Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Miguel41ArturandreSilva,

    Construi uma casa parecida à sua (180m2) em 2016/2017 na zona de Almada, eu também tinha muitas dúvidas relativamente à climatização. O segredo está no isolamento da casa, eu coloquei 8cm de cortiça à volta e por cima e na lage do R/c levou XPS.

    Coloquei 6cm de lã mineral com alumínio nos tetos falsos dos 2 pisos, Janelas em PVC com vidro baixo emissivo e instalei um recuperador a lenha ventilado com comunicação para o 3 quartos.

    Esta fórmula faz com que a minha casa não baixe dos 19 graus e à noite, esporadicamente, acendo a lareira pelo conforto visual que me dá.

    Mensalmente não chego a atingir os 100€/ mensais que tem para orçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arturandresilva


    Obrigado pelo feedback. Imagino que Almada não tenha as mesmas necessidades que a zona em que vou construir. De qualquer forma fico com uma referencia de materiais e consumos. Já agora quando diz que a casa não baixa dos 19 graus isso sem o recuperador a trabalhar?
  2.  # 42

    Colocado por: Miguel41Esta fórmula faz com que a minha casa não baixe dos 19 graus

    Tem uma semana sem sol, de temperaturas maximas de 11ºC e minimas de 4 ou 5ºC (nao estou a ser nada exagerado) e a sua casa não desce dos 19ºC?!
    Por aqui o Sol não aparece vai para uma semana.
    Como raio é que as vossas casas permanecem quentes??!!!
    • sbcnv
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 43

    Colocado por: JoelM

    Nem nunca vi essa nomenclatura!





    Tão depressa diz que a casa gasta pouco mesmo com mau isolamento como a seguir diz que gasta pouco em energia porque tem bom isolamento, não sei se sou só eu mas já não percebo nada!


    Pois nunca viu a nomenclatura, e o que da aprenderem so as formulas que lhes dao e depois e copy paste. Ja agora RSI e quando voce ve valores como 2.5m2.K/W ... isto e o RSI de onde advem o U. RSI = l/lambda ... l = espessura do material em metros e lambda = condutividade termica

    Onde e que voce viu que eu disse que tinha bom isolamento sem ser na cobertura (e isto foi porque eu coloquei e por ser de acesso facil).

    Eu nao tenho bom isolamento nas paredes, alias zero como ja coloquei aqui a cavidade de uma parede exterior.

    Estou a dizer e que mesmo a minha sem isolamento face a construcao tipica de alvenaria tipica (de ha 30 anos ou mais) em que era so tijolo e mais nada. Nao se compara. Mas que eu n tenho bom isolamento ah isso nao tenho (excluindo a cobertura ja que voce parece nao compreender muito).

    E fico-me por aqui.

    Ao senhor arturandresilva, como referi anteriormente, faca isolamento que compensa e bem! E fazer as contas e por ventura ate ia bem acima dos 6cm ou 10cm de EPS/XPS ou la mineral. Sera uma questao de fazer as contas ao acrescimo de instalar imagine-se 10 12 ou 14 cm nos materiais face ao minimo legal e em principio mao de obra nao devera mudar muito por isso a querer por mais e sempre no inicio. Depois e comparar face ao minimo legal, quanto pouparia em aquecimento/arrefecimento face ao custo acrescido e ver se vale ou nao a pena.

    Como lhe disse, eu vivo num clima equivalente a Copenhaga em invernos e gasto em aquecimento a precos de Portugal (gas) cerca de 80 euros. As minhas paredes estao bem acima do minimo legal em Portugal por isso ai esta mais que bem servido, mas cobertura faz grande diferenca, eu ai, ate pus mais que o meu limite minimo de construcao nova e ate devia ter posto mais um bocadinho.

    Nao tenho grandes ganhos solares dado que nao tenho janelas a sul infelizmente.

    Nao sei onde vive, mas atendendo aos precos de mao de obra mais baixos em PT e aos precos de energia mais elevados (sobretudo se optar por electricidade), quanto mais elevados os custos de energia, mais compensa ainda aumentar o isolamento. Sinceramente, a mim, face ao custo energetico, EPS de 60mm ou 80mm nas coberturas parece-me pouco. Vivesse eu em Portugal e carregava bem em isolamento, dado que face aos precos da electricidade, e sobretudo se viver para o norte interior compensaria e bem.

    E peco desculpa por todo este off topic desenfreado ao qual nao participarei mais. Que lhe corra tudo bem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
    • DR1982
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 44

    Colocado por: arturandresilva

    No geral gosto mais do tipo de ar quente produzido pelos radiadores. E na verdade nao sabemos bem da necessidade de instalar o AC no futuro dependendo do comportamento das divisoes.
    Mas disse inicialmente estou aberto a sugestões. Tentei ser o mais detalhado possivel ao determinar localização, projeto, orçamento disponivel etc. Sei que não existem respostas certas ou ideais para tudo mas na verdade sinto que este post se transformou num debate sobre alguem que gasta pouco em gas nos EUA numa casa com pouco isolamento. Pelo que tiro dai teria de gastar um balurdio em isolamento algo que para mim esta fora de questão.

    Tendo em conta a sua sugestão acha que so com ar condicionado resolvo o meu problema com gastos reduzidos? Posso equacionar uma bomba de calor eventualmente para suportar as maquinas?
    Eu vou lhe responder com base na minha opinião e naquilo que penso fazer quando construir!
    Tendo orçamento disponível optava por PRH+ BC que faça tambem AQS e que cumpra com os requesitos das energias renováveis e mais nada, se calhar com os 15mil ou pouco mais consegue isso!
    Caso nao consiga chegar ao PRH+BC optava por AC’s murais e uma pequena BC para AQS
    Acredito que o AC nao consuma muito mais que o PRH mas claro em conforto nao se compara, contudo o AC bem programado tambem consegue manter a casa bem confortável!
    Futuramente tendo orcamento para investir em reduzir consumos pode ir investindo em paineis solares fotovoltaicos para optimizar os consumos!
    Caldeira a pellets tem a desvantagem de nao fazer frio e caso precise de instalar AC futuramente acaba por gastar em caldeira + radiadores+AC mais que em PRH+BC e nao fica com a mesma coisa!
    Caldeira a pellets tem tambem a desvantagem ter de ter o trabalho a carregar sacos, carregar a caldeira, limpar, ter espaço para guardar os sacos,etc e estar dependente do custo dos pellets, se calham de subir de preço é um problema!
    • DR1982
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 45

    Colocado por: JoelM

    De 80 para 8... Uma opção bomba de calor + radiadores (ou ventilo conectores) é uma solução bastante equilibrada. Se gostar de ter lareira acesa, trocar a BC pela lareira para aquecer a água.

    Importante é ter em mente que não vale a pena investir 15K num sistema e depois querer poupar 1k ou 2k em isolamento que é o que vai permitir que o sistema tenha consumos baixos!
    Tal como disse no inicio do post dei a minha opinião, que nao tenho paciência para andar a comprar lenha ou pellets e tudo o que isso implica ( arrumar, investir num sitio para guardar, transportar, limpar,etc).
    Na solução de BC+ radiadores nao consegue arrefecer, fica com um problema caso precise de arrefecer, na solução se BC+ ventiloconvectores de baixa temperatura caso opte por boa marca por mais uns trocos ja chega ao PRH, acho eu...
  3.  # 46

    Colocado por: ****Bc + prh já deu mais que provas dadas .
    Se o homem conseguir fazer isso pelos 15k que nem pense mais no assunto!
    Concordam com este comentário: Polski
    • DR1982
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 47

    Colocado por: ****

    Mas ele é que sabe o que pode ou deve fazer , a casa é dele , mas antes de construir devia saber que o dinheiro não chega , algumas concessões tinha ou têm de fazer .
    Por isso é que planear tudo antes de construir nao é mau, as vezes basta abdicar da garagem coberta para 2 carros e fazer apenas para 1 e ja se encaixa o PRH
  4.  # 48

    Colocado por: DR1982Se o homem conseguir fazer isso pelos 15k que nem pense mais no assunto!
    Concordam com este comentário:Polski


    Sinceramente eu nao me importo de investir um pouco mais inicialmente para ter uma fatura que compense. Pelo que entendo no que me vão dizendo é que se investir mais em isolamento estaria a descartar o PRH + BC porque as necessidades de climatizar serão menores e em principio resolvia os meus problemas a ligar pontualmente um AC. A mim o que me assusta é ter de investir 20k aprox. que é um valor que nao gastaria em lenha a vida toda e depois ter de gastar uns 150 euros de luz por mes so pra climatizar.. Sei que o conforto é outro mas e um luxo que nao tenho possibilidade de ter.

    Uma duvida que tenho é se existem bombas de calor que tenham bons rendimentos com o PRH ou VC que nao precisem de estar a trabalhar um inverno inteiro? Isto porque eu tenho um exemplo proximo de alguem na familia que instalou PRH + BC e a verdade é que em muitos dos dias de inverno a necessidade de recorrer ao calor gerado é muito pouca ou nenhuma. No dia de hoje por exemplo a casa estava abafada e saturada!
  5.  # 49

    Se vais construir 180m2 úteis, tem que ter possibilidades, de outra forma fazia mais pequeno 😊
    Quanto a isso de investir no isolamento quanto mais investe menos necessidades a casa terá, logo menor consumo elétrico!
    Querendo ou nao vai ter de investir em isolamento porque ha mínimos a cumprir, o que tem previsto como isolamento?
  6.  # 50

    Quanto à BC trabalhar o inverno inteiro ela esta sempre ligada mas não está a trabalhar em permanência, trabalha quando é preciso para manter a temperatura pedida!
    Eu tenho onAC em casa ligado em permanência e não é por aí que a conta da eletricidade dispara!
  7.  # 51

    Colocado por: DR1982Se vais construir 180m2 úteis, tem que ter possibilidades, de outra forma fazia mais pequeno 😊
    Quanto a isso de investir no isolamento quanto mais investe menos necessidades a casa terá, logo menor consumo elétrico!
    Querendo ou nao vai ter de investir em isolamento porque ha mínimos a cumprir, o que tem previsto como isolamento?
    Concordam com este comentário:****


    Vamos tentar construir com essas áreas porque o terreno e da família e não temos que o pagar. :)

    Colocado por: ****a piscina é um extra .....


    A piscina só está no desenho não vai ser feita.
  8.  # 52

    Colocado por: JoelM

    não consigo entender como se prefere construir em tamanho e não em conforto... mas pronto!


    Não é obrigatório construir com estas áreas. Recomenda construir com menos área e aplicar que sistema?
  9.  # 53

    Colocado por: arturandresilva

    Vamos tentar construir com essas áreas porque o terreno e da família e não temos que o pagar. :)




    Mas podia construir mais pequeno certo? 😀
    Eu se tivesse 200.000 para construir uma casa nao abdicava de PRH e soalho, mas aceito que ha quem prefira áreas maiores e outras soluções, são gostos!

    Espreite o orçamento colocado Pelo JorgeAlves daqui do fórum, com bastante trabalho feito e com provas mais do que dadas que percebe da coisa!
    Nao sei é para que áreas é o orçamento :S
    https://cld.pt/dl/download/3613be2a-4b20-4858-a461-5accf52bbbb6/Conceitbaseo-27.6.2019.pdf
  10.  # 54

    Pedi hoje um orçamento para o AC Daikin Ururu Sarara. Não é uma solução barata também. Estou curioso para perceber o desempenho das máquinas. Não tomei uma decisão final. Quero ouvir varias opinioes.

    Alguem me consegue dar um orcamento de instalacao e maquina + estimativa consumo mensal se tivesse prh + bc para 150m2? a casa tera capoto de 10 e xps de 12 no telhado. caixilharias de aluminio e vidro duplo.
  11.  # 55

    Existem alguns tópicos de construções cujos D.O. colocaram posteriormente os consumos das BC.
    Veja o tópico do user Callinas ou do Ptuga. Ambos têm registos mensais dos consumos. O Callinas tem inclusive um post muito bom com o consumo anual por KW e por custo de energia. Julgo que dê para ficar com uma ideia.
    Do que tenho visto por aqui, existem consumos na casa dos 100€ mês, como existe quem gaste cerca de 150€ mês, isto para aquecimento e AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arturandresilva
  12.  # 56

    Boa noite, e colocar um recuperador a lenha e pellets com ligação a radiadores e a bomba de calor? Será uma solução viável?? Também estou a restaurar uma moradia e estou a pensar nisso.
  13.  # 57

    Já agora alguém tem um recuperador destes que possa dar a opinião sobre o seu desempenho?
  14.  # 58

    Colocado por: CinfaesBoa noite, e colocar um recuperador a lenha e pellets com ligação a radiadores e a bomba de calor? Será uma solução viável?? Também estou a restaurar uma moradia e estou a pensar nisso.


    Nao sou especialista nem nada que se pareça mas na minha opiniao esta a ponderar ponderar usar mais do que um sistema para o mesmo efeito. Se pensar em recuperador deve ser ou a lenha ou pallets julgo. Mais bomba de calor seria completamente desnecessario. Eventualmente so a bomba como fonte tambem seria uma opcao. Mas o entendidos que digam de sua justiça.
  15.  # 59

    A bomba de calor é para aquecer as águas sanitárias quando não ligar o recuperador. Uma bomba de calor para fazer aquecimento central com radiadores normais ronda os 7000€ mais IVA. A vantagem de um recuperador a pellets e a lenha é q qd n estiver em casa pode meter a casa a aquecer e qd chegar mete lenha e deixa de gastar pellets, claro está que isto se justifica para quem tenha lenha.
 
0.0187 seg. NEW