Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, quero comprar a casa onde vivem os meus pais, eles estao de acordo en vender e minha unica irmã tambem esta de acordo com a venda, tendo eu depois de lhe dar o valor em dinheiro da parte dela claro.
    Gostaria de saber qual o procedimento administrativo a seguir para poder inicializar a compra, quem tenho de contactar etc etc......Obrigado.
    • size
    • 23 novembro 2019

     # 2

    Um Notário, para formalizar a escritura, de venda ou doação.
  2.  # 3

    obrigado pela resposta, mas sera uma venda ou doação? pode-me explicar a diferença? estou completamente perdida...
    • imo
    • 24 novembro 2019

     # 4

    Na venda terá que pagar os impostos habituais (IMT e IS), enquanto que no caso da doação só paga 0,8% (IS sobre o Valor Patrimonial Tributário).
    Esta última será à partida mais vantajosa
  3.  # 5

    Se você vai comprar a casa aos seus pais, porque é que tem que dar dinheiro à sua irmã?
  4.  # 6

    Colocado por: alienetendo eu depois de lhe dar o valor em dinheiro da parte dela


    Quando?
    Vai precisar de crédito?

    Colocado por: rjmsilvaSe você vai comprar a casa aos seus pais, porque é que tem que dar dinheiro à sua irmã?


    Isso são questões familiares. Implicitamente os Pais querem igualar os filhos na doação/herança.
    Fosse como fosse, mesmo sendo dos pais,numa venda a uma das filhas a lei exige que a outra dê permissão assinando,bem como o cônjuge.
  5.  # 7

    Ele disse que ia comprar e que a irmã autorizava. Só se for uma venda por um preço muito abaixo do real valor.
  6.  # 8

  7.  # 9

    Se comprar a preço de "mercado", vai pagar o quê?

    Só se comprar a um valor "simbólico" é que pode compensar depois a irmã.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  8.  # 10

    Mas assim mais vale fazer a doação. Mas atenção que valores dados a irmãos têm que ser declarados e pagam imposto de selo.
  9.  # 11

    Vai ser uma doação o que quer dizer que se a casa valer 80.000€ vou ter que dar 40.000 a minha irmã...penso que é o que está correto não é? Mas tenho que ficar com comprovativos da quantia que lhe dei para não ter problemas mais tarde...isto faz-se tb no notario?
    Outra questão, como não quero pedir crédito penso propor-lhe dar os 40.000 em 3 vezes, ela aceita mas como deverei fazer isso para que fique tudo correto?
  10.  # 12

    Palhava, sim vou precisar de credito para dar a parte a minha irmã.
    Que tipo de crédito será?
 
0.0138 seg. NEW