Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: N Miguel OliveiraMas já acabou a obra?


    ui... o empreiteiro vai iniciar no final da proxima semana.

    mas sendo um contracto chave na mão e se seguirmos o projecto. Não deve haver espaço para derrapagens. Já escolhemos os materais todos, por isso não é um daqueles orçamento com chão até X euros por m2, mas um orçamento com o chão que nós já escolhemos, chão, torneiras, moveis do wc, portas, bancadas, etc, etc. ou estarei enganado
  2.  # 42

    Após muitas reuniões (e troca de arquitecto), chegamos a um consenso.
    O terreno não é o ideal e a casa do vizinho não ajuda nada por ser alta o suficiente para nos "roubar" o sol

    Fizemos simulações de todo o trajecto solar nos dois solstícios (melhor e pior cenário) e o sol que dá, parece-nos suficiente.

    Aceitam-se opiniões :)
  3.  # 43

    Colocado por: pee2002Aceitam-se opiniões :)
    ponto nº1 - não penso bem o hall de entrada dar directamente à zona privada dos quartos em vez de aceder às zonas comuns
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      NTORION
    • 15 janeiro 2020 editado

     # 44

    Não conheço o terreno mas vejo aí coisas estranhas...

    O WC é o centro do pateo interior?
    A garagem n tem acesso ao interior da casa?
    A planta tão distribuída vai ter muito maior climatização...
    Na suite trocava a zona do quarto com o closet/WC...
    Os 2 quartos não estão muito pequenos? Mas como todas as áreas são comedida tb entendo que estas sejam.

    No papel a casa até é gira, agora se depois vai funcionar...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 45

    Colocado por: antonylemosponto nº1 - não penso bem o hall de entrada dar directamente à zona privada dos quartos em vez de aceder às zonas comuns

    A nós, não nos choca. Que alternativa sugere baseado nesta planta?

    Colocado por: NTORIONNão conheço o terreno mas vejo aí coisas estranhas...

    O WC é o centro do pateo interior?
    A garagem n tem acesso ao interior da casa?
    A planta tão distribuída vai ter muito maior climatização...
    Na suite trocava a zona do quarto com o closet/WC...
    Os 2 quartos não estão muito pequenos? Mas como todas as áreas são comedida tb entendo que estas sejam.

    No papel a casa até é gira, agora se depois vai funcionar...
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

    - Sim, o WC é o centro do pátio interior. Mas tem mais 2 pátios :)
    - A garagem não é para se fazer nesta primeira fase. Se não, não dava os 162.25m2 de área bruta :/
    - Também gostava de trocar a zona do quarto na suite com o closet/WC até porque o vizinho tem uma janela que tem vista para a janela do closet. Mas acho que perdia a piada do jardim interior dos WC´s
    - Não são só os quartos que estão pequenos. Tudo está pequeno nesta casa. Mas como estou limitado nos €€, tem de ser.

    Abraço
    Concordam com este comentário: NTORION
  5.  # 46

    realmente a moradia tem uma implantação no terreno um pouco ortodoxa. não é rectagular, não é em L, não é em U. É assim uma coisa meio estranha, na minha opinião, que até aceito se for para maximizar a orientação solar.

    no entanto existem coisas que eu não gosto. Na sala não gosto ter que passar a sala toda para chegar à zona de refeições. Vejo pela cozinha, que a mesma será pequena para fazer as refeições do dia a dia, pelo que a zona de refeições na sala, não será para fazer 2 ou 3 refeições por ano, mas que será bastante utilizada.

    depois o vidro , mesmo numa moradia de arquitectura moderna, que já é generosa nos vãos, a sua chega a um extremo muito grande na sala

    acrescento tb a questão no closet/corredor na suite que é espaço desperdiçado numa casa do seu tamanho. Mas depressa colocava esse espaço na garagem. 25m2 vai dar para um carro e para umas caixas. Se a ideia for colocar 2 carros nessa garagem, não podem ser carros muito grandes.
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 47

    Pessoalmente acho o formato muito interessante.
    Estou com o Antony, o hall de entrada é na zona social e não na privada. Mesmo havendo, na minha opinião, alguma flexibilidade nestas "regras", funcionalmente faz sentido o social ficar no social e o privado no privado. É a forma como funciona a casa geralmente.
    Gosto do muito vidro.
    Concordam com este comentário: pee2002
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 48

    E acho graça à suite onde está. Parece que está numa ilhazinha só para si (si a suite). Muita privacidade. Gosto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pee2002
  6.  # 49

    Colocado por: ****Pequeno porquê ?

    Digo pequeno porque estava habituado a ter tudo à larga em casa dos papas :)

    Colocado por: pauloagsantosrealmente a moradia tem uma implantação no terreno um pouco ortodoxa. não é rectagular, não é em L, não é em U. É assim uma coisa meio estranha, na minha opinião, que até aceito se for para maximizar a orientação solar.

    no entanto existem coisas que eu não gosto. Na sala não gosto ter que passar a sala toda para chegar à zona de refeições. Vejo pela cozinha, que a mesma será pequena para fazer as refeições do dia a dia, pelo que a zona de refeições na sala, não será para fazer 2 ou 3 refeições por ano, mas que será bastante utilizada.

    depois o vidro , mesmo numa moradia de arquitectura moderna, que já é generosa nos vãos, a sua chega a um extremo muito grande na sala

    acrescento tb a questão no closet/corredor na suite que é espaço desperdiçado numa casa do seu tamanho. Mas depressa colocava esse espaço na garagem. 25m2 vai dar para um carro e para umas caixas. Se a ideia for colocar 2 carros nessa garagem, não podem ser carros muito grandes.

    Esse aspecto da cozinha e zona de refeições é pertinente. Vou ter de trocar a disposição da sala e falar com o arquitecto.
    A ideia do envidraçado na sala é poder viver a sala tanto para o lado do sol (sul) como para o lado da privacidade (norte). É importante, uma vez que a falta de privacidade incomoda-nos.
    A garagem não é para fazer numa primeira fase. Quando se fizer, provavelmente vai até ao final do muro de leste
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 50

    Pode trocar a sala de estar pela de refeições que de facto é pertinente, sempre, a sala de jantar estar mais próxima da cozinha por facilidade. E pode também, não inibindo, colocar uma pequena peninsula ou um balcão na ponta do lado direito da sua cozinha para refeições rápidas, nem que para 2 pessoas.
  7.  # 51

    Colocado por: pee2002A garagem não é para fazer numa primeira fase. Quando se fizer, provavelmente vai até ao final do muro de leste


    não faça isso, como se costuma dizer, enxoval que nao vai com a noiva tarde ou nunca lá chega. O custo por m2 de uma garagem é substancialmente mais baixo que o resto da casa. Se calhar se tivesse menos vãos, o que poupava em caixilharia já pagava a garagem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 52

    Colocado por: JoelMNo entanto, vãos bem pensados valem muito mais (conforto) que uma garagem! São opções ;)


    concordo, mas assim a olho a sala tem 12 metros de vãos. se o pe2002 pondera construir a garagem depois, é porque o dinheiro nao deve dar para tudo. Será sensato gastar tanto dinheiro em vãos numa única divisão.

    reparei tb que nos quartos, as camas estão encostadas aos vãos? será mesmo assim, os quartos não vºao levar uma janela sacada?
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 53

    Colocado por: pauloagsantosSe calhar se tivesse menos vãos, o que poupava em caixilharia já pagava a garagem.


    Colocado por: JoelMNo entanto, vãos bem pensados valem muito mais (conforto) que uma garagem! São opções ;)

    E alterar os vãos, num prisma de poupança, pode ser, ou é, a alteração da arquitectura da casa, até do Conceito. Não será tão inofensivo quanto isso.
    São opções, de facto, mas de peso.
    Concordam com este comentário: pee2002, yepyap
  9.  # 54

    Colocado por: pee2002Após muitas reuniões (e troca de arquitecto), chegamos a um consenso.
    O terreno não é o ideal e a casa do vizinho não ajuda nada por ser alta o suficiente para nos "roubar" o sol

    Fizemos simulações de todo o trajecto solar nos dois solstícios (melhor e pior cenário) e o sol que dá, parece-nos suficiente.

    Aceitam-se opiniões :)


    Eu mexia na suite: trocava a localização do closet e IS com a da zona de dormir.
    Concordam com este comentário: yepyap
  10.  # 55

    Colocado por: JoelMA entrada no lote é do lado esquerdo? Eu até gosto do formato da casa em volumes, contudo faz.me alguma confusão chegar a casa e passar em frente aos quartos para chegar ao Hall... Eu tentaria fazer "espelho" a essa planta para por a zona social próxima da entrada no terreno e a zona privada no outro lado (lado direito).

    A orientação norte / sul ficaria exactamente igual.

    O espelho era tudo o que não queríamos por causa da privacidade. Gostamos que a zona social esteja na parte de trás da casa

    Colocado por: pauloagsantos

    não faça isso, como se costuma dizer, enxoval que nao vai com a noiva tarde ou nunca lá chega. O custo por m2 de uma garagem é substancialmente mais baixo que o resto da casa. Se calhar se tivesse menos vãos, o que poupava em caixilharia já pagava a garagem.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Os "já agoras" é que estouram com um orçamento. Se eu começo nessa onda, rapidamente chego aos 200k€ :/


    Colocado por: pauloagsantos

    concordo, mas assim a olho a sala tem 12 metros de vãos. se o pe2002 pondera construir a garagem depois, é porque o dinheiro nao deve dar para tudo. Será sensato gastar tanto dinheiro em vãos numa única divisão.

    reparei tb que nos quartos, as camas estão encostadas aos vãos? será mesmo assim, os quartos não vºao levar uma janela sacada?

    As janelas dos quartos não dão para o exterior. São pequeninas.


    Colocado por: Anonimo09092021Eu acho que não faz sentido tirar espaço à suite com aquele corredor de entrada. Basta chegar todo o volume roupeiro/WC para onde está agora o quarto que se ganham logo 2/3m2 de espaço útil. Se tiver filhos, e se já usou um berço ou Next to me no quarto, verá que faz falta esse espaço. Os outros dois quartos têm espaço suficiente, na minha opinião. Gosto muito da sala assim mas a relação com a cozinha está terrível, na minha opinião.
    Concordam com este comentário:NTORION,Capuchinha

    Nos quartos, não percebi como é que ia ganhar 2 a 3 m2. Pode explicar melhor?
    Na cozinha, vou pedir ao arquitecto para trocar o sitio de jantar pelo sitio de estar para estar mais próximo com a cozinha e também que me arranje maneira de poder comer refeições rápidas na própria cozinha

    Colocado por: Anonimo09092021
      Fórum da casa2.jpg

    Esse tipo de esquema foi-nos proposto anteriormente e não aprovamos porque a garagem não é para fazer inicialmente por uma questão de custos €€. Será sempre necessário arruma-la para um canto de forma a não comprometer o projecto.

    Estava aqui a fazer as contas por alto e em caixilharia tenho 60m2 :/
    A quanto posso contar +/- o m2?
    • Leao91
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 56

    Indo para material bonzinho, diria que tem aí entre 15 a 20k em caixilharia.

    Depois se tem o orçamento limitado e levar estores, é mais caixa de estores, é mais estores. Tudo pesa.

    Eu na minha posso não ter uma quantidade de luz natural enorme, mas tenho o que penso ser o aceitável. E "só" irei gastar 7500€ já com iva e um material muito bonzinho. Sosoares ST com 6+cx16+44.1 e com guardian sun.
    Estamos a falar de +/- 27m2 de caixilharia.
    Concordam com este comentário: MrVetable
  11.  # 57

    Ca pelo forum falava-se em 300€m2 para caixilharia + vidro, nao sei se se mantém vidto que tudo tem aumentado :S
  12.  # 58

    Colocado por: DR1982Ca pelo forum falava-se em 300€m2 para caixilharia + vidro, nao sei se se mantém vidto que tudo tem aumentado :S

    Bate mais ou menos certo com a minha moradia, consegui prai a 280€m2. Mas também não tenho vãos muito grandes.
  13.  # 59

    Se levar estores (persianas) diria que tem por volta dos 25k em janelas e a ter orçamentos muito, muito bons.
    Se for por conta do empreiteiro conte mais para os 30k.
  14.  # 60

    Uma vez que se fala em caixilharia e vidro..

    Qual seria mais ou menos o custo para uma brincadeira destas:
      2e571c8eb6662dc3fa3992bcc068af0a.jpg
 
0.0277 seg. NEW