Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Capaz nao ser dos vidros ou das janelas e sim das cortinas.

    Sera possivel deixar uma das cortinas abertas durante uma noite e verificar se continua a ter o problema?

    Antonio


    Colocado por: ERvOlá Yepyap,

    Desde já obrigada pela resposta rápida. Ainda bem que o seu problema ficou resolvido.
    A minha condensação acontece por outros motivos (casa construída à 10 anos) mas não conseguimos descobrir qual.
    Tenho sistema de capoto de qualidade, janelas em PVC e vidro duplo com argon na câmara de ar. Arejo a casa sempre que o tempo permite e uso sempre os extratores de vapor (exaustor e extrator do duche).
    Estou a pensar que possa ser dos vidros mas supostamente são de qualidade. Após analisar se se justificar tenciono meter vidro triplo ou colocar algum estor ou algo do gênero por fora. Está contente com as suas lâminas? Funcionam termicamente?
      IMG_20201224_103638.jpg
    • zed
    • 8 janeiro 2021

     # 62

    Tem aí pingas de condensação até na régua que está no fim do estore. A que temperatura está isso, consegue encostar um termómetro daqueles para assar carne ou um por infravermelhos?


    Tem também de medir a humidade relativa no interior da divisão.
    • alam_
    • 8 janeiro 2021 editado

     # 63



    Alam_ a minha casa está muitas vezes bem acima dessa temperatura não sei é a percentagem de humidade. Mas se a casa tem bom isolamento, penso eu, e tenho cuidados em ventilar e usar os extratores como tem % elevada de humidade para haver condensação?


    Pode ter temperaturas acima, mas se tiver a humidade alta e o vidro mais frio que o resto da casa origina essa condensação..quando fecho os estores, fico com temperatura do vidro +- idêntica á das paredes..quando ficam abertos o vidro fica muito mais frio e como a humidade vai para os locais mais frios, pode ganhar condensação..acho que é assim. Compre um medidor de humidade e temperatura infravermelho, tente colocar os valores +- 55% de humidade pela casa e verifique a temperatura do vidro.. solução acho que seria colocar estores ou outro sistema que protegesse a janela do frio..e é normal verificar-se esta condensação pela primeira vez em muitas casas, pois há muitos anos não tínhamos estas temperaturas..
    • SS1128
    • 9 janeiro 2021 editado

     # 64

    Também tenho alguma condensação na janela do quarto de manhã nós dias mais frios. Tenho 18/19°C no interior, mas como o espaço é pequeno durante a noite a humidade no sensor chega a 85% e acaba por condensar no vidro em baixo..nada como nessa imagem, mas não tenho como baixar a humidade, mesmo com a porta aberta sobe sempre..e a VMC nestes dias dias gelados só trabalha durante o dia.
  2.  # 65

    Não procurem milagres contra o vapor de água, ou o condensam em superfícies frias controladas ou com agentes físico químicos ou então ele vai condensar nos pontos mais frios da casa.
    Já me rendi à evidencia que à noite antes de dormir tenho que ligar o desumidificador se não quero mais de 75% de HR.
    Concordam com este comentário: SS1128, NBA
  3.  # 66

    Já tem a justificação do que se passa na sua casa.
  4.  # 67

    Colocado por: riscosSe esses vidros fossem suficientemente bons, ao haver escorrimentos aconteciam na face exterior do vidro

    E isso acontece mesmo? Não há sítios mais frios no exterior para se dar o ponto de orvalho?
  5.  # 68

    Colocado por: rjmpiresNão procurem milagres contra o vapor de água, ou o condensam em superfícies frias controladas ou com agentes físico químicos ou então ele vai condensar nos pontos mais frios da casa.
    Já me rendi à evidencia que à noite antes de dormir tenho que ligar o desumidificador se não quero mais de 75% de HR.
    Concordam com este comentário:SS1128


    Concordo, só não tenho é um desumidificador para usar no quarto..tenho 3, mas são grandes demais e barulhentos demais para ter no quarto..

    Ainda andei a ver aqueles sem compressor, mas são muito caros..

    Ainda agora fui ver, tenho 1,8°C lá fora, 19,5 dentro e na sala 48,8% de humidade (junto á porta, onde está o sensor da Xiaomi), com os vidros limpinhos. No quarto tenho hoje, com a porta aberta, 88% e claro, condensação no vidro.
      IMG_20210109_073113.jpg
    • alam_
    • 9 janeiro 2021 editado

     # 69

    SS1128 - O quarto é sempre mais complicado controlar a humidade durante a noite porque o nosso corpo está sempre a libertar vapor de água e não queremos barulho.
    Experimente a colocar perto da janela um desumidificador daqueles que são de pastilhas para ver se ajuda..há pessoas que dizem que ajuda mas claro que não tem o poder de um elétrico..
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Tintas-e-drogaria/Isolamento-e-impermeabilizacao/Absorve-humidades/WPR_REF_81989140

    Hoje quando acordei estava 2 graus e tinha só um pouco de condensação no alumínio da cozinha porque é de correr trirail e está virado a Nordeste que é de onde tem vindo o frio nestes dias..Pela foto dá para perceber que está a entrar frio naquela zona de batente.. se não tivesse estores de certeza que estava a pingar..
      CA98FC70-E133-42BA-A608-3EFECABF3A80.jpeg
  6.  # 70

    alam nessa foto esse caixilho é de que marca e série?
    • NBA
    • 9 janeiro 2021

     # 71

    Para quem tiver um tempinho e perceber inglês (sem legendas) veja este vídeo sobre as Condensações e depois vejam como é quase impossível não ter condensações em casa. Podemos é ter hábitos diários de forma a de diminuir. Não há milagres.
    https://www.youtube.com/watch?v=TIDb-pdOnXM
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 72

    Colocado por: NBAPara quem tiver um tempinho e perceber inglês (sem legendas) veja este vídeo sobre as Condensações e depois vejam como é quase impossível não ter condensações em casa. Podemos é ter hábitos diários de forma a de diminuir. Não há milagres.
    https://www.youtube.com/watch?v=TIDb-pdOnXM
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Ainda por cima agora com as pessoas a passar mais tempo em casa que o normal, pelo que vejo nos sensores que tenho espalhados pela casa, somos umas autênticas máquinas de vapor 😛
    Concordam com este comentário: NBA
  8.  # 73

    Colocado por: marco1alam nessa foto esse caixilho é de que marca e série?


    Só tenho a informação que está na foto. Tem as ferragens da marca "Roto" e fechadura exterior. penso que sejam de qualidade média. O que gosto é a facilidade de deslizamento na abertura.
      IMG_9663.jpg
      Screenshot_4.jpg
  9.  # 74

    isso parece da anicolor série CT e tem corte termico
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Nabais
  10.  # 75

    ainda assim é "muita água" ai no caixilho, realmente isto é uma ciência conseguir localizar com rigor as causas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Nabais
    • alam_
    • 9 janeiro 2021 editado

     # 76

    Janelas de correr destas normais, deixam sempre entrar algum frio, nem que seja uma coisa mínima, o que origina depois condensação. Na foto que coloquei hoje de manhã nota-se que é na junção das 2 que deve ter uma fuga mínima que faz aparecer só naquela zona.. há um tipo de janelas de correr mais caras que não sei o nome técnico que quando abrimos levanta e ao fechar fica totalmente estanque..também as vi quando construí mas achei que a diferença de preço não justificava..
    Como não tenho ventilação mecânica , nos dias que não está a chover, e a humidade em casa está acima dos 70% abro todas as janelas em oscilobatente, ligo o exaustor de teto da cozinha que é muito potente e trabalha durante 1-2 minutos. Renova o ar, fico com valores mais baixos de humidade e a temperatura dentro de casa não baixa praticamente nada..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    • ERv
    • 11 janeiro 2021 editado

     # 77

    Boa noite,

    Realmente isto da humidade do ar nas casas tem muito que se lhe diga.
    Antonio e Zed não tinha analisado a questão da humidade tendo em conta as telas blackout. Será que são elas que retêm a humidade e depois por estarem junto às janelas os vidros sofrem com isso? As telas estão muito danificadas e vao ser substituídas por telas blackout mas térmicas. Fui enganada na qualidade das mesmas.
    Vou tb tentar medir a humidade do ar para ter noção e assim tentar reduzi-la. Eu considero a minha casa bem isolada, consigo ter 18 graus nesta altura sem ligar o aquecimento (ar condicionado). Arejar a casa, desumidificar e ventilar são medidas que devemos ter, certo, mas estas medidas arrefecem as casas... Será que nas casas bem isoladas e com boa temperatura a humidade criada no interior faz estes estragos? O que é certo é que nestes dois dias arejei a casa e os vidros têm estado secos.
    Como reduzir a humidade do Interior sem arrefecer a casa? E nos dias de chuva?
  11.  # 78

    Cada casa tem o seu comportamento. Comece por medir a humidade em todas as divisões para verificar onde é mais alta e onde tem de arejar mais. Eu costumo abrir todas as janelas por volta das 11horas, por cerca de 15 minutos. Se tiver vento, basta 5 minutos. Em dias de chuva não abro porque a humidade exterior ronda os 100%, vou só controlando a humidade e caso passe dos 70% ligo os Acs em modo desumidificador até baixar para os valores normais. Se tem a casa a 18 graus, abrir as janelas cerca de 15 minutos, não vai baixar muito a temperatura. (vai baixar no momento que tem as janelas abertas, mas após fechar, a temperatura começa a subir para perto do que estava, inercia).
  12.  # 79

    Colocado por: ERvOlá Yepyap,

    Desde já obrigada pela resposta rápida. Ainda bem que o seu problema ficou resolvido.
    A minha condensação acontece por outros motivos (casa construída à 10 anos) mas não conseguimos descobrir qual.
    Tenho sistema de capoto de qualidade, janelas em PVC e vidro duplo com argon na câmara de ar. Arejo a casa sempre que o tempo permite e uso sempre os extratores de vapor (exaustor e extrator do duche).
    Estou a pensar que possa ser dos vidros mas supostamente são de qualidade. Após analisar se se justificar tenciono meter vidro triplo ou colocar algum estor ou algo do gênero por fora. Está contente com as suas lâminas? Funcionam termicamente?
      IMG_20201224_103638.jpg


    Viva,

    Realmente o seu problema parece complicado. Os comentários aqui deixados pelos outros users certamente oferecem melhor conhecimento técnico, de qq modo vou-lhe descrever a minha moradia, pode ser que surja alguma ideia.
    Os meus vidros são duplos (6mm Guardian Sun 4S + 18mm caixa de ar + 4.4.1 laminado) e alumínio com corte térmico (acho que de uma gama média).
    Cuidados que tenho: nas zonas húmidas (wc + lavandaria) tenho extratores de ar que ligam em determinadas horas do dia (no total cerca de 1h cada um). São ao todo 5 extratores sendo que 2 deles mesmo desligados estão sempre abertos (nos 2 únicos compartimentos que não levam com sol). Na lavandaria tenho também uma entrada de ar sempre aberta com cerca de 20cm de diâmetro (com uma grelha de fluxo reduzido na parte de fora), a roupa seca rapidamente e nunca tive qq condensação neste compartimento.
    Quanto às brisas solares não sei o impacto que teria deixar abertas durante a noite, mas vou experimentar. Nas janelas que não tenho proteção exterior não tenho qq tipo de condensação.
    Tenho a casa a uma temperatura constante de 22º, mesmo quando a temp exterior anda na volta dos 0º não existe qq tipo de condensação, nem no interior nem exterior do vidro.
    Volto a referir que nos quartos não acredito que hajam milagres, de manhã têm sempre um pco (cerca de 2cm junto ao perfil de baixo da janela).

    Na minha opinião, arejamento dos espaços será sempre essencial, seja por abertura de janelas, VMC ou extratores dos wcs/lavandaria (VMC dos pobres :) ) - sendo que a minha "versão" tem a vantagem de não ter que lidar com filtros, ainda mais nesta fase que tanto se debatem virus e bactérias.

    A sua casa sempre teve esse comportamento? Aumentou o numero de pessoas ou alterou o sistema de climatização nos últimos tempos?
    • ERv
    • 11 janeiro 2021

     # 80

    Olá Yepyap,

    Mesmo com este frio tenho arejado um bocadinho a casa diariamente e a condensação tem melhorado muito mesmo quase não tenho. Aparece um pouco só junto às borrachas dos vidros, nas laterais e em baixo. Será por aí a questão, será que a vedação por aí poderia estar melhor? Ou passará mesmo por arejar devido á casa ser bem isolada e ser necessário renovar o ar?
    Também tenho de avaliar se pior ou não quando ligo o aquecimento (AC) mas acho que não.
    As telas blackout vão ser substituídas mas tenho dúvidas se em algumas janelas (as mais críticas) não seria melhor aplicar lâminas do gênero das suas daí eu ter perguntado se termicamente funcionam. A minha casa teve sempre este comportamento, umas vezes mais outras menos. A foto que enviei foi o pico de condensação que me aconteceu, daí a minha preocupação.
 
0.0324 seg. NEW