Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas. então não é que fui agora ver a minha MLR, e o tambor es´t aperro, mas perro mesmo, cuta muito a rodar. qual será a causa?
    Já tinha notado um ginchar quando em rotação..
    Hoje fui rodar o tambor... e meus amigos aquilo es´ta perro como tudo, nem sei como a maquina conseguiu acabar o progrma...

    alguma ssugestão para já para despiste?

    A maquina ja tem mais de 5 anos, talvez uns 6..., é uma ARISTON de Encastrar.
  2.  # 2

    Eu aqui há um ano estive a reparar a minha Hotpoint-Ariston de lavar roupa e teve de levar nada mais nada menos que um tambor e cuba novos por causa de uns rolamentos que devem custar uns 10€ mas que não é possível substituir (e uma reparação deste tamanho só foi feita porque a mão de obra foi minha, senão era máquina nova...).

    Espero que não tenhas o mesmo problema, mas é mais ou menos recorrente na marca.

    A máquina não te faz "chocalho" na centrifugação?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Não fazia chocalho... mas desconfio que o problema seja esse que descreveste!!!
  4.  # 4

    Colocado por: ClioIIteve de levar nada mais nada menos que um tambor e cuba novos por causa de uns rolamentos que devem custar uns 10€ mas que não é possível substituir (e uma reparação deste tamanho só foi feita porque a mão de obra foi minha, senão era máquina nova...).

    Quanto te custo isso Tudo!?
    Uma maquina consegue-se desde uns 400€
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNão fazia chocalho... mas desconfio que o problema seja esse que descreveste!!!


    A minha máquina, a centrifugar, fazia uma ressonância que mais parecia um helicóptero no WC!

    Uma boa maneira de ver se os rolamentos estão muito desgastados ou não é a seguinte: meter a mão na parte superior do tambor (só a parte metálica!), junto à porta, e empurrá-lo para cima. Não se deve sentir folga nenhuma em relação à cuba, ao empurrar o tambor pode haver algum movimento pequeno e difícil dado a cuba estar presa por molas e amortecedores. Se o tambor metálico se mover uns milímetros face à cuba, os rolamentos "já eram".
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradas
    Quanto te custo isso Tudo!?
    Uma maquina consegue-se desde uns 400€


    150€. Uma máquina equivalente da mesma marca custaria o dobro (300€). A mão de obra foi minha e tb fiz a reparação pelo desafio e pela aprendizagem. Numa situação de "puro consumidor" era máquina nova.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Tive uma assim que mandei para sucatar, o rolamento emperrou como já era antiga e teria de arranjar um saca rolamentos preferi comprar uma nova..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: ClioII150€. Uma máquina equivalente da mesma marca custaria o dobro (300€). A mão de obra foi minha e tb fiz a reparação pelo desafio e pela aprendizagem. Numa situação de "puro consumidor" era máquina nova.

    Não sei se consigo ter condições para me aventurar nisso...


    Colocado por: ClioIIma boa maneira de ver se os rolamentos estão muito desgastados ou não é a seguinte: meter a mão na parte superior do tambor (só a parte metálica!), junto à porta, e empurrá-lo para cima. Não se deve sentir folga nenhuma em relação à cuba, ao empurrar o tambor pode haver algum movimento pequeno e difícil dado a cuba estar presa por molas e amortecedores. Se o tambor metálico se mover uns milímetros face à cuba, os rolamentos "já eram".

    Não consegui sentir nada... vou tirá-la e fazer um ainspeccção visual interior a ver como esta´ra a coisa.
    Obrigado
  9.  # 9

    Removi a máquina, abir os painéis, saquei fora a correia. Molas, amortecedores e etc, tudo com bom aspecto... Mas é verdade a Cuba é plástico e parece me selada face o tambor inox. Os rolamentos devem ter dado o peido...
    Substituir totalmente o conjunto não me parece complicado... Mas
    • ClioII
    • 11 novembro 2019 editado

     # 10

    Sem correia, o tambor continuava a emperrar? Era suave ou sentia "areia"?

    As cubas em resina/fibra são essencialmente constituídas por duas partes, que ou estão apertadas com parafusos a toda a volta, ou então estão coladas. No primeiro caso ainda se trocam os rolamentos, no segundo "chapéu"...
  10.  # 11

    Está colada... Tirei a correia para ver se era do motor. Não é, é mesmo do tambor, ou seja... Chapéu 😠
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 12

  11.  # 13

    Vê se não tens uma meia ou cuecas entalado entre o tambor e a cuba.
  12.  # 14

    Colocado por: Vítor MagalhãesVê se não tens uma meia ou cuecas entalado entre o tambor e a cuba.


    Dificilmente... mas por vezes acontece.

    Nestas cubas seladas é quase impossível aceder aí, normalmente só tirando a resistência de aquecimento com jeitinho, ou o tubo de dreno, e tentar "pescar" por aí.
  13.  # 15

    Colocado por: Vítor MagalhãesVê se não tens uma meia ou cuecas entalado entre o tambor e a cuba.

    foi a 1º coisa que pensei e andei a ver...

    Colocado por: ClioIINestas cubas seladas é quase impossível aceder aí, normalmente só tirando a resistência de aquecimento com jeitinho, ou o tubo de dreno, e tentar "pescar" por aí.
  14.  # 16

    Espero não ter é queimado o motor. tem as bobines algo escuras... ainda não desmontei , porue preciso arranjar outras ferramenteas, aquilo está tudo muito bem apertados, com um torque tremendo.
  15.  # 17

    Tenta ver pela folga no fole ou eventualmente pelos furos do tambor.
    O arrasto produz algum ruído invulgar, ou trata-se de uma resistência suave e continua?
  16.  # 18

    Colocado por: Pedro BarradasEspero não ter é queimado o motor. tem as bobines algo escuras... ainda não desmontei , porue preciso arranjar outras ferramenteas, aquilo está tudo muito bem apertados, com um torque tremendo.


    Normalmente há protecção de sobrecorrente e excesso de temperatura nesses componentes. Se o tom dos enrolamentos for um avermelhado escuro isso normalmente é o esmalte (espécie de verniz) que reveste o fio de cobre.
  17.  # 19

    Colocado por: Vítor MagalhãesTenta ver pela folga no fole ou eventualmente pelos furos do tambor.

    Impossivel e sem folga para isso acontecer ;)

    Colocado por: Vítor MagalhãesO arrasto produz algum ruído invulgar, ou trata-se de uma resistência suave e continua?

    Não faz barulho, está mesmo perro ao ponto de não conseguir girar manualmente o tambor no volante da polia.
  18.  # 20

    ... Comprei a Cuba nova... Desmontei, montei e está a trabalhar.
    120€... E muito trabalho pelo meio...
 
0.0215 seg. NEW