Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    O prédio onde moro tem cerca de 20 anos e desde que o prédio foi pintado (cerca de 3 anos - usaram membrana) que tenho condensação na esquina que está virada a norte (essa divisão também é 2 a 3 graus mais fria que o resto do apartamento)
    Passado um ano pintamos o apartamento usando um aditivo para ver se melhorava, mas apesar que não criar bolor fica molhado na mesma e a tinta está já a estalar.
    As janelas são em PVC e tb recentes (+-4 Anos). Têm um sistema de micro ventilação, para alem de arejarmos várias vezes as divisões... a condensação só aparece mesmo durante a noite quando a temperatura desce muito

    Tenho andado a avaliar opções não só para acabar com a condensação mas também para não perder o calor tão rápido e o que me faria em principio mais sentido era forrar as duas paredes (que dão para fora) com placas de XPS ou similares directamente na parede.
    A dúvidas que tenho são:
    1. ao forrar as paredes não existe risco de apodrecer na mesma entre a parede e placa XPS?
    2. Visto que as 2 paredes em causa têm sancas, rodapés (à antiga que provavelmente só sai partindo :)) e também na outra ponta um roupeiro com moldura, colocar placas muito grossas seria um problema. Vi que no estrangeiro há quem use placas destas ( http://depron-daemmplatte.de/en/unsere-produkte/) mas 3 a 6mm não se pode esperar um grande isolamento digo eu... mas por outro lado talvez seja o suficiente para fazer uma boa barreira térmica e reduzir as perdas de calor. Qual a vosso opinião?.. e já agora conhecem alguma alternativa vendida em Portugal similar ao Depron?

    Muito Obrigado
  2.  # 2

    Veja as soluções em gesso cartonado com EPS aderido no tardoz, tipo Polyplac da KNAUF. É colado directamente no suporte com adesivo próprio (pode ser utilizado cimento cola que se usa nos sistemas ETICS). Posteriormente refaz as sancas e migra os rodapés para a frente. Quanto a "apodrecer" no suporte, por trás das placas, só acontecerá se tiver uma infiltração vinda do exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dpjrodrigues
  3.  # 3

    Colocado por: Vítor MagalhãesVeja as soluções em gesso cartonado com EPS aderido no tardoz, tipo Polyplac da KNAUF. É colado directamente no suporte com adesivo próprio (pode ser utilizado cimento cola que se usa nos sistemas ETICS). Posteriormente refaz as sancas e migra os rodapés para a frente. Quanto a "apodrecer" no suporte, por trás das placas, só acontecerá se tiver uma infiltração vinda do exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dpjrodrigues


    Obrigado. A sanca será o menos.. rodapé é mais chato. Aqui no prédio já me disseram que aquilo foi tão "bem" colado que a madeira se parte toda. O outro problema é a moldura do roupeiro que fica na outra ponta (imagem em anexo)... não ia ficar nada bonito e não sei se teria aprovação hehe.
      20191120_222637.jpg
  4.  # 4

    O roupeiro pode encurtar o bit ou encurtar a porta na lateral.
  5.  # 5

    Obrigado Vitor.
    Eventualmente como são de correr podia tentar deslocar o bit e a porta fica um pouca por de traz... mas pronto o ideal era mesmo evitar tanta alteração :)

    Tenho ali uns restos de xps de 2mm usado para chão flutuante... acho que vou forrar a parte mais critica so para testar se faz alguma diferença... mas mesmo que faça ainda não encontrei cá em portugal placas xps para parede e prontas a pintar tipo o Depron isolante que referi no primeiro post.
  6.  # 6

    Colocado por: dpjrodriguesTenho ali uns restos de xps de 2mm usado para chão flutuante... acho que vou forrar a parte mais critica so para testar se faz alguma diferença

    Isso é igual a zero, quando muito poderia funcionar como um ligeiro atenuar acústico de ruídos de impacto, mas 2 mm não é nada mesmo.



    Colocado por: dpjrodriguesainda não encontrei cá em portugal placas xps para parede e prontas a pintar tipo o Depron isolante que referi no primeiro post.

    Quando muito pode ser aplicado o xps colado directamente à parede e barramento armado por cima, uma invenção tipo o sistema ETICS, mas pelo interior.
    Concordam com este comentário: dpjrodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dpjrodrigues
 
0.0079 seg. NEW