Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Podem me ajudar sff?

    Não consegui chegar ao detalhe da prestação, apenas encontro simuladores que me dão o valor final e não o detalhe.

    Queria saber se me compensa amortizar antecipadamente e ver o impacto nos próximos 10 anos (altura em que acho que vou trocar de casa).

    Obrigado.
  2.  # 2

    Da minha opinião se pensa em vender a casa não amortize, porque depois na futura venda esse dinheiro que amortiza será dado como mais valia!
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, danielbarge, Snuffles
  3.  # 3

    Colocado por: Dav82Da minha opinião se pensa em vender a casa não amortize, porque depois na futura venda esse dinheiro que amortiza será dado como mais valia!
    Concordam com este comentário:pauloagsantos


    Tem a certeza que o cálculo é assim?
    Tenho ideia que a mais ou menos valia é apurada tendo em conta os valores de escritura e não os valores em dívida à entidade que lhe emprestou dinheiro.
    Senão como é que ficam aqueles que pagam um boa dose a pronto ou que um privado lhe empresta dinheiro.
  4.  # 4

    Ainda não decidi se irei ou não vender, para isso gostaria de ter a Fórmula de como é calculado a prestação (Capital + juro).

    As mais valias está relacionado com o valor da compra(escrituras etc) vs Venda, julgo ser independente da amortização ou não.
    Concordam com este comentário: sognim
  5.  # 5

    Colocado por: Dav82Da minha opinião se pensa em vender a casa não amortize, porque depois na futura venda esse dinheiro que amortiza será dado como mais valia!
    Concordam com este comentário:pauloagsantos,danielbarge,Snuffles


    É verdade sim sr. Infelizmente tive a mesma situação! No ano passado vendi o meu apartamento para construir moradia e este ano no IRS fiquei a saber que tudo o que amortizei mensalmente quer extraordinário conta para mais valia... Não devia mas o estado funciona assim...sempre a lixar o zé povinho.

    Cumprimentos,
  6.  # 6

    Junte o dinheiro que ia gastar (adicionar à prestação)como poupança.

    Se é Habitação própria permanente e vai comprar outra Habitação própria permanente, há isenção de pagamento de mais valias: desde que todo o dinheiro proveniente da venda(subtraíndo o valor em dívida e a pagar ao banco) seja aplicado na compra da nova casa.
  7.  # 7

    Colocado por: Snuffles

    É verdade sim sr. Infelizmente tive a mesma situação! No ano passado vendi o meu apartamento para construir moradia e este ano no IRS fiquei a saber que tudo o que amortizei mensalmente quer extraordinário conta para mais valia... Não devia mas o estado funciona assim...sempre a lixar o zé povinho.

    Cumprimentos,


    A mais valia é o diferencial entre compra e venda, segundo sei, não entra aqui amortizações.

    Se por outro lado se quiser isentar de pagamento imposto sobre mais valias, terá de reinvestir o diferencial entre o valor da venda e o valor devido ao banco, aqui já entram as amortizações que são dadas como mais valias.
    Concordam com este comentário: Mduvidas
    • Dav82
    • 21 novembro 2019 editado

     # 8

    Colocado por: jjooll

    Tem a certeza que o cálculo é assim?
    Tenho ideia que a mais ou menos valia é apurada tendo em conta os valores de escritura e não os valores em dívida à entidade que lhe emprestou dinheiro.
    Senão como é que ficam aqueles que pagam um boa dose a pronto ou que um privado lhe empresta dinheiro.


    Sim tenho a certeza, em caso de capitais próprios a mais valia é a diferença da compra e da venda, no caso de haver empréstimo bancário a mais valia é a diferença entre o capital em divida ao banco e o valor da venda!
  8.  # 9

    Colocado por: Dav82mais valia é a diferença entre o capital em divida ao banco e o valor da venda!

    Um tipo compra uma casa por 100mil e pede emprestado ao banco 50mil.
    De imediato, vende por 120mil e tem uma mais valia de 70mil...!!!
    Acredita mesmo nisto?
  9.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Um tipo compra uma casa por 100mil e pede emprestado ao banco 50mil.
    De imediato, vende por 120mil e tem uma mais valia de 70mil...!!!
    Acredita mesmo nisto?

    Neste caso a mais valia é 20k
    • jjooll
    • 21 novembro 2019 editado

     # 11

    Colocado por: Dav82

    Sim tenho a certeza, em caso de capitais próprios a mais valia é a diferença da compra e da venda, no caso de haver empréstimo bancário a mais valia é a diferença entre o capital em divida ao banco e o valor da venda!


    Agora fiquei mesmo com a pulga atrás da orelha. É que amortização antecipada faz parte dos meus planos.

    Então, se comprar uma casa por 80k, pedindo 50k ao banco, e passados 10anos amortizar a divida e passado 5 anos a vender por 100k, a mais valia é 100k? (Vamos ignorar os coeficientes de actualização monetários para efeitos de simplificação)

    E se a vender logo a seguir à ter comprado a mais valia é de 50k?

    É que não me faz nexo nenhum o cálculo da mais valia ter em conta o valor da divida ao banco. Nem encontro a fórmula que tenha isso em conta.
    Fosgasse, querem ver que ainda vou a garagem buscar o livro de fiscalidade...

    Atualização:
    Encontrei de facto uma exceção que se aplica a vendas entre 2015 e 2020 cuja compra tenha sido feita até final de 2014. E incide sobre hpp e no momento da venda não pode ser possuidor de outra propriedade.

    Neste caso a ideia é não sobrecarregar as famílias quando estas alienavam a casa e a quantia da venda servia essencialmente para liquidar a dívida ao banco.
  10.  # 12

    Colocado por: jjoollpedindo 50k ao banco, e passados 10anos amortizar a divida e passado 5 anos a vender por 100k, a mais valia é 100k?

    A mais valia é 20k
  11.  # 13

    Colocado por: Palhava
    A mais valia é 20k

    100-80=20
  12.  # 14

    Colocado por: Palhava
    100-80=20


    Se investir os 100 numa nova habitação própria permanente não paga impostos sobre 20/2=10k
  13.  # 15

    Tente simular aqui:


    https://www.doutorfinancas.pt/calculadora-de-mais-valias-imoveis/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  14.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Um tipo compra uma casa por 100mil e pede emprestado ao banco 50mil.
    De imediato, vende por 120mil e tem uma mais valia de 70mil...!!!
    Acredita mesmo nisto?



    a mais valia não são 70 mil mas o valor a reinvestir são mesmo 70 mil senão está sujeito a pagamento de mais valias!
  15.  # 17

    Colocado por: jjooll

    Agora fiquei mesmo com a pulga atrás da orelha. É que amortização antecipada faz parte dos meus planos.

    Então, se comprar uma casa por 80k, pedindo 50k ao banco, e passados 10anos amortizar a divida e passado 5 anos a vender por 100k, a mais valia é 100k? (Vamos ignorar os coeficientes de actualização monetários para efeitos de simplificação)

    E se a vender logo a seguir à ter comprado a mais valia é de 50k?

    É que não me faz nexo nenhum o cálculo da mais valia ter em conta o valor da divida ao banco. Nem encontro a fórmula que tenha isso em conta.
    Fosgasse, querem ver que ainda vou a garagem buscar o livro de fiscalidade...

    Atualização:
    Encontrei de facto uma exceção que se aplica a vendas entre 2015 e 2020 cuja compra tenha sido feita até final de 2014. E incide sobre hpp e no momento da venda não pode ser possuidor de outra propriedade.

    Neste caso a ideia é não sobrecarregar as famílias quando estas alienavam a casa e a quantia da venda servia essencialmente para liquidar a dívida ao banco.


    Passa mesmo por ai pois as finanças dizem que ao pedir crédito habitação você já beneficiou todos os anos em sede de irs, como já referi acima o valor a reinvestir é mesmo a diferença do valor entre a divida ao banco e o valor de venda, 100% garantido!
  16.  # 18

    Para os desinformados este artigo na parte final refere o crédito habitação:

    https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/irs---o-beneficio-do-reinvestimento-na-categoria-g
  17.  # 19

    Colocado por: Dav82Para os desinformados este artigo na parte final refere o crédito habitação:

    https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/irs---o-beneficio-do-reinvestimento-na-categoria-g


    Se, para aquisição da habitação agora vendida, se recorreu a empréstimo bancário ainda não totalmente amortizado à data da venda, ao valor de realização permite-se abater o valor entregue ao banco para amortizar tal empréstimo. O valor remanescente terá de ser utilizado nas operações sobre imóveis já referidas. Se apenas for reinvestido parte desse valor, então a exclusão da tributação da mais-valia será apenas parcial e na proporção do valor reinvestido.
  18.  # 20

    Se se reinvestir parcialmente num novo imóvel, as obras que possam vir a ser efectuadas neste contam para abater às mais valias? Falando sempre em hpp
 
0.0258 seg. NEW