Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A minha mãe e o meu pai têm uma casa, com o falecimento do meu pai, pela lei, a minha mãe tem direito a 50%, e os restantes 50% são para dividir pela minha mãe, meu irmão e por mim, 1/3 para cada um.
    Questiono para eu poder comprar este apartamento, e com o consentimento de toda a gente, é preciso algum processo especial?

    Obrigado
  2.  # 2

    habilitação de herdeiros e escritura, acho que com a assinatura e presença de todos.
    tem é que estar todos de acordo quanto aos valores.

    há ainda a questão dos impostos, mais valias dos outros herdeiros e IMT por parte do Diogo mas não de ser nada de especial.

    este processo basta ir a um cartório notarial e lá dizem-lhe tudo, alias é lá que tem que marcar a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo1989
  3.  # 3

    Eu quero comprar a parte da minha mae e do meu irmão, atraves de credito habitação. Queria saber se era preciso algo de especial.
    • size
    • 11 novembro 2019

     # 4

    Colocado por: Diogo1989Boa tarde,

    A minha mãe e o meu pai têm uma casa, com o falecimento do meu pai, pela lei, a minha mãe tem direito a 50%, e os restantes 50% são para dividir pela minha mãe, meu irmão e por mim, 1/3 para cada um.
    Questiono para eu poder comprar este apartamento, e com o consentimento de toda a gente, é preciso algum processo especial?

    Obrigado


    Porque admite que é o seu pai a falecer ?
    Bem, se for a mãe, a questão é a mesma ...

    Se tenciona comprar as outras quota.partes do imóvel depois de um deles falecer, terá que o concretizar isso através de uma escritura de compra e venda com o seu pai ou mãe (sobrevivo) e seu irmão.
    ou, mais viável...
    possivelmente através de uma escritura de partilhas da herança, na qual 50 % da casa seria destinada a si, com as necessárias tornas aos outros herdeiros, acompanhada de uma escritura de doação da sua mãe dos seus 50% de proprietária na casa.
  4.  # 5

    Colocado por: size

    Porque admite que é o seu pai a falecer ?
    Bem, se for a mãe, a questão é a mesma ...

    Se tenciona comprar as outras quota.partes do imóvel depois de um deles falecer, terá que o concretizar isso através de uma escritura de compra e venda com o seu pai ou mãe (sobrevivo) e seu irmão.
    ou, mais viável...
    possivelmente através de uma escritura de partilhas da herança, na qual 50 % da casa seria destinada a si, com as necessárias tornas aos outros herdeiros, acompanhada de uma escritura de doação da sua mãe dos seus 50% de proprietária na casa.


    Mas o pai dele já faleceu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diogo1989
  5.  # 6

    A questão é que ja faleceu, a minha mãe ja nao precisa desta casa.
    Eu quero comprar a casa, mas com a morte do meu pai, esta divida entre os herdeiros. Como faco para comprar os 100% da casa?
  6.  # 7

    Colocado por: Diogo1989Como faco para comprar os 100% da casa?

    Se há concordância de todos e no valor a pagar, é ir ao banco expor a situação.
 
0.0131 seg. NEW