Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cumprimentos a todos !


    Antecipadamente agradeço a quem tiver a paciência de ler todo o post...mas não consegui resumir mais, sendo que toda a informação me pareceu pertinente para quem tiver mesmo vontade em ajudar.

    Pois, preciso da ajuda dos "entendidos" neste tema, visto que estou num dilema, acerca do equipamento a escolher para reabilitar aquecimento central…

    Resido numa moradia, na zona litoral oeste, construída há 20 anos. Tem cerca de 280m2 de área habitável. Constituída por 2 pisos, mas apenas com "meia lage". Sala, cozinha e zona de lazer amplas, com aquelas "varandas interiores" que têm um pé direito altíssimo, fugindo o calor lá para cima. (na altura eram muito giras…e só com o uso, nos apercebemos do erros cometidos…)
    Apesar dos anos de construção, tem isolamento aceitável.
    Agregado familiar de 4 pessoas.

    Nos primeiros anos foi aquecida por caldeira a gasóleo e radiadores…e como aconteceu com a maioria, o aumento do preço do combustível "empurrou" a caldeira para um canto.

    Há cerca de 9/10 anos instalei ar condicionado, e como a lareira da sala é "à antiga portuguesa", daquelas que dá para sentar num banquinho junto á brasa, isolei a chaminé e instalei uma salamandra a lenha (Invicta Modena 12kw), que aquece toda a área ampla e com um resultado espetacular (20/21ºC). Embora só acesa ao final do dia, pelas 18h...
    Para os quartos, passámos a usar o AC.

    Para AQS, temos painéis solares com termossifão...apoiados por esquentador inteligente, a gás, que no inverno faz o diferencial de temperatura não atingido pelos painéis.

    Mas…o tempo passa, não se vai para novo e estou a ficar "cansado" da lenha (sujidade, armazenamento, movimentação, etc.), principalmente porque isto é um ritual diário e "obrigatório", embora a temperatura não desça assim tanto…(a última cavaca entra na salamandra pelas 22h / às 18h do dia seguinte ainda temos 17/18ºC)

    Além disso, os meus "rebentos" e esposa, sofrem de rinite alérgica e embirram com o AC. (eu tb embirro, mas é o que há….)

    Portanto, pretendo "reabilitar" os radiadores, e se possível aproveitar a nova fonte de calor para complementar as AQS.

    A minha ideia inicial passava por "eliminar" a salamandra (ferro fundido interior já está a estalar), e colocar uma salamandra a pellets hidro, eventualmente com ventilação + deposito de inércia de 2 serpentinas para AQS, eliminando o termossifão.
    (Conversão da caldeira a gasóleo para peletts está fora de questão, devido á distância da zona técnica e perdas associadas e ao facto do colector para distribuição aos radiadores se encontrar junto à lareira)

    Tinha pensado em algo do tipo:
    https://www.smartfire.pt/produto/salamandra-ilaria-23/
    ou
    https://www.smartfire.pt/produto/salamandra-pellets-simone-agua/
    (são apenas exemplos do tipo de máquina...quanto a marcas ainda nem sequer lá cheguei…)


    Entretanto já tive a visita de 2 técnicos, e ambos, taxativamente me disseram: a pellets não lhe instalo nada !!! É só problemas…mas curiosamente sem conseguirem precisar de forma concreta que problemas( honestamente fiquei bastante surpreso…, pois que eu saiba, não representam qualquer tipo de marca/tipo de equipamentos)

    A solução proposta por ambos, foi bomba de calor.

    Como eu já tinha feito alguma pesquisa, ainda mais surpreso fiquei, quando em ambos os casos foi proposta a instalação de BC de baixa temperatura, a funcionar com os radiadores existentes, os normais de alumínio.
    Estou em crer que para BC de baixa temperatura, há que substituir os radiadores por convetores de baixa temperatura, certo?

    O investimento em BC, parece-me demasiado alto, tendo em conta a BC de alta temperatura, bem como os eventuais consumos de eletricidade...além de que já tenho os radiadores convencionais, que serão um desperdício deitar ao lixo, no caso de optar por BC de baixa temperatura.

    Perante isto, encontro-me num grande dilema quanto à escolha a fazer.


    Aceito sugestões, bem como comentários à minha ideia inicial, que possam ajudar a trazer "alguma luz" à decisão.

    (prevejo algumas criticas aos técnicos que já me visitaram…mas o que preciso mesmo é que, ou confirmem ou desmistifiquem a opinião deles, mas de uma forma sustentada..ie que ajude a decidir)
    • eu
    • 11 novembro 2019

     # 2

    Passa aí gás natural? Se passar, a solução é óbvia: caldeira a gás.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Franco
  2.  # 3

    Colocado por: euPassa aí gás natural? Se passar, a solução é óbvia: caldeira a gás.


    Ora aí está uma solução, que eu nem sequer havia equacionado…

    É positivo, o gás natural passa aqui à porta. Foi canalizado já após a construção da moradia, e nunca instalei, pois gasto apenas 1 botija de 45kg por ano, em apoio aos painéis.

    Não conheço quem tenha, mas conheço algumas pessoas, que mesmo com gás natural, substituíram por outros equipamentos devido aos consumos. Mas isto há uns anitos…Talvez por isso, nunca tenha equacionado tal solução….e porque sempre depreendi que os consumos são "proibitivos".

    Entretanto, admito que a evolução tecnológica dos equipamentos ponha em causa a minha impressão.

    Alguns exemplos de caldeira que possa recomendar ??? ( para iniciar a pesquisa sobre esta solução)
    • eu
    • 11 novembro 2019

     # 4

    O gás natural é muito barato (quando comparado com outras fontes de energia) e as caldeiras são baratas e extremamente eficientes.

    Caldeiras? Há por aqui profissionais que lhe podem aconselhar boas caldeiras (mas caras).

    Eu como cliente (e pagador) recomendo-lhe por exemplo esta: https://www.tuandco.com/caldera-de-condensacion-a-gas-ariston-cares-premium

    Por 725€ fica com uma caldeira de condensação eficiente, com um consumo extremamente baixo e um bom controlo de temperatura.
  3.  # 5

    Colocado por: euO

    Eu como cliente (e pagador) recomendo-lhe por exemplo esta:https://www.tuandco.com/caldera-de-condensacion-a-gas-ariston-cares-premium

    .
    .
    Comprou a sua neste site? Correu tudo bem?
  4.  # 6

    Colocado por: Ricardo FrancoEstou em crer que para BC de baixa temperatura, há que substituir os radiadores por convetores de baixa temperatura, certo?
    não necessariamente depende do dimensionamento dos mesmos e da real necessidade termica do imovél.

    Colocado por: Ricardo FrancoÉ só problemas…mas curiosamente sem conseguirem precisar de forma concreta que problemas
    caldeiras de baixo custo: problemas de limopeza das cinzas semanal, entupimentos recorrentes da alimentação.
    caldeiras de boa qualidade: custo igual ou superior a muitas bombas de calor.

    Colocado por: euPassa aí gás natural? Se passar, a solução é óbvia: caldeira a gás.
    confirmo caldeira de condensação a gás natural é neste momento a melhor solução pois alia um baixo custo de aquisição a um custo energetico razoavél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Franco
    • eu
    • 12 novembro 2019

     # 7

    Colocado por: mo2017
    Comprou a sua neste site? Correu tudo bem?

    Sim, comprei naquele site e correu bem.
  5.  # 8

    Se retirar a caldeira a gasóleo é colocar uma maq. A pellets no mesmo sítio de gasóleo, você fica com o sistema a trabalhar com os radiadores, colocando um depósito de inércia para aqs você com os mesmos gastos de pellets aquece a casa e as águas, não necessita de gastar gás no inverno e no verão os painéis aquecem as águas poderá ser uma solução cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Franco
  6.  # 9

    Para que valores James?
    E sim, tenho mesmo interesse em saber...
  7.  # 10

    Colocado por: jorgealvesnão necessariamente depende do dimensionamento dos mesmos e da real necessidade termica do imovél.

    caldeiras de baixo custo: problemas de limopeza das cinzas semanal, entupimentos recorrentes da alimentação.
    caldeiras de boa qualidade: custo igual ou superior a muitas bombas de calor.

    confirmo caldeira de condensação a gás natural é neste momento a melhor solução pois alia um baixo custo de aquisição a um custo energetico razoavél.


    Boas !

    Quanto ao custo de aquisição, estou esclarecido. Será apenas uma questão de opção, pois temos informação disponivel para consulta.
    O problema é mesmo quantificar o "razoável"...ou seja, o custo de utilização.

    Sabendo que quando utilizava gasóleo, gastava em média 1300lts por ano, apenas para radiadores...como consigo calcular +- o que irei gastar com o gás natural ??

    Alguém ajuda???...é que não tenho formação nem experiência para tal….e quando as contas metem kwh;BTU's; €/lt; €/kg; €/kwh...etc..etc...então chapéu, fico às escuras. !!!
  8.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021

    para 4 meses de utilização não era muito "mau".

    de certeza que é uma fraca caldeira e não estaria afinada e se calhar sem manutenção.

    uma boa caldeira de condensação a gasóleo teria melhores prestações.


    Aceito….estava a 30mts da moradia, com tubagem mal isolada, e era uma caldeira de fabrico nacional, aqui da zona, marca ROVAL...
    Perante isto, qualquer calculo que tenha por base o consumo que fazia em gasóleo, será por excesso, visto que estaria a gastar mais do que o necessário.

    …continuo a precisar de ajuda, para achar o que irei gastar em gás natural. Este simulador é fiável ???

    http://www.lusosol.com/calculador.htm

    Ou este ?

    http://www.enerpor.pt/pt/Simulador
  9.  # 12

    Colocado por: Ricardo Franco
    Sabendo que quando utilizava gasóleo, gastava em média 1300lts por ano, apenas para radiadores...como consigo calcular +- o que irei gastar com o gás natural ??

    poder calorifico do gasoleo* eficiencia da caldeira\perdas das tubagens=
    1300*9,1Kwh*80%(valor muito favoravél)=+-9500Kwh

    caldeira a gas natural=9500Kwh\eficiência da caldeira\poder calorifico do gas
    9500/120%/11.35Kwh=aprox 800€
    contra 1300x1.3=1690€ do gasoleo

    ps: calculo meramente exemplificativo com os poucos elementos disponibilizados e somente analisando as diferenças de rendimento dos combustíveis e rendimento médio dos equipamentos.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Ricardo Franco
 
0.0174 seg. NEW