Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    comprei recentemente um apartamento t3 num 1º andar (Não tenho vizinhos por cima) e reparo que existe falta de isolamento pois no verão notei que a casa era quente e agora no inverno denoto o frio. No condomínio disseram-me que o apartamento não tem telhas, mas sim umas placas metálicas (não sei bem do que se trata).
    Como podem verificar pela imagem, o meu apartamento só possui exposição do exterior na zona norte e sul, pois nas laterais tenho 2 apartamentos colados.
    De manhã bate sol na zona das salas o que aquece 1 bocado (mas nada de especial).
    O que posso fazer para ajudar? Vou usar a lareira para ajudar agora no Inverno, mas queria arranjar uma solução para isolar a casa e tentar ajudar no aquecimento sem gastar dinheiro todos os meses em aquecedores e outros.
    Já pensei em colocar Ar condicionado, mas como é um apartamento não posso fazer grandes alterações. Pensei que a solução seria colocar na varanda escondido o ar condicionado exterior e depois passar os tubos para as divisões internas (mas não queria fazer grandes buracos, sei que é praticamente impossível acontecer sem ter de os fazer).
    A outra solução seria colocar teto falso e forrar as paredes com lã. Mas seria necessário forrar nas laterais ou só as paredes que estão viradas para o exterior chegavam?
    Obrigado pela ajuda :)
      Captura de ecrã 2019-11-18, às 11.09.36.png
  2.  # 2

    Bom dia novamente. Alguém me consegue ajudar?
    Cumprimentos.
  3.  # 3

    que diz o certificado energético nas medidas de melhoria da casa que comprou?
  4.  # 4

    "Substituição do equipamento atual e/ou instalação de sistema de ar condicionado (bomba de calor) split, multisplit, ou VRF com elevada classe energética para climatização".
    Para passar de Class D para C.

    Nunca tinha reparado bem neste documento.
    Também fala do isolamento interior das paredes da casa e cobertura interna. Que deveria sofrer alterações.
  5.  # 5

    Será que alguém me pode ajudar a perceber se com uma unidade externa na varanda, eu consigo colocar ar condicionado nos 2 quartos, sala e escritório?
  6.  # 6

    claro que sim.

    Colocado por: mariofontesajudar a perceber se com uma unidade externa na varanda, eu consigo colocar ar condicionado nos 2 quartos, sala e escritório?
  7.  # 7

    Colocado por: ****Não gaste dinheiro por gastar , deveria isolar as paredes, tecto, trocar janelas, e um sistema de climatização .


    A ideia não era deitar dinheiro ao lixo.
    Isolar no exterior não posso pois é um apartamento e não posso fazer alterações.
    Em relação ao interior, a minha esposa não queria grandes alterações nas paredes pois perde espaço.
    Mas já agora.. o isolamento nas paredes deveria ser feito em todas as paredes ou só nas paredes das fachadas?
    •  
      Mk Pt
    • 21 novembro 2019 editado

     # 8

    Colocado por: mariofontesA outra solução seria colocar teto falso e forrar as paredes com lã. Mas seria necessário forrar nas laterais ou só as paredes que estão viradas para o exterior chegavam?
    Obrigado pela ajuda :)
      Captura de ecrã 2019-11-18, às 11.09.36.png


    Se os apartamentos do lado forem habitados não há grande necessidade. Neste caso o realmente importante é o tecto e paredes exteriores.

    O ar quente sobe, isolar o tecto é ainda mais importante do que as paredes exteriores.
    Se meter 5/6cm de isolamento nas paredes exteriores, coloque pelo menos 8/10cm de isolamento no tecto.
    Coloque como isolamento lã de rocha dentro do gesso cartonado/'pladur', com papel kraft (virado para o lado de dentro/espaço aquecido). O ideal é 10cm no tecto e uns 6cm nas paredes.

    Depois há a caixilharia, se é sem ruptura termica e vidro simples, se já é melhor - ruptura térmica e vidro duplo decente.
    Os vidros/caixilharia são o elo mais fraco do isolamento térmico.

    Se já tiver caixilharia decente o isolamento do tecto e paredes exteriores irão fazer-se notar bem.
    Paredes laterais para os vizinhos só mais se não estiverem habitadas e mesmo que não estejam deve ser a ultima preocupação.


    Tem estores? Se sim, a caixa de estores abre para o interior e está minimamente isolada?
    Se abrir para o interior e não tiver isolamento, aqui: http://www.isoenergy.com.pt/
    Tem uma solução que pode ajudar um bom bocado.
  8.  # 9

    Colocado por: Mk Pt

    Se os apartamentos do lado forem habitados não há grande necessidade. Neste caso o realmente importante é o tecto e paredes exteriores.

    O ar quente sobe, isolar o tecto é ainda mais importante do que as paredes exteriores.
    Se meter 5/6cm de isolamento nas paredes exteriores, coloque pelo menos 8/10cm de isolamento no tecto.
    Coloque como isolamento lã de rocha dentro do gesso cartonado/'pladur', com papel kraft (virado para o lado de dentro/espaço aquecido). O ideal é 10cm no tecto e uns 6cm nas paredes.

    Depois há a caixilharia, se é sem ruptura termica e vidro simples, se já é melhor - ruptura térmica e vidro duplo decente.
    Os vidros/caixilharia são o elo mais fraco do isolamento térmico.

    Se já tiver caixilharia decente o isolamento do tecto e paredes exteriores irão fazer-se notar bem.
    Paredes laterais para os vizinhos só mais se não estiverem habitadas e mesmo que não estejam deve ser a ultima preocupação.


    Tem estores? Se sim, a caixa de estores abre para o interior e está minimamente isolada?
    Se abrir para o interior e não tiver isolamento, aqui:http://www.isoenergy.com.pt/
    Tem uma solução que pode ajudar um bom bocado.


    Obrigado pelas dicas.
    No exterior como disse não posso mesmo mexer.
    A solução seria então colocar teto falso com 8/10 cm de isolamento e colocar parede dupla interna nas paredes das fachadas.
    Eu gostaria de colocar vidros duplos, mas o condomínio não deixa colocar vidros duplos na fachada (todas as casas têm de ter o mesmo aspeto na fachada).
    Os estores abrem para o exterior, e por acaso não sei como está o isolamento. Tenho de verificar.
    E piso flutuante, vale a pena?
    • SMBS
    • 21 novembro 2019 editado

     # 10

    Se os estores têm acesso pelo exterior basta isolar as paredes da fachada (por dentro) incluindo a zona da caixa de estores.

    Trocar janelas é permitido desde que se mantenha a cor e aspecto geral
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariofontes
 
0.0154 seg. NEW