Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho andado a pensar em retomar o ensino superior e tendo em conta o gosto e curiosidade sobre toda a envolvente da construção civil ponderei a escolha entre 2 cursos:
    - Mestrado Integrado em Arquitectura;
    - Mestrado Integrado em Eng. Civil.

    Depois de ler bastante sobre ambos os cursos penso que escolherei a Eng. Civil como primeira opção.

    Agora é que surge a minha duvida: É viável a realização do curso continuando a trabalhar ou o curso necessita de 100% de toda a nossa atenção?

    O que me podem dizer sobre o curso? Já várias pessoas me falaram que existe excesso de Eng. Civis neste país, é mesmo uma afirmação verdadeira?

    Grato pela vossa atenção
  2.  # 2

    Colocado por: AlbertinoVÉ viável a realização do curso continuando a trabalhar ou o curso necessita de 100% de toda a nossa atenção?


    depende do seu empenho e dedicação. Alguns cursos tem aulas em horários pós-laboral, mas é uma situação mais comum em alguns politécnicos, uma vez que fala em mestrados integrados que existem apenas em universidades, vai levar com as aulas durante o dia. O que pode dificultar a concilização com o trabalho. Não é nenhuma vergonha, para quem anda a trabalhar, tirar uma licenciatura de 3 anos em 6 anos.




    Colocado por: AlbertinoVJá várias pessoas me falaram que existe excesso de Eng. Civis neste país, é mesmo uma afirmação verdadeira?


    a entrada de novos alunos para os cursos de eng. civil andam muito baixas, se juntar a isso os que sairam do pais e os que se reformaram, algum dia começa a haver é falta deles.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlbertinoV
  3.  # 3

    Este meu interesse prende-se pelo facto de sentir a necessidade de me providenciar de maiores competências profissionais e mesmo pessoais.

    Após o secundário ingressei na faculdade mas num curso que nunca me motivou e por isso decidi congelar e começar a trabalhar (não me arrependo mas podia ter aproveitado a oportunidade). Hoje sinto falta de habilitações para poder fazer uma carreira e tenho de me despachar visto que já vou com 27 anos...

    Quanto às aulas em período diurno, o meu trabalho até pode facilitar isso visto que trabalho por turnos (1 semana de manha, outra de tarde e outra a noite, sempre a rodar) pelo que poderei ter dificuldades em ir as aulas numa semana e nas seguintes já estar mais livre.

    A nível de estudo, sei que ao faltar a algumas aulas (por motivos de trabalho) vai ser mais complicado mas hoje em dia com toda a informação online e a proximidade que existe online com todos poderá facilitar isso ou estarei errado? Será facil recuperar aulas a que se tenha faltado, através do auto estudo?
  4.  # 4

    Colocado por: AlbertinoVQuanto às aulas em período diurno, o meu trabalho até pode facilitar isso visto que trabalho por turnos (1 semana de manha, outra de tarde e outra a noite, sempre a rodar) pelo que poderei ter dificuldades em ir as aulas numa semana e nas seguintes já estar mais livre.


    já ajuda, sempre permite ir a alguma aulas e tirar duvidas com os professores.

    tive um colega que tirou o curso sem nunca perder um ano a trabalhar, trabalhava na Brisa nas portagens, como os turnos tb eram rotativos sempre conseguia ir a aulgumas aulas e quando trabalhava à noite o movimento era tão pouco que ele aproveitava para estudar.
  5.  # 5

    Colocado por: pauloagsantos

    já ajuda, sempre permite ir a alguma aulas e tirar duvidas com os professores.

    tive um colega que tirou o curso sem nunca perder um ano a trabalhar, trabalhava na Brisa nas portagens, como os turnos tb eram rotativos sempre conseguia ir a aulgumas aulas e quando trabalhava à noite o movimento era tão pouco que ele aproveitava para estudar.


    É por ai que me faz acreditar que seja possível. Actualmente trabalho num sitio que também me permite estudar talvez 5 a 6 horas por cada 8 de trabalho... o meu maior receio é mesmo ter de faltar a algumas aulas.

    Já agora, tratando-se de um Mestrado Integrado, ao fim dos 3 anos correspondentes a licenciatura estarem concluídos já é possível exercer?
  6.  # 6

    Fazer um curso em regime de trabalhador estudante não é fácil mas tb não é nada de outro mundo.
    Engenharia é um curso da área das "ciências exatas" logo à partida é mais fácil o estudo individual.
    Sendo trabalhador estudante possui um estatuto próprio que lhe permite não ter obrigatoriedade de frequentar as aulas. Hoje a maioria dos cursos tb está estruturada para valorizar o trabalho individual do aluno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlbertinoV
  7.  # 7

    Colocado por: AlbertinoVJá agora, tratando-se de um Mestrado Integrado, ao fim dos 3 anos correspondentes a licenciatura estarem concluídos já é possível exercer?


    não. Esse é um dos problemas dos mestrados integrados. Não fica com a licenciatura ao fim dos 3 anos, só fica com o mestrado ao fim dos 5 anos.

    se o objectivo é tirar uma licenciatura, para ter o canudo e começar a trabalhar na area e depois tirar o mestrado, então o mestrado integrado não é a melhor opção. É melhor fazer a licenciatura e depois o mestrado
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantosÉ melhor fazer a licenciatura e depois o mestrado

    Creio que na área da engenharia os cursos já são todos de mestrado
  9.  # 9

    Colocado por: zedasilvaCreio que na área da engenharia os cursos já são todos de mestrado


    são nada, continua a existir muitas licenciaturas.

    depois de bolonha as universidade tiveram mais dificuldadades em adaptar as licenciaturas de 5 anos para 3 anos, porque tinham muitas cadeiras base nos primeiros anos e as cadeiras mais especificas nos anos finais então inventarem esta coisa dos mestrados integrados, pq assim mexeram pouco nos curriculos dos cursos.

    Os politécnicos já tinham os bacharelatos+licenciatura, pelo que tiveram mais facilidade em adaptar os curriculos.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  10.  # 10

    Como sou de Braga e tendo obrigatoriamente que concorrer para a UMinho, a única oferta é mestrado integrado. Penso que na UTAD em Vila real é licenciatura mas a opção teria de ser em Braga pelo trabalho e por ter cá casa e a família. Seria inviável economicamente ir para outra cidade.

    Mas isso não seria impedimento, de 3 a 5 também não é uma diferença substancial (se levar tudo direitinho) que 5 com desleixo passa a 7 ou 8...

    Sim, o facto de serem ciências exactas facilita o estudo individual.

    A nível do calculo do curso, o que acham do grau de exigência? Eu fiz o secundário em Ciências e Tecnologias, tive até ao 12º ano cadeiras de Matemática A, Física, Química... No curso em que estive (agora congelado) também tive matemática, física, hidráulica...
  11.  # 11

    Colocado por: AlbertinoVNo curso em que estive (agora congelado) também tive matemática, física, hidráulica...

    Veja a hipótese de ter equivalência a algumas cadeiras que possa ter concluídas.
    Nas cadeiras de opção escolha aquelas que se fazem num fim de semana.
    Tese de mestrado, hoje fazem-se teses numa semana e com avaliação final acima de 16
  12.  # 12

    Colocado por: AlbertinoVComo sou de Braga e tendo obrigatoriamente que concorrer para a UMinho, a única oferta é mestrado integrado. Penso que na UTAD em Vila real é licenciatura mas a opção teria de ser em Braga pelo trabalho e por ter cá casa e a família.


    Tanto Arquitectura como Engenharia Civil são cursos do pólo da Universidade do Minho em Guimarães.
    Concordam com este comentário: TicMic
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Veja a hipótese de ter equivalência a algumas cadeiras que possa ter concluídas.
    Nas cadeiras de opção escolha aquelas que se fazem num fim de semana.
    Tese de mestrado, hoje fazem-se teses numa semana e com avaliação final acima de 16


    Penso ser difícil ter equivalências...não sei bem como isso funciona mas eu estive num politécnico e a área do curso era totalmente diferente...estive em Engenharia Agronómica ramo zootecnia... as cadeiras de hidráulica eram mais direccionadas para o dimensionamento de sistemas de rega etc etc pelo que não serão compatíveis.
  14.  # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Tanto Arquitectura como Engenharia Civil são no pólo da Universidade do Minho em Guimarães.


    Sim, eu sei. Vivo a meio :) a 17 km do polo de Guimarães e a cerca de 20 do pólo de Braga.
  15.  # 15

    Colocado por: AlbertinoVão sei bem como isso funciona

    Pede um certificado das cadeiras concluídas e os respetivos conteúdos programáticos.
    Pode não ter equivalência às cadeiras base mas pelo menos nas opções é capaz de conseguir alguma coisa.
    Fale com o diretor de curso, alguns são bastante acessíveis e sabem orienta-lo da melhor forma
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlbertinoV
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    Pede um certificado das cadeiras concluídas e os respetivos conteúdos programáticos.
    Pode não ter equivalência às cadeiras base mas pelo menos nas opções é capaz de conseguir alguma coisa.
    Fale com o diretor de curso, alguns são bastante acessíveis e sabem orienta-lo da melhor forma
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlbertinoV


    Sim, irei enviar e-mail a solicitar essas informações. Muito obrigado
  17.  # 17

    Colocado por: AlbertinoVPenso ser difícil ter equivalências...não sei bem como isso funciona mas eu estive num politécnico e a área do curso era totalmente diferente...estive em Engenharia Agronómica ramo zootecnia


    engenharia é engenharia, está lá o calculo e a algebra como base, tentar não custa.


    Colocado por: AlbertinoVA nível do calculo do curso, o que acham do grau de exigência? Eu fiz o secundário em Ciências e Tecnologias, tive até ao 12º ano cadeiras de Matemática A, Física, Química... No curso em que estive (agora congelado) também tive matemática, física, hidráulica..


    nenhuma engenhenaria é fácil, ainda por cima para quem esteve afastado do estudo alguns anos.



    Colocado por: zedasilvaTese de mestrado, hoje fazem-se teses numa semana e com avaliação final acima de 16


    onde.... desculpe lá zé, mas não acredito. Até acredito que se escrevem teses de mestrado numa semana, mas o trabalho já tem que estar todo feito. E uma Tese de mestrado escrita numa semana, não vai sair grande coisas de lá.
    Concordam com este comentário: Filipe R. Carvalho
  18.  # 18

    Colocado por: pauloagsantosmas o trabalho já tem que estar todo feito.

    Hoje o trabalho de investigação está grande parte dele feito, basta saber onde procurar.

    Colocado por: pauloagsantosTese de mestrado escrita numa semana, não vai sair grande coisas de lá.

    E servem para quê as teses? Para obter uma nota final.
    Escolhe um tema que muita pouco gente domine e tem a coisa facilitada.
    Este tipo de atitude é a correta e a mais séria?
    Claro que não.
    • TicMic
    • 14 novembro 2019 editado

     # 19

    Colocado por: AlbertinoVComo sou de Braga e tendo obrigatoriamente que concorrer para a UMinho, a única oferta é mestrado integrado. Penso que na UTAD em Vila real é licenciatura mas a opção teria de ser em Braga pelo trabalho e por ter cá casa e a família. Seria inviável economicamente ir para outra cidade.

    Mas isso não seria impedimento, de 3 a 5 também não é uma diferença substancial (se levar tudo direitinho) que 5 com desleixo passa a 7 ou 8...

    Sim, o facto de serem ciências exactas facilita o estudo individual.

    A nível do calculo do curso, o que acham do grau de exigência? Eu fiz o secundário em Ciências e Tecnologias, tive até ao 12º ano cadeiras de Matemática A, Física, Química... No curso em que estive (agora congelado) também tive matemática, física, hidráulica...


    Acho que não vais conseguir fazer o que pretendes. O curso de civil na UM é bastante difícil e não me parece que consigas fazer o curso em 5 anos a trabalhar e a estudar.

    Desculpa ser tão sincero. Mas tendo já 27 anos, já não tendo a pedalada de um miúdo de 18 para te amarrares aos livros, não me parece nada fácil.
    Até porque o curso assenta muito em trabalhos de grupo, e tendo tu de trabalhar e grandes restrições horárias, não vais estar nos grupos onde o pessoal trabalha mais e isso não te vai trazer facilidades.

    É possível, mas no meu ponto de vista, é muito muito difícil. Pessoalmente, a não ser que sejas um crânio e um gajo super dedicado, não acredito que o fizesses em 5 anos. Basta dares de caras com as matemáticas e físicas iniciais, que vais querer logo desistir.

    Apanhei um sujeito com a tua idade também quando estava a estudar e ele já não derivava, não percebia um raio daquilo, e não tinha o empenho. E ele já nem trabalhava... ainda esta no 4 ano.
  19.  # 20

    Colocado por: zedasilva
    Pede um certificado das cadeiras concluídas e os respetivos conteúdos programáticos.
    Pode não ter equivalência às cadeiras base mas pelo menos nas opções é capaz de conseguir alguma coisa.
    Fale com o diretor de curso, alguns são bastante acessíveis e sabem orienta-lo da melhor forma
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AlbertinoV


    Penso que o diretor de curso de civil da UM não vai colaborar muito, mas é tentar...
 
0.0184 seg. NEW