Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Sendo uma leiga na matéria, quero perguntar a quem sabe acerca do tema.

    Instalei um recuperador de calor em casa, acendi-o há uns dias e ontem ao final do dia, começou a sair fumo intenso do que me pareceu ser o vidro do mesmo.

    Abri todas as janelas e durante este processo, o fumo parou subitamente.

    Isto poderá ser devido ao vento que entra na chaminé? O que posso fazer para mitigar o problema?

    Obrigada
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 2

    Tinha o exaustor da cozinha ligado?
  2.  # 3

    Não, liguei-o posteriormente para conseguir "escoar" o fumo que invadiu a casa.
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 4

    Em todo o caso deve ser falta de ventilação. Uma vez que quando abriu as janelas parou. Mas acho que só com essa descrição é difícil dar uma resposta mais concreta
  3.  # 5

    A mim aconteceu ao ligar o exaustor.. Se abrir um pouco a janela não acontece isso mas nunca pelo vidro.
    • SMBS
    • 12 novembro 2019

     # 6

    Isso acontece muito porque o exaustor cria uma depressão no interior da casa.
  4.  # 7

    Associei ao vento na chaminé porque a lenha que tinha no interior estava em cinzas, ou seja...foi uma combustão extremamente rápida.

    Poderá ser um problema da própria chaminé?

    De qualquer forma, da próxima vez vou experimentar ligar a ventilação e deixar assim, para perceber se acontece.

    Obrigada
    • SMBS
    • 12 novembro 2019 editado

     # 8

    Se ligar ainda é pior. Menos pressão fica no interior da casa, mais o fumo desce.

    Quando eu disse ventilação era relacionado com entrada de ar e não saída.

    Ou ventilação (saída) mas depois do recuperador
  5.  # 9

    so sai pelo vidro? foi a primeira vez que utilizou o recuperador? entre o vidro e a porta tem alguma "corda"? o recuperador tem entrada de ar directa da rua? tinha a casa toda fechada, janelas e portas?
  6.  # 10

    @SMBS Ah, certo! Obrigada pelo esclarecimento, tentarei então não ligar essa ventilação quando o recuperador estiver em uso.

    @loverscout, sim...estava a funcionar normalmente e de repente vejo imenso fumo a sair da zona superior do recuperador, no vidro. Já o tinha acendido duas vezes antes.

    O vidro não tem corda à volta que eu visse, a cobertura é toda em ferro.
    O recuperador foi construído na zona onde estava uma lareira antiga, a saída dos fumos é pela chaminé original, sendo que na parte lateral da estrutura que está dentro de casa, há uma grelha que emana o calor.
    E sim, tinha tudo fechado em casa, portas e janelas.

    Obrigada
  7.  # 11

    mas o fumo começou a sair no final da queima ou no inicio da queima??
    se for no inicio da queima e tiver muito vento é normal, e pode acontecer.
    • size
    • 12 novembro 2019

     # 12

    Em principio as portas do recuperador deveriam ser herméticas, não devendo existir folgas nos vidros,

    Depois, tem que haver uma série de manobras no manuseamento do recuperador:
    Regular convenientemente a portinhola de saída dos gases, não a fechando totalmente.
    Tem que estar aberta, enquanto a combustão no interior do recuperador não atingir uma certa temperatura, de modo que o ar na coluna da chaminé fique aquecido e obtenha a função de sucção/aspiração.
    E, claro, a casa não pode ser hermética na entra de algum ar do exterior. Para o ar poder sair pela chaminé, através do recuperador, tem que existir entrada de ar do exterior.
  8.  # 13

    Colocado por: fsilva106mas o fumo começou a sair no final da queima ou no inicio da queima??
    se for no inicio da queima e tiver muito vento é normal, e pode acontecer.


    O lume já estava a arder há algumas horas, pus dois ou três paus e encostei a porta. Passado um bocado, começa a sair imenso fumo e toda a sala fica irrespirável.



    Colocado por: sizeEm principio as portas do recuperador deveriam ser herméticas, não devendo existir folgas nos vidros,

    Depois, tem que haver uma série de manobras no manuseamento do recuperador:
    Regular convenientemente a portinhola de saída dos gases, não a fechando totalmente.
    Tem que estar aberta, enquanto a combustão no interior do recuperador não atingir uma certa temperatura, de modo que o ar na coluna da chaminé fique aquecido e obtenha a função de sucção/aspiração.
    E, claro, a casa não pode ser hermética na entra de algum ar do exterior. Para o ar poder sair pela chaminé, através do recuperador, tem que existir entrada de ar do exterior.


    Obrigada size, vou falar melhor com quem mo instalou, para tentar perceber melhor as regras do seu funcionamento e o que fazer para evitar nova propagação de fumo.
  9.  # 14

    Colocado por: Margarida DuarteO lume já estava a arder há algumas horas, pus dois ou três paus e encostei a porta. Passado um bocado, começa a sair imenso fumo e toda a sala fica irrespirável.


    Isso é muito estranho, algo parece estar errado.
    mas quando colocou 2 ou 3 paus encostou a porta ou fechou completamente??
  10.  # 15

    Colocado por: fsilva106

    Isso é muito estranho, algo parece estar errado.
    mas quando colocou 2 ou 3 paus encostou a porta ou fechou completamente??


    Deixei a porta encostada, após ter colocado os paus, porque se assim ficar temos a chama com intensidade. Quando fecho a porta, a chama diminui drasticamente. Também já me veio à cabeça que tivessem algum tipo de resina ou resíduos que provocassem o fumo intenso.
  11.  # 16

    não tem reguladores de ar?
    qual é o modelo do recuperador?
  12.  # 17

    Colocado por: Margarida DuarteDeixei a porta encostada, após ter colocado os paus, porque se assim ficar temos a chama com intensidade. Quando fecho a porta, a chama diminui drasticamente. Também já me veio à cabeça que tivessem algum tipo de resina ou resíduos que provocassem o fumo intenso.


    com esta descrição o seu problema é falta de ar...... pode parecer estupido mas da proxima vez que ligar o recuperador mantenha pelo menos uma janela aberta. e se ligar o exaustor abra pelo menos 2 janelas! (uma mais proxima possivel do exaustor)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Margarida Duarte
  13.  # 18

    Se diz que o vidro nao está vedado é provável que seja disso
    • SrR
    • 12 novembro 2019

     # 19

    Colocou tubo de exaustão novo? Quantos metros tem?
  14.  # 20

    Verifique como já foi dito se tem uma junta de corda entre a porta e o corpo. Pode estar muito preta e não se ver bem. Se não tiver tem de colocar. Existe nas lojas de bricolage e afins. Custa uns 10€
 
0.0202 seg. NEW