Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais um agradecimento geral a todos os que contribuem para este fórum. Tem sido uma preciosa ajuda toda a leitura que proporciona.

    Agora, eis que chegou a minha vez de colocar uma dúvida..... Peço desculpa de antemão de qualquer raciocínio ou expressão que possa erradamente surgir da minha parte. Sou absolutamente leigo nestas matérias.

    Estou na iminência de adquirir um terreno urbano, dentro de um loteamento. O valor pelo qual tenho acertado é inferior ao Valor Patrimonial determinado no ano 2017. É um terreno para construir habitação própria e permanente mas já sei que o IMT que terei que pagar não poderá ser desse tipo, mas o "Outros Urbanos" num valor de 6.5%.

    Fiz uma simulação no site das finanças para apurar o VPT com os dados do Loteamento permitidos, ou seja, a "Area Bruta de construção" que é diferente do valor que está na caderneta Predial Urbana das Finanças. O valor é inferior ao valor deste ultimo. E é certo que o que terei que cumprir será o do Loteamento, ainda que preferisse o das Finanças pois sempre dava mais 30m2....mas bom isso é outra história.

    Portanto aquilo que questiono é, se posso/devo fazer algum tipo de rectificação antes da compra? E qual a forma mais célere de o fazer? Talvez alguém já tenha passado pelo mesmo...

    Li sobre a possibilidade de aplicar o Art. 30 do CIMT - Valor patrimonial tributário excessivo. Já alguém utilizou e de facto funcionou?

    Infelizmente sabemos que a AT não funciona a favor do contribuinte e neste caso tendo que devolver dinheiro, coloco grandes dúvidas que seja um processo simples e pouco moroso, mas bom, posso estar enganado.

    Alguém?

    Obrigado
  2.  # 2

    Provavelmente só depois de construído é que fazem a correção.

    Atenção,antes de comprar verifique na câmara se de facto o lote dá para fazer o que pretende.Não vá o PDM ter mudado ou licença expirado.
    • imo
    • 15 novembro 2019

     # 3