Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Antes de mais muito parabéns pelo fórum, que esclarece muita gente.
    Eu vou fazer obras em casa e revolvi colocar aqui as dúvidas que me surjam pelo caminho, para que possa ter várias opiniões de pessoas dentro da área. Aqui fica a primeira questão:
    Tenciono alterar portas, colocar portas de correr e alargar vãos de passagem. A minha pergunta tem que ver com a colocação de alguma estrutura de suporte (lintel). É essencial a colocação de lintel em vãos de portas, janelas, passagem? É muito dispendioso? Qual seria a solução mais barata, mas funcional à mesma?
    Muito obrigada
  2.  # 2

    Boa tarde Maria10,
    O "lintel" pode limitar-se uma tirinha de cimento armado, isto é, um par de ferros de 8mm embebidos em cimento a toda a espessura da parede, com uns 3 a 4 cm de altura, e com o comprimento do vão + uns 5 a 10cm para cada lado.

    No fundo, este lintel apenas serve para assegurar que os (70cm ou 80cm de altura de) tijolos que estão por cima da verga da porta não descaem, provocando o aparecimento de fendas nas esquinas superiores da porta, e ficando a fazer peso sobre a aduela.

    Quanto a mim é mesmo necessário, é o suficiente, e o preço devia estar incluído no trabalho do pedreiro (assentamento de tijolo e/ou demolição do tijolo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria10
  3.  # 3

    Obrigada Luis K. W.
    Pelo que percebi, a solução que indicada seria das mais baratas e eficazes.
    Sabe me indicar valores dessas tiras de betão, isto é, se o trabalho não estiver incluído no trabalho de pedreiro, quanto é que será a diferença?
  4.  # 4

    está sempre, eles é que se podem fazer esquisitos. Todos os pedreiros que assentam alvenarias, sabem disso. Só no caso de ser um vão muito grande, que exija uma viga, é que teria de ser pago à parte

    Na prática, aquilo é meter uma tábua de madeira, e por cima, 5cm de argamassa com 2 ou 3 ferros de 6 ou 8mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria10
  5.  # 5

    Colocado por: Luis K. W.Boa tarde Maria10,
    O "lintel" pode limitar-se uma tirinha de cimento armado, isto é, um par de ferros de 8mm embebidos em cimento a toda a espessura da parede, com uns 3 a 4 cm de altura, e com o comprimento do vão + uns 5 a 10cm para cada lado.

    No fundo, este lintel apenas serve para assegurar que os (70cm ou 80cm de altura de) tijolos que estão por cima da verga da porta não descaem, provocando o aparecimento de fendas nas esquinas superiores da porta, e ficando a fazer peso sobre a aduela.

    Quanto a mim é mesmo necessário, é o suficiente, e o preço devia estar incluído no trabalho do pedreiro (assentamento de tijolo e/ou demolição do tijolo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maria10


    Colocado por: PauloCorreiaestá sempre, eles é que se podem fazer esquisitos. Todos os pedreiros que assentam alvenarias, sabem disso. Só no caso de ser um vão muito grande, que exija uma viga, é que teria de ser pago à parte

    Na prática, aquilo é meter uma tábua de madeira, e por cima, 5cm de argamassa com 2 ou 3 ferros de 6 ou 8mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maria10


    são soluções viáveis de entre um leque possível, isto no caso da construção possuir alvenaria de enchimento entre elementos estruturais. Se as paredes de alvenaria forem resistentes, a história é outra...

    assumindo que estamos perante a 1.ª situação-alvenaria de enchimento, no caso de alargamento de vãos ser significativo, aconselhava a abertura dos "roços" para aplicação dos ditos varões e argamassa em duas fases, e só depois de consolidados os elementos, se procederia à demolição da parte de parede em excesso.
  6.  # 6

    Obrigada pelos comentários.
    Tenho um empreiteiro que diz que não é preciso, e que sempre fez assim sem problemas....
    Argumenta que se for um vão grande se justifica, se não (no caso se ser só para uma porta normal) os tijolos ficam ligados com massa, o que considera suficiente ... :S
  7.  # 7

    Colocado por: Maria10(...)Tenho um empreiteiro que diz que não é preciso, e que sempre fez assim sem problemas....(...)


    lá por ter feito sempre assim, não quer dizer que faça bem!!!

    espero que td corra pelo melhor.
  8.  # 8

    Maria10

    Os meus parabéns pois o seu empreiteiro é daqueles que dignifica a classe.
    Empreiteiro que se preze nunca se esqueçe da máxima que caracteriza a classe.
    "não se preocupe sempre fiz assim e nunca houve problemas"
    • eu
    • 28 setembro 2009

     # 9

    Colocado por: zedasilva"não se preocupe sempre fiz assim e nunca houve problemas"


    Deve ser uma das frases mais ouvidas pelos donos de obra ;)
  9.  # 10

    E já agora, a partir de quantos metros (ou cm) de vão é que se deveria de praticar esta técnica?
    • eu
    • 28 setembro 2009

     # 11

    Colocado por: mafgodE já agora, a partir de quantos metros (ou cm) de vão é que se deveria de praticar esta técnica?


    Na minha opinião de leigo, esta técnica devia ser aplicada... sempre. À medida que os vãos aumentam, deve aumentar a quantidade de aço e a altura da argamassa.
 
0.0134 seg. NEW