Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No projeto de aguas pluviais tenho areas de 130m2 com apenas um tubo de queda de 75...
    O eng diz que chega perfeitamente, mas eu acho que nao, uma vez que o tubo vai levar ralo/pinha e nunca conseguirá escoar a agua em toda a sua secção.
    Uma vez que a moradia se situa no Minho (um grande penico), será que ele tem ou nao razão?
  2.  # 2

    Tem...se fez as contas certas.
    No entanto é sempre aconselhável ter um ou mais tubos ladrão. Caso haja problema no tubo de queda, fica sempre mais descansado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasTem...se fez as contas certas.


    Ora ... resposta sábia... "Se fez as contas certas"... mas eu penso que se baseou num preenchimento total do tubo, o que na realidade não acontece num sistema de quedas de águas pluviais "normal", ao contrário de um sistema sifonado!
  4.  # 4

    O calculo do diâmetro do tubo de queda não depende exclusivamente da área da cobertura e zona climática. Depende também da inclinação e geometria da caleira que serve. Parece-me que o dimensionamento estará enquadrado com a legislação aplicável.
    Contudo como já foi referido é boa prática prever tubos ladrão e ralos pinha.
    Ainda assim, pode sempre aumentar o diâmetro se pretender.

    Apesar do traçado e calculo da rede ser da responsabilidade do eng., este deverá ser coordenado com o dono de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
  5.  # 5

    Colocado por: UrpendiumDepende também da inclinação e geometria da caleira que serve


    É cobertura plana.
  6.  # 6

    Então?!? Tanto eng. por aquj e ninguém me faz os cálculos?
    Pelo que vi na MD o calculo foi feito admitindo o uso total do diâmetro do tubo, ora não é preciso ser um genio para saber que o tubo Nunca irá levar a totalidade da secção cheia...se levar 1/2 já seria muito bom..
  7.  # 7

    Colocado por: jfsmoreiraEntão?!? Tanto eng. por aquj e ninguém me faz os cálculos?


    Não quer um cafezinho a acompanhar?
    Se tem dúvidas meta um tubo maior... E mais uns quantos... E está feito.
  8.  # 8

    Colocado por: N Miguel OliveiraSe tem dúvidas meta um tubo maior... E mais uns quantos... E está feito.


    Que resposta fantástica... e se tiver dúvidas no projeto de estabilidade? Meto mais uns ferritos e mais uns pilarzitos?
    •  
      aacc
    • 23 novembro 2019

     # 9

    com uma cobertura dessas, acho que merecia um sisteme sifónico (sifonado é outra coisa)
    • SrR
    • 23 novembro 2019

     # 10

    Colocado por: aacccom uma cobertura dessas, acho que merecia um sisteme sifónico (sifonado é outra coisa)
    entao porquê?
  9.  # 11

    O sistema sifonico ou sifonado precisa que o tubo de descarga esteja na horizontal, correto?
    Se assim é, teria de colocar esse tubo no teto falso, e se assim for, Dispenso
    •  
      aacc
    • 23 novembro 2019

     # 12

    Colocado por: jfsmoreiraO sistema sifonico ou sifonado precisa que o tubo de descarga esteja na horizontal, correto?


    errado
  10.  # 13

    Então como é que ele garante a "succao em tubo cheio"?
    •  
      aacc
    • 23 novembro 2019

     # 14

    a função "tubo cheio" funciona na horizontal e na VERTICAL
  11.  # 15

    Na Geberit referem:
    "Geberit Pluvia pipelines are laid horizontall..."
    •  
      aacc
    • 23 novembro 2019

     # 16

    se duvida, teste
  12.  # 17

    Colocado por: aaccse duvida, teste


    Qual é a sua experiência com este tipo de material?
    •  
      aacc
    • 23 novembro 2019

     # 18

    é alguma
  13.  # 19

    Colocado por: jfsmoreiraQue resposta fantástica... e se tiver dúvidas no projeto de estabilidade? Meto mais uns ferritos e mais uns pilarzitos?


    Olá, bem, ou não percebeu, ou fez de conta...

    Óbvio que deve é ver com os seus projectistas, aos quais pagou ou pagará.

    Cada paraquedista...
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Urpendium
  14.  # 20

    Além da sua questão, há questões preliminares importantes.

    Como já havia sido referido pelo Sr Arq Pedro Barradas, é importante a utilização de tubos ladrao, sobre a peça de escoamento


    Tão importante que impermeabilizar é garantir um escoamento rápido.

    Garanta que tem no mínimo os 2% de pendente, se puder ter mais melhor.

    Embora os arquitectos (alguns arquitontos) não gostarem do escoamento nas fachadas, o facto de ter apenas um ponto de escoamento não é o ideal pois obriga a fazer apenas uma água, concentrando todo o escoamento num sentido. No mínimo deverá ter dois.

    Procure usar peças de escoamento já com tela incorporada (no mercado existe tanto em pvc como em tela betuminosa).

    Qual o sistema que vai utilizar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira
 
0.0203 seg. NEW