
    Há ruído perto? Vegetação? Árvores?
    A_O Rua sem saída, com as traseiras para uma plantação de cerejeiras, por isso diria muito pouco ruído.
    Pelo que diz, deduz-se que o Sul é no lado para onde se abre a cozinha, certo? Mas é Sul mesmo, ou mais Sudoeste/Sudeste?
    A_O Exactamente a Sul, a ideia é tentar retirar algumas ideias de uma casa passiva
    É uma casa de gaveto? Com 3 fachadas? A 4ª, a Nascente é outra casa?
    Quanto pretende gastar?
    A_O Sem contar com o terreno, despesas, extras e arquitecto, uns 170 mas tenho alguma margem (se for preciso também deixo para depois algumas áreas)

    Que espaço é aquele atrás da garagem?
    A_O Na Zona norte? se foi isso é um "fosso" a parede da cave esta mais afastada a norte para entrar luz e ar. (ainda em discussão)
    4 pisos? Precisa de tantos?
    A_O Inclui a garagem e zona técnica na garagem, mas extra só mesmo o sótão em que existe uma sala/quarto se precisar)
    5 WCs? Precisa de tantos?
    A_O O do sotão e da cave devo só fazer a pré instalação
    Quartos a Norte? Como é que se projecta algo assim?
    A_O os quartos tem janelas a norte e a sul.
    Sala de Jantar a Norte? Parece que será um espaço frio e com muito pouco uso.
    A_O Exato, zona menos utilizada da casa. Comemos na ilha da cozinha
    Aquele espaço ao lado da cozinha é o quê? Despensa? Lavandaria?
    A_O Em que zona se refere?
    É que esses m2, somados ao pátio interior, mais a sala que não se vai usar... é logo meio piso desperdiçado, a meu ver.
    Piso dos quartos, parece-me tudo muito martelado, com pouco espaço. Como será o Plano de Acessibilidades?
    Não era melhor meter um dos quartos no sótão?


    Penso que o que devia ser repensado era a posição da escala, porque é isso que estrutura toda a casa.
    Seria interessante pensar numa variante com as escadas na perpendicular, definindo espaços a Norte e espaços a Sul.
    Se fosse uma casa minha, ainda lhe tirava 1 piso.
    A_O Isso foi o "elefante" do projecto, ao incluir varandas interiores, ficamos muito limitados no que toca a colocação da escada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  15.  # 76

    Colocado por: N Miguel OliveiraAlgo assim dizia eu...
    Concordam com este comentário:MrVetable
      IMG_20191108_221117.jpg


    Antes de mais, obrigado pelo desenho.
    Devido a colocação das varandas interiores não tenho espaço para colocar as escadas orientadas dessa maneira, tive que abrir concessões até porque também não sou adepto de escadas de um lanço só.
    Em relação aos quartos, a nascente vão construir outra casa( 3 frentes) e a poente tenho um vizinho a 6 mtrs logo a vista também não era agradavel.
    Engraçado, também tinha uma planta com a cozinha nessa posição no tempo que andavamos a discutir com o arquitecto o layout, mas desde sempre vi cozinhas nas traseiras das casas e esta solução pareceu-me anti-natura.
    No 3D não tem o telhado, a rampa tem uns erros mas da para ter uma ideia do que o arquitecto projectou
      scene 4 ambiente claro.jpeg
  16.  # 77

    Colocado por: JoelM

    Esta imagem também é bastante ilucidativa com luz a vir da clarabóia, coisa que na planta que colocou já não vai acontecer!


    Ao mudar o jardim do sitio perdemos a luz directa, mas a imagem até me deu umas ideias de colocar ai os focos. Ou eventualmente até me arrependo e não faço jardim, são muitas ideias juntas e no papel até parece bem, mas depois...
  17.  # 78

    Andre

    as plantas apresentam um erro de desenho que parece ainda complicar mais a coisa.
    o rc está sensivelmente com mais um metro de largura e a escada assim não está na mesma prumada com os pisos de cima
  18.  # 79

    170 ou 270, eis a questão, aceitam-se apostas de qual o valor mais aproximado.
  19.  # 80

    Colocado por: marco1Andre

    as plantas apresentam um erro de desenho que parece ainda complicar mais a coisa.
    o rc está sensivelmente com mais um metro de largura e a escada assim não está na mesma prumada com os pisos de cima


    O erro foi meu, as plantas vieram em PDF e uma por folha, eu é que as juntei no paint (edição arquitectura lol) e não dei muita importância ao alinhamento, a minha ideia era a representação das áreas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: T.e.r.e.s.a
 
0.0263 seg. NEW