Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros!

    Pretendo comprar casa pela 1ª vez e deparo-me com uma situação em que a imobiliária quer fazer um contrato de compra e venda por 100 000 euros (valor real), mas já me alertou que a escritura terá que ser por 121 000 pois foi este o valor pelo qual as finanças avaliaram a casa. O valor a escriturar não deve ser o valor real da compra ao construtor? Se as finanças avaliaram por cima eu tenho que escriturar por 121 000? A imobiária disse-me que seria para o meu bem, pois mais tarde teria que pagar a diferença de IMI mais juros!! Eu não posso escriturar pelo valor real ( 100 000) e pagar o IMI sobre a avaliação das finanças (121 000)? Não são questões independentes?
    Agradeço a ajuda de quem saiba.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Errata:

    Onde se lê contrato de compra e venda deve-se ler contrato promessa de compra e venda.
    Onde se lê IMI deve-se ler IMT.
  3.  # 3

    Que coisa suspeita e... disparatada!

    Como é que o vendedor, se for uma empresa (construtora ou outra) justifica a falta desses euros na contabilidade?!?
    E essa empresa vai pagar Imposto sobre Lucro de 21mil euros (5.250,00euros+derrama!) que não recebeu?

    A diferença de IMT entre 100mil e 121mil é de uns 680euros. Os juros disso (mesmo a 10%/ano) é de uns 68euros.
    E por causa de 68,00euros você vai prestar declaraçoes falsas numa escritura notarial?!?

    Nem pense nisso!
  4.  # 4

    Penso que o que acontece é que o IMI incide sobre o valor da avaliação das finanças, o valor escriturado não é tido em conta. O que deve fazer é não ceder e exigir que seja escriturado o real valor pago.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaPenso que o que acontece é que o IMI incide sobre o valor da avaliação das finanças, o valor escriturado não é tido em conta. O que deve fazer é não ceder e exigir que seja escriturado o real valor pago.


    foi o que aconteceu com o meu terreno, foi escriturado por um preço (o valor pago) mas quando for avaliado deve ser avaliado em mais...
  6.  # 6

    Eu também acho disparatado e ainda por cima não vejo qual a vantagem para a construtora...nem da imobiliária!!
    Quiksilver26, no seu caso ainda se pode compreender pois a avaliação das finanças foi posterior à compra, agora no meu em que já se sabe o valor da avaliação das finanças antes de sequer assinar o contrato de promessa compra e venda é que não entendo mesmo...
  7.  # 7

    Colocado por: mandrakeEu também acho disparatado e ainda por cima não vejo qual a vantagem para a construtora...nem da imobiliária!!
    Mas eu antevejo um grande inconveniente caso se prove que Você prestou falsas declarações numa escritura notarial.

    O proveito que V. poderia tirar dessas declarações? Tê-lo-ia no futuro: Pouparia nas mais-valias! :-)
    Isto é, falsas declarações com o intuito de roubar as Finanças do Estado.
    Isso dá... o quê? Prisão perpétua?? Ainda não, mas quando você estiver a ser julgado pode ser que já dê. ;-)
  8.  # 8

    Vou tentar perceber melhor o que pretendem...nunca tinha ouvido falar de um caso destes...o normal é quem vende querer baixar o valor a escriturar. Agora vender por 100 e escriturar 121 com a desculpa que tem que ser 121 porque pois foi esse o valor pelo qual as finanças avaliaram o imóvel nunca vi em lado nenhum!! Não compreendo.
  9.  # 9

    Olá a todos,
    o que possivelmente a contece, é, que, a avaliação das finanças é superior ao valor da compra do imovel, e neste caso, vai escriturar por os 100 mil euros que é o valor da compra, mas, tem de pagar o IMT correspondente á avaliação das finanças, os 121...mil euros.
    Mas pergunte nas finanças, ninguem melhor do que eles para dizer quanto deve pagar.
  10.  # 10

    Colocado por: mandrakeVou tentar perceber melhor o que pretendem...nunca tinha ouvido falar de um caso destes...o normal é quem vende querer baixar o valor a escriturar. Agora vender por 100 e escriturar 121 com a desculpa que tem que ser 121 porque pois foi esse o valor pelo qual as finanças avaliaram o imóvel nunca vi em lado nenhum!! Não compreendo.


    Cheguei a pedir esse tipo de situação quando pensei em comprar casa. A ideia era escriturar por mais para poder pedir mais no emprestimo. Só um vendedor da remas é que me disse que poderia ser possivel.... de resto não sei mais... que é legal não é.
  11.  # 11

    Colocado por: mjmssOlá a todos,
    o que possivelmente a contece, é, que, a avaliação das finanças é superior ao valor da compra do imovel, e neste caso, vai escriturar por os 100 mil euros que é o valor da compra, mas, tem de pagar o IMT correspondente á avaliação das finanças, os 121...mil euros.
    Mas pergunte nas finanças, ninguem melhor do que eles para dizer quanto deve pagar.

    O IMT paga-se sobre o valor da transacção, ou seja, pelo valor da escritura. O IMI é que é sobre o valor da avaliação das finanças.

    Eu só vejo uma razão que é a que o quicksilver diz. Se a avaliação for superior ao valor de compra, se escriturar por um valor superior, poderá pedir um financiamento superior ...
  12.  # 12

    Colocado por: Hugo S.Eu só vejo uma razão que é a que o quicksilver diz. Se a avaliação for superior ao valor de compra, se escriturar por um valor superior, poderá pedir um financiamento superior ...
    E, se a taxa de IRS for 30%, poupar uns 3.150,00euros em mais-valia quando vender a casa. ;-)
  13.  # 13

    Grande confusão ;))))


    O valor que serve de base à liquidação do IMT é o maior de entre o valor da compra e o valor patrimonial (o da avaliação que consta na matriz - finanças).

    No caso concreto será o valor de 121.000€ visto que é superior aos 100.000€ da compra.

    Vá!

    Agora, se tiverem dúvidas toca a correr a ir ler o CIMT...

    Calma!

    Vejam antes isto e o seu Nº1...

    Quem é amigo quem...

    Aceitem um abraço deste vosso

    O Troll

    (estou em reflexão - é a sorte)
  14.  # 14

    O Troll andava desaparecido, já fazia falta por estes lados.
    •  
      FD
    • 26 setembro 2009

     # 15

    O único propósito que eu vejo para se escriturar acima do valor real de compra é para lavagem de dinheiro... mas isso é o único propósito que eu estou a ver, que faz algum sentido, não quer dizer que seja isso.
  15.  # 16

    Caro Troll

    Eu não ponho em causa pagar IMT sobre 121K, até me parece correcto. O que não entendo é a necessidade de se fazer a escritura de compra e venda por 121K quando o valor real da compra é 100K. A não ser que conforme FD disse, e se calhar muito bem, dê jeito para outros fins...Bom tenho que esmiuçar isto muito bem. Obrigado pelos vossos comentários.
  16.  # 17

    My 2 cents...

    Acabei de comprar um lote por 20.000 euros e paguei IMT (6.5%) sobre 29.000 euros !

    Avaliação conforme dá jeito (as finanças) sem ter em conta as realidades do mercado actual também não é muito justo, creio eu.

    Estou fora, zero regalias ou isenções, IMT e IMI inflacionado.... é de perder vontade de "investir" em Portugal

    Cump's
 
0.0197 seg. NEW