Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou numa casa alugada desde dez 2007, com uma renda de 615€ actualizada e negociada.

    Contrato inicial a termo de 5 anos e renovavel anualmente após esses 5 anos.

    Até aqui tudo bem. Ontem recebi carta do senhorio com a indicação de que não quer renovar ( alegando o 1097) e que tenho de sair da casa daqui a 1 ano ( nosso contrato diz que o senhorio tem de dizer que não quer renovar 1 ano antes).

    Pergunta: Posso negociar com ele? Sendo que tenho feito melhorias e que nunca me atrasei ( ao contrario dele que custa a fazer o que quer que seja na casa?)

    A verdade é que ele no predio já tem casas a alugar por 900 euros e deve ter olhado para mina de ouro ( mas infelizmente pelo andar da carruagem a crise vem ai e vai ser pior que 2008).

    Agradeço quem posso elucidar-me.

    Grata
    • size
    • 14 novembro 2019

     # 2

    Colocado por: LigiaMorais

    Pergunta: Posso negociar com ele? Sendo que tenho feito melhorias e que nunca me atrasei ( ao contrario dele que custa a fazer o que quer que seja na casa?)

    A verdade é que ele no predio já tem casas a alugar por 900 euros e deve ter olhado para mina de ouro ( mas infelizmente pelo andar da carruagem a crise vem ai e vai ser pior que 2008).

    Agradeço quem posso elucidar-me.

    Grata


    Claro que pode negocial com o senhorio, na tentativa de poder obter a possibilidade de continuar a habitar a casa, possivelmente, com outro valor de renda, caso seja esse o objectivo do senhorio.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LigiaMorais
    •  
      Mk Pt
    • 14 novembro 2019 editado

     # 3

    Negociar pode, sempre.
    Falta saber a vontade de negociar do senhorio, que não passe por aumento generoso para aproximar/igualar a renda de 900€ que indica que o senhorio já recebe por outros apartamentos no mesmo edifício.
    Se o senhorio cumpriu com os prazos legais e contratuais previstos, tem direito a opor-se à renovação do contrato de arrendamento.

    Pode tentar negociar mas certamente que o pretendido, na melhor das hipóteses, pelo senhorio será aumentar a renda, por isso prepare-se ou para pagar mais renda ou então para mudar de casa.


    Para quem arrenda o mercado tem estado complicado, muito complicado. E as politicas do governo só vão agravando, em vez de ajudar o mercado de arrendamento.

    Se não planeia mudar de cidade/localização por tempo prolongado pode pensar em comprar casa, se tiver possibilidade, mesmo que seja um pouco mais longe.
    Digo isto porque o senhorio deve querer renda próxima dos 900€/mês, é muito dinheiro, e mesmo os 615€ de renda que paga agora dava para prestação de Crédito habitação de perto de 200.000€, a 30 anos.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 4

    Realmente mais vale comprar.
  3.  # 5

    Colocado por: LigiaMoraisinfelizmente pelo andar da carruagem a crise vem ai e vai ser pior que 2008


    Será?
    Concordam com este comentário: Sr.io
  4.  # 6

    Colocado por: Mk PtNegociar pode, sempre.
    Falta saber a vontade de negociar do senhorio, que não passe por aumento generoso para aproximar/igualar a renda de 900€ que indica que o senhorio já recebe por outros apartamentos no mesmo edifício.
    Se o senhorio cumpriu com os prazos legais e contratuais previstos, tem direito a opor-se à renovação do contrato de arrendamento.

    Pode tentar negociar mas certamente que o pretendido, na melhor das hipóteses, pelo senhorio será aumentar a renda, por isso prepare-se ou para pagar mais renda ou então para mudar de casa.


    Para quem arrenda o mercado tem estado complicado, muito complicado. E as politicas do governo só vão agravando, em vez de ajudar o mercado de arrendamento.

    Se não planeia mudar de cidade/localização por tempo prolongado pode pensar em comprar casa, se tiver possibilidade, mesmo que seja um pouco mais longe.
    Digo isto porque o senhorio deve querer renda próxima dos 900€/mês, é muito dinheiro, e mesmo os 615€ de renda que paga agora dava para prestação de Crédito habitação de perto de 200.000€, a 30 anos.
    Concordam com este comentário:desofiapedro
  5.  # 7

    Não pretendo comprar mesmo, pois as idades não permitem.
    A ideia é não sair de onde estou pois estou aqui desde 2007 nesta casa e na zona mora o meu Pai.
    Sabem dizer se ele perde algum beneficio com este arrendamento relativo ao IRS? Sei que com contratos de longa duração pagam somente 10%, correcto?
    Grata
  6.  # 8

    Colocado por: Mariasevera

    Será?
  7.  # 9

    Acredite de sim.... infelizmente. E este mercado imobiliário frenético vai regressar ao normal.
  8.  # 10

    Colocado por: LigiaMoraisAcredite de sim.... infelizmente. E este mercado imobiliário frenético vai regressar ao normal.


    Explique lá então essa futurologia, a malta agradece.
    Concordam com este comentário: TicMic, Sr.io
  9.  # 11

    Colocado por: LigiaMoraisAcredite de sim.... infelizmente. E este mercado imobiliário frenético vai regressar ao normal.

    Lisboa, será sempre Lisboa.
    (Assim como o Porto e capitais de distrito)
  10.  # 12

    Com a desordem em Barcelona,mais procura terá Lisboa...
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • size
    • 14 novembro 2019

     # 13

    Colocado por: LigiaMoraisNão pretendo comprar mesmo, pois as idades não permitem.
    A ideia é não sair de onde estou pois estou aqui desde 2007 nesta casa e na zona mora o meu Pai.
    Sabem dizer se ele perde algum beneficio com este arrendamento relativo ao IRS? Sei que com contratos de longa duração pagam somente 10%, correcto?
    Grata


    O senhorio não será prejudicado com esse contrato, pois poderá estabelecer esse contrato com outro prazo mais alongado, caso ambas as partes estejam de acordo.
    Para ele obter a taxa de 10% no IRS sobre as rendas, o contrato teria que passar a um prazo de 20 anos. Há variantes de taxa reduzida no IRS, conforme for estabelecido o prazo.
    •  
      Mk Pt
    • 14 novembro 2019 editado

     # 14

    Colocado por: MariaseveraRealmente mais vale comprar.

    Os 'problemas no arrendamento'/rendas altas decorrem de vários factores..

    No entanto a maioria dos portugueses também pensa de forma errada, muito errada, ao acharem que devia haver casas com valor de compra ou de renda relativamente acessíveis nas grandes cidades, à porta do trabalho, ou no mínimo com todos os meios de transportes públicos disponíveis à porta ou a poucos metros.


    Em todos países 'civilizados' ter casa nas grandes cidades é algo que sai extremamente caro. Estar na cidade 'grande' é um privilegio que se paga e bem.

    Isto para dizer que a ideia de rendas relativamente acessíveis ou casas baratas nas grandes cidades nem sequer é normal, e nem por decreto vai acontecer.
    Pode vir crise, mas nas maiores cidades tanto o custo como as rendas nunca irão baixar de forma significativa.


    Isto não é critica a ninguém, é constatar que o valor das casas nas maiores cidades, seja renda ou compra, manter-se-á em alta e o normal é que assim seja.
    Concordam com este comentário: TicMic, imo, Sr.io
  11.  # 15

    Quem tenta fazer futorologia a dizer que vem aí o bicho papão e o imobiliário vai decrescer, dá-me uma ligeira vontade de rir, principalmente quando falamos de Algarve LIsboa Porto e Braga.

    Vocês têm a noção da quantidade de gente que chegou a braga nos últimos 3 anos, por exemplo? Imaginam o défice que há entre a oferta e a procura?

    E se falarmos da lei que está totalmente contra o senhorio?

    - Despejar inquilinos? Nunca com menos de 3 meses de falta de pagamento e nunca com outros 3 para processos no BNA ou tribunal.
    - 28%? Tem ideia quanto paga o AL ou até os Hotéis? Ainda por cima agora com o englobamento... as rendas vão subir.
    - Vistos Gold, mais uma acha pra fogueira.

    O PS bem que tentou uma lei de bases, mas com aqueles valores e longevidades dos contratos, ninguém é tolo.


    As casas a 10-15km das cap de distritos continuam baratas, quem quer viver no centro, paga...
    Concordam com este comentário: imo, Sr.io
  12.  # 16

    Olhe TicMic que as casas a 10-15km não andam assim tão baratas não... a margem sul em geral sofreu um aumento desmesurado, tanto nas rendas como no preço das casas. Um exemplo prático: na rua onde acabei por comprar casa, quando comecei a procura de casa ali em 2016, um T1 com 35m2 era cerca de 250euros por mês aluguer, 40mil venda. Hoje? Hoje o mesmo T1, todo rebentado tá por 50mil e remodelado tá a 65mil... eu comprei a minha casa em Setembro do ano passado por 70mil... é um T2 com 90m2... Hoje secalhar a minha, como estava na altura já me custava 90mil ou mais. A casa é em Corroios. Almada então tá praticamente aos mesmos preços que Lisboa. Mas percebo o que diz!

    Quando acabar a minha obra vou "experimentar" pôr a casa a venda por 200mil euros, só pra ver se algum maluco me oferecia isso. O pior mesmo é se oferecem, e eu que me apeguei tanto à casa... mas que tbm gosto tanto de dinheiro ahahhaha
    Concordam com este comentário: Sr.io
  13.  # 17

    Colocado por: desofiapedroOlhe TicMic que as casas a 10-15km não andam assim tão baratas não... a margem sul em geral sofreu um aumento desmesurado, tanto nas rendas como no preço das casas. Um exemplo prático: na rua onde acabei por comprar casa, quando comecei a procura de casa ali em 2016, um T1 com 35m2 era cerca de 250euros por mês aluguer, 40mil venda. Hoje? Hoje o mesmo T1, todo rebentado tá por 50mil e remodelado tá a 65mil... eu comprei a minha casa em Setembro do ano passado por 70mil... é um T2 com 90m2... Hoje secalhar a minha, como estava na altura já me custava 90mil ou mais. A casa é em Corroios. Almada então tá praticamente aos mesmos preços que Lisboa. Mas percebo o que diz!

    Quando acabar a minha obra vou "experimentar" pôr a casa a venda por 200mil euros, só pra ver se algum maluco me oferecia isso. O pior mesmo é se oferecem, e eu que me apeguei tanto à casa... mas que tbm gosto tanto de dinheiro ahahhaha


    Falo do Minho, região de onde sou.

    Aí em Lisboa 10-15km é centro na mesma praticamente.

    Falo em por exemplo braga vila verde, ou aveleda ou freguesias perto que em 5 minutos se está no centro da cidade.

    Hoje em dia a tendência não é ir para os subúrbios ter uma vivenda grande qb e de qualidade. Hoje as famílias preferem ter uma gaiola fancy e IKEA no coração da capital de distrito. São ideias, mas que isto faz aumentar as rendas no centro, claro que faz.
  14.  # 18

    Colocado por: TicMicVocês têm a noção da quantidade de gente que chegou a braga nos últimos 3 anos, por exemplo


    Quem são?
  15.  # 19

    Colocado por: TicMicas rendas vão subir.


    Mas quem é que consegue?

    Os salários não acompanham!!!!!
  16.  # 20

    Colocado por: TicMic

    Falo do Minho, região de onde sou.

    Aí em Lisboa 10-15km é centro na mesma praticamente.

    Falo em por exemplo braga vila verde, ou aveleda ou freguesias perto que em 5 minutos se está no centro da cidade.

    Hoje em dia a tendência não é ir para os subúrbios ter uma vivenda grande qb e de qualidade. Hoje as famílias preferem ter uma gaiola fancy e IKEA no coração da capital de distrito. São ideias, mas que isto faz aumentar as rendas no centro, claro que faz.


    Ah ok, aí a realidade é outra, de facto ;)
 
0.0196 seg. NEW