Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite a todos,

    Venho aqui tirar umas dúvidas sobre as obrigações do arrendatário para com o senhorio.
    Em traços gerais:
    - Estou a viver num T2 que aluguei de um Engenheiro há quase 3 anos;
    - Contrato foi celebrado numa imobiliária
    - Paguei todas as rendas a tempo e horas, sem excepção
    - Comuniquei todas as avarias e deteriorações do apartamento, sem excepção
    - Mantivemos uma relação aberta e de confiança durante este período;
    - Logo na primeira semana que comecei a viver aqui, reparei que o sofá tinha um pequeno rasgão, que comuniquei imediatamente ao senhorio, ao que este respondeu que arranjaria quando possível. Nunca foi arranjado e o rasgão foi ficando pior e fui regularmente contactando o senhorio sobre a continuada degradação do móvel, que eu não iniciei.
    - Reparei ao longo do Inverno que a casa tresandava a mofo e que a parede do quarto tinha pingos de água a correr todas as noites. Concluí que algo de estrutural estaria por trás disto, mas o senhorio negou tal e disse que era condensação normal.
    - Comecei a notar o mesmo no escritório na parede paralela à do quarto.
    - Depois de um ano na casa, a minha roupa de verão ficou coberta em bolor (a que estava guardada em gavetas) e a mobília do quarto tornou-se impossível de utilizar pelo cheiro.
    - Voltei a contactar o senhorio sobre a minha certeza de se tratar de um problema estrutural. Ele admitiu que a parede em questão encontra-se inacabada, pois o prédio foi originalmente construído com o propósito de ser geminado, mas o outro prédio nunca foi construído e essa parede do prédio nunca foi devidamente acabada. Daí que no escritório ocorra o mesmo problema na parede paralela.
    - Os armários da cozinha, eu não posso utilizar, tal é o cheiro a mofo. Deixei arejar durante vários dias com as portas e janelas abertas, sem resolução.
    - Tentei utilizar desumidificadores, sem efeito significativo
    - Há um ano atrás (2 anos depois de celebrar contrato) começou a crescer bolor e fungos na parede do quarto e escritório e à volta das janelas. Depois de limpar, voltava uns dias depois ainda pior. Também reparei que o rodapé estava podre. Tudo foi comunicado ao senhorio.
    - As cadeiras da sala, que são de napa, começaram a "descascar" e estão num estado deplorável, mas nunca fiz mau uso delas. Sempre utilizei a casa e os seus móveis normalmente, nunca fiz uso indevido, e atribuo à péssima qualidade das cadeiras. O senhorio foi notificado e não atribuiu importância dizendo "não há problema"
    - A cabine de duche da suite, que foi a que sempre utilizei, a porta da mesma caiu espontaneamente. Cheguei a casa para tomar banho e estava caída. O senhorio foi notificado, enviou um senhor para ver e orçamentar e até hoje nunca arranjou (foi há 15 meses atrás). Como tenho uma segunda casa de banho, não me incomodei e passei a utilizar a banheira da outra casa de banho.
    - A parede onde a banheira (que agora uso) está encostada encontra-se com sinais óbvios de infiltração, tem uma macha de humidade enorme. O senhorio foi notificado e nada fez.
    - A torneira da referida banheira começou a pingar, ele não arranjou.
    - O extrator desta segunda casa de banho avariou, ele não arranjou.

    NUNCA exigi que ele arranjasse nada do que se ia deteriorando, porque passo pouco tempo em casa e não me incomoda muito, mas sempre, sem excepção, o avisei de tudo o que passava.

    Agora que me vou embora, veio fazer a vistoria e exige que pinte o apartamento porque diz que o bolor e fungos são culpa minha, que não arejei a casa ou tomei os devidos cuidados.
    Exige que estofe o sofá e as cadeiras, embora tenha sido causadas pelo seu uso devido
    Nunca, desde a primeira semana, pude usufruir convenientemente da casa por todos estes estragos que ele não arranjou, e agora exige que EU os repare.

    O que devo fazer? Como proceder? Estarei eu obrigada a cumprir estas exigências?

    Agradeço desde já qualquer ajuda, sugestão ou conselho que me possam dar.

    Obrigado
  2.  # 2

    Para deixar claro que o resto da casa, incluíndo eletrodomésticos, janelas, vidros, móveis, tijoleiras, madeiras, decoração e loiças de casa de banho se encontram em perfeitas condições.
  3.  # 3

    tu referes aqui tudo bem
    eu acho que não deves reparar nada
    mas não sou jurista!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jesslua
  4.  # 4

    Ele tem alguma caução para lhe devolver?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jesslua
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoEle tem alguma caução para lhe devolver?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jesslua


    Não, senhor
  6.  # 6

    Então esqueça o assunto e guarde as provas do que foi enviando este tempo todo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jesslua
  7.  # 7

    as vezes que comunicou com ele, fe-lo por escrito? a queixar-se dos problemas?
  8.  # 8

    Colocado por: the_killer_ptas vezes que comunicou com ele, fe-lo por escrito? a queixar-se dos problemas?


    Fiz por mensagens e chamadas. As mensagens tenho guardadas. As chamadas só tenho a prpva como liguei, não tenho o conteúdo das conversas gravadas. Mandei lhe fotos das paredes manchadas e com bolor também
  9.  # 9

    Se não deixou caução, que quer o senhorio?
    Ele não tem como provar que foi a Jesslua que provocou os estragos.
    Acabe o contrato, entregue as chaves e saia daí.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jesslua
 
0.0126 seg. NEW